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10/11/2009 - 09:55

Lucro líquido da Profarma cresce 164,2% no terceiro trimestre de 2009 e atinge R$ 13,1 milhões

Receita do segmento hospitalar e de vacinas foi a que mais avançou no trimestre, somando R$ 31,5 milhões, aumento de 30,7%.

Rio de Janeiro - A Profarma Distribuidora de Produtos Farmacêuticos S.A. (BM&F Bovespa: PFRM3), uma das principais distribuidoras da indústria farmacêutica do país, registrou lucro líquido de R$ 13,1 milhões no terceiro trimestre de 2009, 164,2% acima do que o apresentado no mesmo período do ano passado. Esse é o melhor resultado obtido em trimestres comparáveis pela Companhia desde 2006.

Na avaliação do diretor financeiro e de Relações com Investidores da Profarma, Max Fischer, o bom desempenho obtido pela Companhia no terceiro trimestre é devido principalmente a uma margem Ebitda de 4,1%, ou R$ 27,7 milhões, a melhor marca alcançada pela Companhia nos últimos três anos em trimestres comparáveis.

O terceiro trimestre do ano consolidou os resultados positivos alcançados pela Profarma ao longo de 2009. Pelo quinto trimestre consecutivo, a empresa gerou um fluxo de caixa positivo, que chegou a R$ 36,5 milhões, reduzindo por conseqüência as despesas financeiras da Companhia em cerca de 44,5%, ou R$ 4,1 milhões.

Vale ressaltar adicionalmente que neste trimestre a Companhia apresentou um ciclo de caixa de 51,6 dias, que vem a ser a sua melhor marca desde o ano de 2006, representando uma redução de 7,1 dias em relação ao trimestre anterior e de 10,2 dias em relação ao terceiro trimestre de 2008.

Desta forma, pelo terceiro trimestre consecutivo a Profarma reduziu sua relação dívida líquida / Ebitda. Neste trimestre apresentou redução de 25%, atingindo 0,9x, tendo sido 1,2x no segundo trimestre de 2009 e 1,6x no primeiro trimestre de 2009.

Já as despesas operacionais (administrativas, comerciais e logística) tiveram redução de 4,2% no terceiro trimestre em relação ao trimestre anterior, chegando a 6,9% da receita líquida, sendo esta a melhor marca da Companhia nos últimos dois anos.

"Demos continuidade em nossas ações para otimização dos recursos financeiros", afirma Fischer. "Essa redução nas despesas operacionais está diretamente relacionada ao ganho de escala obtido com o crescimento nas nossas receitas", completa o executivo.

A receita operacional bruta neste trimestre cresceu pelo segundo trimestre consecutivo, alcançando R$ 808,2 milhões, 5,7% maior que o trimestre anterior e 3,2% maior que o mesmo período do ano anterior. O segmento hospitalar e de vacinas foi a categoria que mais avançou entre junho e setembro, somando R$ 31,5 milhões em receita, um incremento de 30,7% na comparação com o mesmo período de 2008. O segmento líder continua sendo de Branded, que obteve receita de R$ 548,5 milhões, aumento de 6,7% sobre o trimestre anterior.

Na análise por região geográfica, os destaques do período ficaram com o Centro-Oeste e o Nordeste, que registraram, respectivamente, aumento de 17,8% e 6,6% na comparação com o mesmo trimestre de 2008. O Centro-Oeste recebeu o reforço de um novo centro de distribuição, que foi inaugurado no estado de Goiás, no último mês de setembro. A nova instalação é a segunda da região, que já possui uma filial em Brasília (DF).

"Os resultados do terceiro trimestre comprovam que nosso posicionamento no setor de distribuição segue uma estratégia bem definida, que garante o nosso crescimento sustentável e a nossa solidez financeira", afirma Fischer.

Mercado de ações - Com a retomada da BM&F Bovespa no ano de 2009 e o retorno de investidores para as mid e small caps (ações de empresas médias) as ações da Profarma encerraram o terceiro trimestre cotadas a R$ 16,00, um aumento de 55,3% em relação ao valor alcançado em 30 de junho de 2009 (R$ 10,30). No acumulado do ano, os papéis da Companhia valorizaram 201,9%, acima da valorização do Ibovespa, que foi de 63,8% no mesmo período.

Perfil: A Profarma atua há 48 anos na distribuição de produtos farmacêuticos, higiene pessoal e cosméticos, nos mais populosos estados brasileiros. Com 13 Centros de Distribuição, sendo um deles exclusivo para os segmentos Hospitalar e Vacinas, a Profarma comercializa aproximadamente 18 milhões de unidades por mês e atende a 30.870 pontos de venda, consolidando-se entre as empresas líderes deste setor no Brasil. Cobrindo uma área geográfica que representou 91% do mercado consumidor de produtos farmacêuticos do Brasil em 2007, a Profarma, com sua equipe especializada e comprometida, busca tornar-se o maior e mais rentável distribuidor atacadista de produtos farmacêuticos no Brasil por meio de resultados consistentes e sustentáveis, mantendo baixos custos operacionais, fortalecendo suas vantagens competitivas e maximizando valor para os acionistas. As ações da Profarma são negociadas no Novo Mercado, nível máximo de governança corporativa da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&F Bovespa), desde outubro de 2006 sob o código PFRM3.

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