Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/11/2009 - 09:41

Alcoa pesquisa tecnologias de ponta para o C919, maior aeronave comercial da China, em conjunto com a COMAC

A Alcoa e a COMAC-Commercial Aircraft Corporation of China Ltd., companhia chinesa de aviação comercial, acabam de anunciar o “Cooperation Agreement” – um acordo para pesquisa conjunta de tecnologias de ponta para o projeto e desenvolvimento da nova e maior aeronave chinesa para passageiros, o C919. Por meio de um contrato de cooperação tecnológica, as duas empresas estão examinando conceitos estruturais, projetos e ligas avançadas de alumínio para construir o avião, que poderá transportar até 190 pessoas.

“Estamos trabalhando em conjunto com a COMAC para desenvolver uma solução sob medida e que atenda ao objetivo da companhia de criar uma aeronave comercial globalmente competitiva, econômica e de excelente desempenho”, afirma Helmut Wieser, vice-presidente executivo da Alcoa e presidente mundial da Divisão de Produtos Laminados e Asia da companhia.

“O C919 será a maior aeronave comercial fabricada na China. Pretendemos produzir uma estrutura eficiente e de ótimo desempenho para competir mundialmente no setor aéreo. Portanto, é imprescindível avaliarmos alternativas de projetos e colaborarmos com os líderes em inovação tecnológica de materiais, como a Alcoa”, disse Wu Guanghui, projetista-chefe do programa C919 e vice-presidente da COMAC.

Um protótipo do C919 – que será produzido em Xangai, mas receberá peças e componentes de outras regiões do mundo – foi apresentado na Exposição e Congresso Aeroespacial Asiático Internacional, em Hong Kong, no mês passado. Há grande interesse do mercado por essa aeronave, pois as projeções chinesas apontam, em longo prazo, aumento da demanda do tráfego global de passageiros. O C919 deve realizar seu primeiro voo em 2014 e começar a operar em 2016.

A Alcoa tem 15 escritórios e fábricas na China, localizados em Pequim, Xangai, Qinhuangdao, Kunshan, Suzhou, Guangzhou e Hong Kong. As ligas e materiais avançados da Alcoa foram utilizados no primeiro jato regional produzido na China, o ARJ21-700. [www.alcoa.com/aerospace]

Perfil: Há 44 anos no Brasil, a Alcoa Alumínio S.A. é subsidiária da Alcoa Inc., líder mundial na produção e transformação do alumínio, que atua nos mercados aeroespacial, automotivo, embalagens, construção, transportes comerciais e no mercado industrial. Além de alumina e alumínio primários, a Alcoa fabrica produtos transformados como laminados e extrudados, bem como rodas forjadas, sistemas de fixação, fundidos de superligas e de precisão, estruturas e sistemas para construções. A Companhia possui aproximadamente 63 mil funcionários em 31 países e integra pela sétima vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. A Alcoa foi eleita pela quinta vez consecutiva uma das empresas mais sustentáveis do mundo no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça e é uma das fundadoras da Parceria Americana pela Ação Climática (USCAP-United States Climate Action Partnership), uma associação composta por importantes companhias e ONGs ambientais norte-americanas que lutam pela redução significativa das emissões de gases causadores do efeito estufa.

Na América Latina e Caribe, a Alcoa conta com mais de sete mil funcionários e opera em seis estados brasileiros - Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão, Pará, São Paulo e Santa Catarina - incluindo uma nova mina de bauxita, que está sendo instalada em Juruti-PA. Possui operações também na Jamaica, Suriname e Trinidad & Tobago. Além das usinas de Barra Grande e Machadinho, a Alcoa tem participação nos consórcios das hidrelétricas em construção de Estreito, na divisa do Tocantins e Maranhão; e Serra do Facão, entre os estados de Goiás e Minas Gerais. Em 2009 a Alcoa foi incluída pela nona vez entre as Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil, pelo Instituto Great Place to Work. Também foi uma das "empresas mais admiradas do Brasil", segundo pesquisa publicada pela revista Carta Capital; e destaque no ranking das 500 Melhores Empresas da revista Dinheiro. A mesma revista incluiu a Alcoa em sua lista das 50 Empresas do Bem. Foi reconhecida no Guia de Boa Cidadania Corporativa 2006, publicado pela revista Exame, nas áreas de Valores e Transparência e de Governo e Sociedade. [www.alcoa.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira