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11/11/2009 - 09:33

Pesquisa inédita revela: 94% dos brasileiros recomendam produtos de empresas com iniciativas sustentáveis

Oito em cada dez brasileiros acreditam ter o poder de fazer com que as empresas ajam sob os conceitos da sustentabilidade

São Paulo, 10 de novembro de 2009 – Os brasileiros recomendam enfaticamente aos amigos produtos de empresas com iniciativas sustentáveis. Porém mais de 60% acreditam que as marcas só se envolvem com sustentabilidade para melhorar a imagem. Esses são alguns resultados do estudo “Futuro Sustentável”, conduzido no Brasil pelas agências de publicidade Z+, Media Contacts e Mobext, que entrevistaram 2.532 consumidores brasileiros. As três agências fazem parte do grupo francês Havas, que realizou o levantamento em dez países com base em dados coletados junto a um total de 25 mil pessoas.

Com o estudo, o grupo visa a obter mais informações para que suas agências possam orientar, de forma precisa, os clientes no relacionamento com o consumidor e na construção de marcas sustentáveis. O relatório final traz dados de uma análise de 20 anunciantes representativos. O objetivo é mostrar a percepção do consumidor em relação aos diversos parâmetros que cercam a questão da sustentabilidade, tais como os usos que as empresas fazem do capital natural, humano e social.

Entre outros dados reveladores, o levantamento conduzido pela Z+, Media Contacts e Mobext mostra que, entre os brasileiros, 84% acreditam que têm o poder de fazer com que as organizações se comportem com mais responsabilidade. No mundo, apenas 63% dos 25 mil entrevistados expressaram a mesma crença em seu poder de influenciar nas decisões das grandes companhias. Segundo André Zimmermann, porta-voz do “Futuro Sustentável” no país, os brasileiros declaram que o tema sustentabilidade tem de estar no dia-a-dia das empresas e ser muito mais do que ações de ‘marketing verde’. “Se as corporações derem a devida atenção ao assunto, certamente encontrarão possibilidades imensas de negócios”, afirma. O executivo ainda destaca que mais uma vez o Brasil aparece muito bem posicionado em uma pesquisa de sustentabilidade.

Na análise das marcas, o estudo contemplou empresas de setores-chave da economia global: automotivo, varejo, petróleo e combustíveis, alimentos, finanças e telecomunicações. No país, os anunciantes avaliados foram Peugeot, Citroën, Toyota, Volkswagen, Casas Bahia, Carrefour, Wal-mart, Pão de Açúcar, Santander, HSBC, Unilever, Danone, Nestlé, Claro, Vivo, Petrobras, Coelce, Ampla, Reckitt Benckiser e Procter&Gamble. A idéia foi constatar a percepção do consumidor em relação às empresas, sob os aspectos: danos ao meio-ambiente, práticas sustentáveis e sociais reconhecidas.

No setor alimentício, por exemplo, todos os fatores do mercado foram bem considerados. Os consumidores destacaram que o bom desempenho das empresas é resultado de produtos seguros, responsáveis e saudáveis. Mesmo com produtos considerados caros, os preços não têm impacto na imagem da marca. Já no setor de telecomunicações a realidade é distinta: os consumidores não sabem como as companhias desse segmento tratam a questão da sustentabilidade. Os brasileiros acreditam que essas empresas afetam o meio ambiente, mas não sabem de que forma, e esperam que elas se pronunciem e informem quais são suas práticas sustentáveis.

Os brasileiros ainda citaram espontaneamente as marcas que, na visão deles, mais possuem ações sustentáveis bem-sucedidas. São Petrobras, Natura e Banco Real (instituição incorporada pelo grupo Santander). “Isso não chega a ser algo surpreendente, pois essas empresas são cases internacionais no tema”, reconhece Zimmermann. O destaque mundial dessas companhias pode ser explicado nesse dado: 86% dos entrevistados no Brasil estão dispostos a recompensar empresas que possuem ações sustentáveis e 80% a punir as companhias irresponsáveis. “Apenas os chineses são mais críticos e punem mais”, complementa.

A pesquisa foi realizada via internet e contemplou consumidores dos seguintes países: Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, França, Alemanha, México, Brasil, China e Índia.

Alguns outros resultados: . A mudança climática e o aquecimento global preocupam 49% dos consumidores brasileiros

. No Brasil, 23% dos consumidores acreditam que a responsabilidade em encontrar soluções para o desafio da sustentabilidade é das empresas, não do governo; no mundo é um total de 30%

. 90% dos consumidores brasileiros respeitam empresas sustentáveis; no mundo, a média é 80%

· 48% estão dispostos a pagar 10% mais pelo produto sustentável

· Menos de 30% relacionam sustentabilidade com preços altos, culpa ou sacrifícios

· 70% associam o tema “Sustentabilidade” aos atributos integridade, saúde, oportunidade e futuro

As agências: Multinacional de soluções em marketing interativo do grupo Havas Digital. Presente em 33 países, com 43 escritórios. Com mais de 1000 profissionais no mundo, oferece serviços diferenciados em novas mídias, inovação, mídia gráfica online, mobile marketing, social media marketing (SMM) e marketing em buscadores. Seguindo a sua cultura, busca soluções para os clientes por meio de serviços de exportação e possui forte presença no mercado brasileiro, atendendo clientes como Peugeot, Webmotors, Colgate, Caras, Penalty, Citröen, Air France, KLM, Hospital Albert Einstein e L’Oréal – Lancôme, Editora Planeta, entre outros. No mundo, a Media Contacts atende grandes marcas como Honda, McDonald’s, Danone, Nike, Santander, ING Direct, Vodafone e Coca-Cola.

Premiada com ouro no 4º Annual global Mobile Marketing Awards (MMA Awards) para Citroën, na categoria Cross-Media Integration, e com dois bronzes no Festival de Gramado em 2009. Ganhadora na categoria SEM do 6º.Abanet/IAB, para WebMotors. Participou no festival El Ojo de Iberoamérica com três representantes e recebeu prêmio na categoria Mobile Marketing.

Uma das agências brasileiras que mais cresce, a Z+ ampliou seu faturamento em 154% em 2008. Sob o comando dos sócios Zezito Marques da Costa (presidente) e Alan Strozenberg (vice-presidente), a agência ocupa a 14ª posição no ranking do Ibope Monitor do primeiro semestre de 2009, que considera investimento em mídia baseado em tabela cheia.

Depois de se associar ao grupo franco-espanhol Havas, o sétimo maior conglomerado de comunicação do mundo, em agosto do ano passado, a Z+ conquistou maior flexibilidade nos negócios. O resultado foi sentido logo no início de 2009 com a chegada dos clientes DIA (Grupo Carrefour), Ragazzo (Grupo Habib’s), Hasbro e Planeta DeAgostini.

Fundada em 2001, a Z+ tem em sua carteira de clientes empresas como Penalty, Hyundai, Subaru, Baruel, Cinemark, OceanAir, Albert Einstein, George Foreman Grill, DKT e Ga.Ma Italy, entre outras.

Agência especializada em mobile marketing do grupo Havas Digital. Além do Brasil, está presente em nove países: Espanha, França, Portugal, Inglaterra, Holanda, Estados Unidos, México, Chile, Argentina. Atende a importantes clientes, em todos os mercados, como WebMotors, Air France, Volkswagen, Peugeot, Caja Madrid, Vallehermoso, Orange, Citroën, Dell, Credit Suisse, El Corte Inglés, entre outros.

A Mobext, em conjunto com a Media Contacts Brasil, conquistou Ouro no 4º Annual Global Mobile Marketing Awards (MMA Awards), com a campanha desenvolvida para a Citroën, na categoria Cross-Media Integration. Também foi premiada, juntamente com o cliente Caja Madrid, no Mobile Marketing Fórum (Londres, em abril 2008) pela realização da campanha “Depósito Relajate y Disfruta”. O site móvel emidiotucci (El Corte Inglés) foi eleito o melhor site móvel mundial da semana pela .mobi.

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