Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/11/2009 - 09:58

Consultoria certifica potencial de produção de gás natural no Maranhão

A consultoria especializada DeGolyer&MacNaughton (D&M) certificou o potencial de gás natural em parte dos sete blocos terrestres da Bacia do Parnaíba, no Maranhão. Ao adquirir 70% dos blocos, a OGX negociou 33,3% da sua participação com a MPX, operação que está em aprovação na Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O relatório da D&M confirma recursos contingentes de 1,7 Tcf (trilhão de pés cúbicos) de gás natural, equivalentes a 303 milhões de barris de óleo equivalente (“boe”). Adicionalmente, foram certificados recursos potenciais riscados, no montante de 0,2 Tcf

Para o Presidente da MPX, Eduardo Karrer, a certificação dos recursos de gás natural é um passo importante para a estratégia de integração de suprimento de combustível e geração de energia elétrica. “Em setembro, anunciamos os primeiros recursos com o carvão mineral na Colômbia e, agora, conseguimos essa importante certificação com o gás natural. Integrar o combustível e a geração de energia elétrica agrega bastante valor para as nossas usinas, capturando as margens de rentabilidade em toda cadeia de produção”, diz o executivo. Ainda em 2009, a OGX, empresa de petróleo do Grupo EBX, iniciará o trabalho de sísmica nos blocos para começar a perfuração de poços na região em 2010.

Com a certificação, a MPX iniciará o desenvolvimento de um projeto termelétrico de 1000 MW no estado do Maranhão. A intenção da empresa é iniciar o processo de licenciamento ambiental da usina já em 2010 para negociar essa energia elétrica nos leilões organizados pelo governo federal. “Com a usina do Maranhão, a nossa carteira de empreendimentos de longo prazo totaliza 9100 MW, sendo 4300 MW de térmicas a gás natural. Temos uma plataforma de crescimento bastante interessante”, conclui Eduardo Karrer.

MPX Energia – A MPX Energia, empresa de geração de energia elétrica do grupo EBX, é uma das principais investidoras privadas na ampliação do parque gerador do Brasil. A empresa desenvolve três projetos termelétricos nos estados do Ceará e Maranhão que totalizam 1440 MW de capacidade instalada e investimento acima de R$ 4 bilhões.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira