Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/11/2009 - 09:26

Firjan premia as 40 melhores escolas do Estado

O Prêmio SESI para o Desenvolvimento da Educação Básica,baseado no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) e no IDEB, oferece viagens para Finlândia e Chile. Melhores escolas terão MBA em gestão.

O Sistema Firjan, em parceria com o Canal Futura e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), lança na Sede da Firjan, o Prêmio SESI para o Desenvolvimento da Educação Básica. Quarenta escolas do município do Rio de Janeiro serão premiadas nesta terça-feira (dia 10), às 14h, na Av. Graça Aranha, 1,no Centro. Além destas escolas, reconhecidas pelas boas práticas educacionais,dois municípios também ganham prêmios: o de melhor índice de desenvolvimento educacional, e o de maior variação positiva dos índices de educação básica.

O Prêmio SESI é organizado em três categorias que valorizam as ações de gestão educacional nos níveis estratégico, tático e operacional dos municípios do Estado do Rio de Janeiro. Na categoria I, é avaliado o município de maior pontuação na conjugação do IFDM-Educação 2006 e IDEB 2007; na categoria II, analisa o município de melhor evolução na pontuação da conjugação do IFDM-Educação 2006 e IDEB 2007. A categoria III reconhece as 40 melhores escolas na conjugação das variáveis dos dois índices.

Os objetivos são o reconhecimento e valorização das secretarias municipais de educação e gestores das escolas municipais, que obtiveram os melhores resultados no ano de 2009apontados pelos indicadores do IFDM-Educação e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

O Prêmio consolida os objetivos do tema Educação e Saúde, apresentados no Mapa do Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro, com o propósito de melhorar a qualidade da Educação Básica,para o favorecimento do desenvolvimento sustentável do Estado do Rio deJ aneiro.

O IFDM, criado em 2008, pelo Sistema Firjan para acompanhar a evolução dos municípios brasileiros e os resultados da gestão das prefeituras nas áreas de educação, saúde e emprego e renda. Para o Prêmio SESI, será considerado o IFDM-Educação 2006 alcançado pelos municípios. As escolas serão avaliadas pelos resultados alcançados no Ensino Fundamental nos seguintes Indicadores componentes do IFDM-Educação 2006: Distorção Idade-Série e Docentes com ensino superior.

O IDEB foi criado em 2007 pelo Ministério da Educação, através do Instituto Nacional de Estudos e de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), com a finalidade de medir a qualidade da educação, por escola e por rede de ensino,numa escala única em todo Brasil que varia de zero a dez. São considerados para o cálculo deste índice a taxa de rendimento escolar (aprovação e evasão) e o desempenho dos alunos no SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica)e na Prova Brasil. Para o Prêmio SESI, serão considerados os índices IDEB de2007 por escola e por rede municipal.

A premiação da primeira e segunda categoria será para a Secretária Municipal de Educação, sendo uma viagem para a Finlândia e uma viagem ao Chile, com o intuito de obter conhecimento de práticas de gestão educacional que obtiveram êxito. E, na terceira categoria o prêmio será para os 40 gestores das 40 melhores escolas que ganharão um curso de MBA Gestão Empreendedora de Educação,criado pelo Sistema Firjan em parceria com a UFF.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira