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10/11/2009 - 09:22

Distribuidoras fazem campanha para conscientizar população sobre segurança com energia elétrica

IV Semana Nacional da Segurança da População com Energia Elétrica atingirá cerca de 170 milhões de pessoas em todo o país.

A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) em parceria com 35 concessionárias associadas realizam, de 9 a 13 de novembro, a IV Semana Nacional da Segurança da População com Energia Elétrica. Com o slogan “A gente avisa, mas você precisa fazer a sua parte”, a campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre os cuidados a serem observados para evitar acidentes com a rede de energia elétrica. As distribuidoras montaram uma força-tarefa para realizar ações em seus estados. A campanha será divulgada nas contas de luz; haverá eventos de lançamento em nove capitais e 51 cidades; serão realizadas blitzes educativas em ônibus e shoppings, palestras em escolas e canteiros de obras. Também serão veiculados spots de rádio, anúncios de TV e distribuídas cartilhas e folhetos explicativos com dicas de prevenção de acidentes.

Os quatro temas selecionados são: instalação de antena de TV, soltar pipa/papagaio, construção civil e furto de energia. Nestes casos, a informação e conscientização da população sobre os riscos envolvidos e como evitá-los, é fator decisivo na prevenção.

“A expectativa é atingir uma população de cerca de 170 milhões de habitantes em todo o país, por meio de uma grande campanha nacional, mostrando que cuidados simples, tomados no dia-a-dia, são fundamentais para evitar acidentes”, destaca o presidente da Abradee, Luiz Carlos Guimarães. Segundo ele, a repetição anual deste tipo de campanha, complementado pela ação permanente das distribuidoras, certamente, contribuirá para criar na população uma consciência de prevenção de riscos e reduzir o número de acidentes.

Empresas Participantes da IV Semana Nacional da Segurança

A situação atual - Na busca da universalização, as distribuidoras vêm estendendo suas redes elétricas para as periferias e áreas rurais mais distantes, incorporando contingentes populacionais com baixo nível de informação e conscientização sobre os cuidados necessários para uma convivência segura com as redes elétricas. Em 1966, apenas 40% da população brasileira era atendida pelas redes das concessionárias (6 milhões de consumidores). Atualmente, em todo o país, são 2,6 milhões de quilômetros de rede de distribuição para atender 190 milhões de habitantes, com uma cobertura de 99% dos domicílios.

As distribuidoras, isoladamente, sempre atuaram no sentido de orientar seus consumidores sobre os riscos da energia elétrica e como evitá-los. A partir de1990, para melhor avaliar essa atuação, a Abradee e a Fundação Coge implementaram a coleta sistemática de dados de acidentes da população com a rede elétrica das concessionárias.

Em 2006, a Abradee e suas associadas promoveram a primeira campanha nacional para prevenção de acidentes com a rede elétrica e vêm repetindo esta mobilização todos os anos. Os resultados são positivos: a população vem reconhecendo o esforço das concessionárias. As pesquisas de satisfação do cliente feitas anualmente, em todo o país, mostram uma sustentada e significativa melhoria da satisfação dos consumidores com as orientações sobre os riscos da energia elétrica, prestados pelas concessionárias (ver gráfico). Houve um aumento de 21,1 p.p. nos últimos 11 anos.

Evolução do IDAT – Índice de Desempenho do Atributo, da Média Abradee, orientações sobre riscos da energia elétrica, a satisfação aumentou 21,1 pontos percentuais no período:

Nos últimos oito anos, observou-se uma tendência de redução das Taxas de Gravidade e Frequência dos acidentes da população com a rede elétrica das distribuidoras, apesar de nos últimos três anos ter ocorrido uma ligeira reversão na Taxa de Gravidade, motivada principalmente pela elevação do número de mortes decorrentes de construção e manutenção predial e de ligações elétricas clandestinas, com o objetivo de furtar energia. Ressalte-se também que há um esforço na melhoria de coleta de dados que pode acarretar um aparente aumento no número de acidentes quando, na verdade, os mesmos aconteciam mas não eram reportados.

A Taxa de Frequência expressa o número de acidentados nas redes elétricas da concessionária, no período de um ano, para cada 1 milhão de habitantes. Por exemplo: 925 acidentados, no período de um ano, em uma população de 185 milhões de habitantes, corresponde a uma TF = 5,0.

A Taxa de Gravidade é função do número de acidentados, bem como da sua distribuição entre mortes, lesões graves e lesões leves.

Em 2008, foram registradas 157 mortes nos quatro tipos de ocorrência da campanha, às quais são responsáveis por aproximadamente 42% do valor, tanto da TG quanto da TF Total (valor médio do período).

A melhor maneira de prevenir acidentes destes quatro tipos de ocorrência é por meio de informação e conscientização da população sobre os cuidados a serem observados na convivência com a rede elétrica.

Uma análise dos dados desagregados mostra que os dois tipos de ocorrências mais críticos são construção e manutenção predial, com 95 mortes em 2008, e ligação elétrica clandestina (furto de energia), com 45 mortes em 2008.

Detalhamento dos dados - Atualmente, as 63 distribuidoras do país fornecem seus dados para este sistema de informação, que separa os acidentes em 14 tipos de ocorrência (ver quadro). A análise dos dados dos últimos oito anos (de 2001 a 2008) mostra uma média anual de 986 pessoas acidentadas, sendo 329 fatais, 255 com lesões graves e 402 com lesões leves. Nos quatro tipos de ocorrências consideradas diretamente na Campanha de Segurança - Soltar Pipa ou Papagaio; Instalar ou Reparar Antena de TV; Construção ou Manutenção Predial; Ligação Elétrica Clandestina (furto de energia), o número médio de pessoas acidentadas anualmente é de 415, sendo: 135 fatais, 123 com lesões graves e 157 com lesões leves, representando 42% do total dos acidentados e respondendo, igualmente, por 42% da taxa de gravidade (TG) dos acidentes .

A Campanha - Com o slogan “A gente avisa, mas você precisa fazer a sua parte”, a intenção da Abradee e de suas distribuidoras é conscientizar a população sobre a sua responsabilidade na prevenção dos acidentes.

Entre as principais dicas da campanha destacam-se:

·Risco: instalar antena perto da rede elétrica é perigoso. Para instalar ou consertar antenas, escolha um local longe da rede elétrica e espere o tempo ficar bom. Se a antena cair, não tente segurá-la ou recuperá-la. Para evitar acidentes, consulte um profissional qualificado.

·Perigo: empinar pipa perto da rede elétrica é perigoso. Procure sempre locais afastados da rede elétrica para empinar pipas. Além disso, não use fios metálicos ou cerol e não tente soltá-la, caso fique presa. Oriente os seus filhos para a brincadeira ser sempre segura.

·Atenção: construir ou reformar perto da rede elétrica é perigoso. Nunca coloque vergalhões, barras de ferro, arames e outros materiais próximo à rede elétrica na hora de construir ou reformar. Para evitar acidentes, consulte sempre um profissional capacitado.

·Pare: furtar energia é perigoso e ilegal. Quem faz ligação clandestina corre risco de vida e coloca a vida de outras pessoas em risco. Mantenha distância dos fios partidos ou caídos e não suba em postes da rede elétrica. Faça a sua parte: denuncie todos os tipos de ligação clandestina para a distribuidora da sua região.

As principais atividades em cada região do país são.: Região Sudeste: A Elektro realizará palestras educativas em canteiros de obras e escolas. Na cidade de Taciba (SP), a empresa prepara um Circuito Cultural e fará veiculação de anúncios nos jornais que circulam em sua área de concessão.

O Grupo Rede Energia promoverá ações por meio das concessionárias que atuam nas cidades de Presidente Prudente, Catanduva, Assis, Bragança Paulista, no interior de São Paulo e Guarapuava, no Paraná. As medidas incluem blitzes com a distribuição de folhetos e adesivos, além da brincadeira “Pergunta Premiada”, na qual as pessoas que acertarem as respostas sobre o tema segurança receberão brindes com a logo da campanha.

A AES Eletropaulo concentrará a campanha nas Regionais Sul, Leste Oeste e ABC, onde serão realizadas blitzes com distribuição de adesivos e palestras com conferencistas de segurança. A comunidade de Heliópolis, em São Paulo, contará com tendas montadas para distribuição de material explicativo. A distribuidora também montou um hotsite para orientar a população, particularmente das classes C,D e E sobre a gravidade dos acidentes com a rede elétrica e como evitá-los.

O Grupo CPFL distribuirá nas agências de atendimento folhetos da campanha; o site institucional trará um release informativo sobre o tema "Segurança"; e na conta de luz entrará com uma campanha de dois meses a partir do faturamento de novembro.

No Rio de Janeiro, a Ampla divulgará dicas de segurança em spots de rádio e publicará colunas especiais nos jornais Extra e Meia Hora. As orientações também serão passadas na TV Ampla, que é veiculada nas lojas de atendimento e em palestras e oficinas que integram o Consciência Ampla, plataforma de Responsabilidade Social da empresa. A Light, distribuidora de energia que cobre 31 municípios no estado, colocará mensagens nas contas de luz do mês de dezembro. Cartilhas informativas serão distribuídas ao público nas lojas de atendimento da concessionária e para as crianças que visitam diariamente o Centro Cultural Light. As distribuidoras Energisa MG e Nova Friburgo entregarão folhetos e fixarão cartazes em diversos pontos das cidades mineira e fluminense, respectivamente. No Espírito Santo, a EDP Escelsa fixará cartazes nas lojas de atendimento - onde os funcionários distribuirão folhetos informativos aos clientes - em agentes comerciais e arrecadadores, nas escolas, em estabelecimentos comerciais e em locais de grande circulação. A concessionária capixaba colocará ainda mensagens nas contas de luz e no site.

A Cemig, de Minas Gerais, realizará palestras em escolas e obras e blitzes em locais com maior fluxo de pessoas. A empresa distribuirá nas escolas dois tipos de cartilhas: para o Ensino Fundamental I, “Energia Elétrica é tudo” e para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio, “Energia Elétrica com Segurança”. Nas palestras em obras de construção civil, a empresa também entregará dois tipos de cartilhas, com os títulos: “Segurança na Construção” e “Quem Avisa amigo é”, além de baralho relacionado ao tema. Nas blitzes, as pessoas receberam folders com o tema “Evite os choques Elétricos”.

Região Sul: A CEEE, que atende 73 municípios do Rio Grande do Sul, incluirá mensagem da campanha de conscientização na fatura de energia elétrica em novembro. A abertura da Semana contará com a participação do diretor de Distribuição, Rogério Sele, em uma blitz no Mercado Público de Porto Alegre, onde haverá performance de esquetes educativas do grupo de teatro Povo da Rua. Entre os dias 9 e 13 de novembro, a distribuidora convidará estudantes para assistir palestras sobre segurança em seu estande na 55ª Feira do Livro de Porto Alegre. Ainda serão apresentadas palestras em canteiros de obras e em escolas – que poderão visitar a sede da CEEE com transporte fornecido pela empresa. Nas Regionais de Osório, Pelotas, Camaquã, Bagé e Rio Grande, além de palestras educativas, haverá blitz em diversos pontos. A Celesc, de Santa Catarina, realizará palestras em escolas e distribuirá folhetos explicativos nas lojas de atendimento.

A Copel, no Paraná, distribuirá material informativo em escolas e locais públicos – como supermercados e shoppings, terminais de ônibus e vias de trânsito intenso – além de áreas rurais do estado paranaense. Blocos de anotação, saquinhos de lixo para carro, ímãs de geladeira e adesivos para equipamentos altos estão entre os mais de 700 mil brindes que ajudarão a conscientizar a população. Em canteiros de obras, serão entregues 10 mil kits de cartilhas e canecas para trabalhadores da construção civil.

Regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste: A Cemar, distribuidora do estado do Maranhão, realizará palestras nas escolas das principais cidades (São Luis, Imperatriz, Bacabal e Timon) com flashes ao vivo das rádios. Em todos 68 pontos de atendimento, os colaboradores usarão a camisa do evento e haverá distribuição de panfletos e praguinhas. E no dia 13/11, na sexta feira, fará blitzes nas praças das principais cidades do Estado, também com flashes ao vivo das rádios e cobertura da imprensa local, à tarde, uma palestra na comunidade sobre segurança.

Em Pernambuco, a Celpe promoverá a distribuição de folhetos e cartilhas informativas e protetores de tomada. Palestras de conscientização e sobre os riscos da energia elétrica serão apresentadas para eletricistas autônomos em diversos pontos de Recife e nas cidades de Arapirina, Ipubi, Santa Maria Boa Vista, Lagoa Grande, Ouricuri, Bodoco, Afrânio, Dormentes, Águas Belas, Caetés, Capoeiras, Bom Conselho, Paranatama, Venturosa, Sertânia, Buique, São João e Gravatá. No Rio Grande do Norte, a Cosern distribuirá folhetos e cartilhas informativas nas lojas de atendimento da concessionária no estado.

A Coelba, na Bahia, montará unidades de atendimento e fará palestras sobre riscos elétricos nas comunidades com distribuição de cartilhas, protetores de tomadas e outras peças de divulgação em diversos municípios. A companhia também oferecerá treinamento para eletricistas autônomos e enviará cartazes informativos para empreiteiras.

A CEB fará três apresentações lúdicas, de meia hora de duração, sobre o tema da Campanha, com o grupo de Teatro do SESI, do Distrito Federal, em um centro de ensino público a ser definido pela Secretaria de Educação, atingindo cerca de 1.500 alunos do Ensino Médio e Ensino Fundamental. Internamente, divulgará a Campanha com banners no site, ações nas agências de atendimento e na sede da empresa.

A Abradee: A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica é uma sociedade sem fins lucrativos, com 34 anos de atuação no setor elétrico brasileiro, da qual participam 48 concessionárias de distribuição de energia elétrica, atuantes em todas as regiões do país e responsáveis pelo atendimento de 99% dos consumidores brasileiros.[www.abradee.org.br/semana.htm]

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