Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/11/2009 - 09:28

Braskem anuncia novo projeto petroquímico no México de US$ 2,5 bilhões


São Paulo – Braskem S.A. ("Braskem"), em atendimento à Instrução CVM n.º 358/02, vem a público esclarecer a seus acionistas e ao mercado em geral que, em associação com o tradicional grupo empresarial mexicano, IDESA, foi vencedora de leilão promovido pela Pemex Gas, empresa estatal do México, para aquisição de etano, que será utilizado como matéria-prima para um projeto petroquímico integrado a ser desenvolvido naquele país ("Projeto Etileno XXI").

De acordo com nota da Braskem, o Projeto Etileno XXI, que tem seu início de operação planejado para 2015 e estará localizado no Complexo Petroquímico de Coatzacoalcos, no estado mexicano de Veracruz, terá como objetivo principal o suprimento do mercado interno mexicano, hoje importador de polietileno, e será implantado e operado por uma joint venture a ser constituída com o controle da Braskem e participação da IDESA. A IDESA, empresa mexicana com presença ativa nos mercados internacionais, possui três áreas de negócios: Petroquímica, Distribuição e Sistemas de Construção, operando diversas empresas produtoras e comercializadoras através de alianças estratégicas de reconhecido prestígio e líderes em seus mercados.

O Projeto Etileno XXI compreenderá (i) a aquisição, em condições competitivas, de etano da Pemex Gas por 20 anos, (ii) a construção de um cracker que utilizará o etano adquirido como matéria-prima para a produção de 1 milhão de toneladas/ano de eteno, (iii) bem como a construção de três unidades integradas de polimerização para a produção da mesma quantidade de polietileno.

O investimento previsto preliminarmente para sua implantação é de até US$ 2,5 bilhões, ao longo de cinco anos, sendo que os acionistas pretendem fazê-lo no modelo de project finance, com ao menos 70% financiado por dívida e o restante com capital próprio dos acionistas. O Conselho de Administração da Braskem terá até dezembro de 2010 para tomar a decisão final de investimento.

O México importa hoje mais de 1 milhão de toneladas/ano de polietileno. O Projeto Etileno XXI integra e complementa a estratégia da Braskem de se tornar líder em resinas das Américas. | www.braskem.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira