Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/05/2007 - 08:50

COB e Rede Cenesp realizam testes de última geração com o judô brasileiro

Bateria de testes ocorre até 12 de maio, em Belo Horizonte

O judô brasileiro se prepara em ritmo acelerado rumo aos Jogos Pan-americanos Rio 2007. Depois de disputar a etapa brasileira da Copa do Mundo, os atletas da Seleção Brasileira serão submetidos a testes físicos específicos, seguindo altos padrões de tecnologia. As avaliações fazem parte da parceira entre o Comitê Olímpico Brasileiro e a Rede Cenesp - Centro de Excelência Esportiva do Ministério do Esporte. A ação, inédita na modalidade, será realizada no Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, a partir desta segunda-feira, dia 7, até o próximo sábado, dia 12. O COB e a Rede Cenesp vêm realizando monitoramentos na maior parte das equipes brasileiras que disputarão o RIO 2007, visando o aperfeiçoamento das condições físicas e a conseqüente melhora no desempenho técnico.

Para o gerente geral do Departamento Técnico do COB, José Roberto Perillier, este trabalho é um legado deixado pelos Jogos Pan-americanos RIO 2007 para o desenvolvimento do esporte brasileiro. "A parceria entre o COB e a Rede Cenesp é fundamental para o desenvolvimento do esporte de alto nível no Brasil. A utilização de tecnologias inéditas na preparação dos atletas de diversas modalidades demonstra o profissionalismo que está sendo adotado para o melhor desempenho de nossos atletas para os Jogos Pan-americanos. O apoio científico na preparação dos atletas e o alto grau de exigência que estamos estabelecendo na preparação para o Pan nos faz acreditar numa boa participação do Brasil no evento", comenta Perillier.

Durante toda a semana, o treinamento dos judocas brasileiros terá o auxilio de um software desenvolvido exclusivamente para avaliar a força específica que os atletas devem exercer para a pratica da modalidade. A atividade tem como objetivo ajustar o nível de recuperação dos atletas após as competições, evitando o excesso de treinamento e fadiga. Para isso, serão colocados dispositivos eletrônicos nos quimonos. As avaliações servem para aprimorar o desempenho individual de cada atleta, utilizando conceitos e tecnologia até agora pouco utilizados no esporte brasileiro e diagnosticar as principais necessidades de treinamento. Além das seleções brasileiras masculina e feminina, a equipe sub-23 também será avaliada.

O responsável pelos testes é o sub-coordenador técnico-científico da Rede Cenesp na Universidade Federal de Minas Gerais, o polonês Leszek Antoni Szmuchorowski. Segundo Leszek, as atividades serão benéficas para o rendimento das atletas nos Jogos Pan-americanos Rio 2007 e na preparação para os Jogos Olímpicos Pequim 2008. "Vamos monitorar o desempenho físico de cada atleta e com isso qualificar ainda mais o trabalho da comissão técnica. Queremos tirar o potencial máximo dos esportistas” explica. “Estamos diante de uma excelente oportunidade de aproximar a ciência e a tecnologia ao esporte, a partir de um trabalho integrado com a equipe técnica do judô e com o aval do COB e do Ministério do Esporte. Os resultados terão aplicação imediata e certamente trarão resultados concretos para a modalidade no Pan", revela.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira