Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/11/2009 - 10:23

Seminário debate perspectivas de crescimento do Brasil em 2010

Febraban reúne entidades empresariais, economistas nacionais e estrangeiros para discutir expectativas para o próximo ano.

Crescimento do PIB de 4,6% em 2010. Selic em alta, para 10,5%. Crédito em elevação, dólar estável e alta do real, além de inflação abaixo da meta: 4,4% (IPCA) e 4,3% (IGP-M). Esses são alguns dos resultados da última Pesquisa Febraban de Projeções Macroeconômicas e de Expectativas de Mercado que a Federação realizou junto a bancos brasileiros.

Esse cenário positivo será debatido com entidades empresariais, economistas internacionais e brasileiros, além de representantes do Banco Central (BC), de bancos e demais entidades financeiras na próxima sexta-feira, 13 de novembro, em São Paulo, no 8º Seminário Febraban de Economia. O evento contará com 16 palestrantes e personalidades em um dia inteiro de painéis de discussão.

Além do presidente do BC, Henrique Meirelles, e da Febraban, Fabio Barbosa, estarão presentes o presidente da CNI, Armando de Queiroz Monteiro Neto; a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, e o presidente da Fecomercio, Abram Szajman.

A Pesquisa Febraban de Projeções Macroeconômicas e de Expectativas de Mercado indicou uma expectativa de crescimento para o setor industrial de 5,7% em 2010. Para o agronegócio, a perspectiva é de um crescimento de 4,4%.

Os mais promissores economistas internacionais - O Seminário Febraban de Economia contará com a presença de dois palestrantes internacionais: os professores Daron Acemoglu, do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e Markus Brunnermeier, da Universidade de Princeton. Brunnermeier é o mais recente ganhador do prêmio Bernácer, concedido ao economista de origem européia – sua origem é alemã – com menos de 40 anos de idade que tenha publicado relevantes pesquisas sobre a história econômica.

Ele arrebatou o prêmio por suas pesquisas a respeito de bolhas, crises de liquidez em mercados financeiros e a implicação desse tipo de fenômeno para o gerenciamento de riscos e a regulação financeira.

Já o turco-americano Daron Acemoglu recebeu, em 2005, a medalha John Bates Clarck, um dos prêmios mais importantes do mundo na área e considerado indicador antecedente do prêmio Nobel de Economia. A medalha é concedida pela American Economic Association aos economistas de menos de 40 anos, americanos, que tenham colaborado para o avanço do conhecimento sobre fenômenos econômicos. Já receberam a John Bates Clarck economistas como Milton Friedman, Paul Samuelson, James Tobin e Joseph Stiglitz.

Os especialistas vão debater, além das perspectivas para 2010, as mudanças na regulação dos mercados, as lições da última crise financeira mundial e as visões dos partidos políticos.

Personalidades brasileiras - O diretor de Normas e Organizações do Sistema Financeiro do Banco Central do Brasil, Alexandre Tombini vai debater no seminário com Brunnermeier a crise financeira internacional, suas lições, impactos e desdobramentos do ponto de vista regulatório. Participa do mesmo debate o diretor da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) Otávio Yasbek.

O 8º Seminário Febraban de Economia contará com importantes nomes brasileiros, como os economistas chefes do Grupo Santander Brasil, Alexandre Schwartsman e do Itaú Unibanco, Ilan Goldfajn; além do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) e de Armando Castelar Pinheiro, professor de economia do Instituto de economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

. [VIII Seminário Febraban de Economia, dia13 de novembro de 2009, no Hotel Tivoli Mofarrej, São Paulo. Informações e inscrições: http://www.febraban.org.br/seminarioeconomia].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira