Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/11/2009 - 09:56

Expectativas sobre a economia brasileira

Após o desencadeamento da crise nos Estados Unidos no ano passado, a economia brasileira está no momento de verificar os efeitos dessa instabilidade econômica ao médio e longo prazo.

“O cenário favorável da economia brasileira para o longo prazo deve-se à política econômica restritiva de altas taxas de impostos e altas taxas de juros pela meta de inflação aplicadas até o ano de 2008, anteriormente à crise. Estamos na fase de revisão dos preços de mercado. Particularmente o mercado brasileiro, após ter os preços dos automóveis e linha branca baixados pela isenção do IPI, tem projeção de inflação em torno de 4,5% em 2010 pela tendência de crescimento da economia”, ressalta a professora de planejamento e análise econômica da FGV-SP, Celina Ramalho.

Com relação às previsões para a Selic, a professora acredita que os juros deverão ser mantidos a 8,75% com tendência de aumento a partir de junho de 2010.

“A boa sinalização para a economia brasileira é que, mesmo que com aumento da inflação a projeção de crescimento da economia em 2010 é de 4,8%. E a continuidade da política econômica de metas de inflação é suficiente para a manutenção da estabilidade econômica. Este fator impacta muito favoravelmente à entrada de capital estrangeiro, que leva em consideração os juros elevados em economia em crescimento. Os investimentos estrangeiros diretos que fecham 2009 em torno de US$ 25 bilhões trazem estimativa de US$ 35 bilhões em 2010” diz Ramalho.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira