Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/11/2009 - 09:32

ABnote tem lucro líquido de R$ 63,9 milhões de janeiro a setembro, um crescimento de 3,9% no período

Receita líquida cresce 10,8% no acumulado do ano e atinge R$ 547,5 milhões. Divisão de Cartões foi responsável por 35,7% da receita no terceiro trimestre.

Rio de Janeiro - A ABnote S.A. (BM&F Bovespa: ABNB3), líder no fornecimento de soluções envolvendo cartões plásticos, sistemas de identificação e gestão de serviços gráficos nos mercados onde atua, registrou lucro líquido de R$ 63,9 milhões nos primeiros nove meses do ano, um aumento de 3,9% em relação ao mesmo período de 2008. A receita líquida da empresa somou R$ 547,5 milhões de janeiro a setembro de 2009, um crescimento de 10,8% na comparação com os mesmos meses do ano passado, impulsionada pelas operações da Interprint, que já opera em total sinergia com os negócios da Companhia.

"Esse resultado é fruto da combinação de aumento de receita com queda de despesa", afirma Carlos Affonso d´Albuquerque, diretor financeiro e de Relações com Investidores da ABnote. "Nos nove primeiros meses de 2009, registramos aumento de receita líquida em nossas três divisões: cartões, sistemas de identificação e serviços gráficos. Além disso, reduzimos em 1 ponto percentual as nossas despesas gerais, administrativas e com vendas no terceiro trimestre", destacou o executivo.

O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da ABnote alcançou seu maior resultado no ano de 2009 ao registrar R$ 40,8 milhões no terceiro trimestre, um crescimento de 7,1% em relação ao trimestre anterior. A margem EBITDA ficou em 22,0% no terceiro trimestre, praticamente estável em relação aos 22,3% registrados no mesmo período do ano passado. Em comparação com o segundo trimestre de 2009, a margem EBITDA do terceiro trimestre registrou crescimento de 0,9 ponto percentual.

A ABnote também registrou, no terceiro trimestre, uma geração de caixa recorde de R$ 56,7 milhões, resultado 68,2% acima dos R$ 33,7 milhões obtidos no mesmo período do ano passado e 23,5% maior que o alcançado no segundo trimestre de 2009.

Cartões - A divisão de cartões voltou a ser a operação que mais contribuiu com a receita liquida consolidada da Companhia, sendo responsável por 35,7% da receita no terceiro trimestre ao registrar R$ 66,4 milhões, um aumento de 6,1% em relação ao mesmo período de 2008. No acumulado do ano, a receita líquida da área de cartões somou R$ 183,4 milhões, um crescimento de 4,6% na comparação com os nove meses do ano passado.

"Esse crescimento da divisão de cartões tem sido impulsionado pelo avanço dos smart cards, combinado à maior eficiência operacional na produção de cartões telefônicos e financeiros", destaca Carlos Affonso.

A divisão de cartões da ABnote é composta por três categorias: cartões magnéticos, representados pelos cartões de débito, crédito, private label e cartões comerciais em geral; cartões indutivos, utilizados nos telefones públicos; e cartões inteligentes (smart cards) que englobam cartões financeiros com chip, SIM cards para telefonia móvel e cartões sem contato (contactless), que dispõem de chip e antena embutidos e são utilizados em transportes públicos e controle de acesso.

Sistemas de Identificação - A receita líquida do setor de Sistemas de Identificação foi de R$ 155,3 milhões nos nove primeiros meses de 2009, um aumento de 9,8% em relação aos nove meses do ano anterior. No mesmo período, o EBITDA (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) saltou de R$ 52,8 milhões para R$ 59,6 milhões, um crescimento de 12,9%.

A divisão de sistemas de identificação conta com duas categorias: impressão de alta segurança, como documentos de propriedade de veículos e selos para a autenticação de documentos em cartórios; e documentos com informações personalizadas, como Carteira Nacional de Habilitação (CNH), carteiras de identidade e outros.

Serviços Gráficos - A divisão de Serviços Gráficos da ABnote registrou um aumento de 17,6% na receita liquida de janeiro a setembro de 2009, alcançando R$ 208,8 milhões, contra R$ 177,5 milhões nos primeiros nove meses de 2008.

A terceira divisão operacional da ABnote, de Serviços Gráficos, divide-se em impressão gráfica de impressos em geral; impressão eletrônica, que envolve a impressão de documentos com dados variáveis e informações personalizadas, como extratos bancários e talões de cheques; e produção de cartões pré-pagos de celulares.

Perfil: A ABnote é líder no fornecimento de cartões plásticos, sistemas de identificação e gestão de serviços gráficos nos mercados em que atua. A companhia oferece aos seus clientes - desde grandes instituições financeiras a órgãos públicos estaduais - uma ampla gama de impressos de segurança, serviços de personalização, sistemas de identificação, entre outros. Sua atuação estende-se por 18 Estados e abrange a América Latina, contando com 7 fábricas e 54 unidades descentralizadas de serviços de personalização e emissão de documentos no Brasil, Argentina e Chile. Seus avançados sistemas de tecnologia da informação, sua capacidade de imprimir documentos de segurança e seus relacionamentos de longo prazo com clientes, tornam a ABnote uma empresa única no mercado brasileiro. A ABnote é uma companhia aberta, com ações negociadas desde 2006 no Novo Mercado, segmento máximo de governança corporativa da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&F Bovespa), sob o código ABNB3.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira