Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/11/2009 - 10:16

Escultura como Imagem


Diálogos entre a imagem Bizantina e a psicanálise

A Fundação Eva Klabin encerra no dia 17 de novembro, às 17h, as discussões acadêmicas do projeto “Plataforma de Pesquisa”. O último encontro terá a presença da professora do Instituto de Artes/UERJ, Cristina Salgado, que falará sobre seu trabalho de doutorado intitulado “Escultura como Imagem”. O ciclo de palestras mensais consiste em trazer para a FEK artistas plásticos e críticos atuantes no circuito das artes, apresentando suas teses já defendidas, com uma linguagem acessível para o grande público.

A pesquisa começou com o encontro do significado da palavra “imagem” a partir de sua tradição literal, que começa com uma questão de semelhança espiritual, relacionando a criação do Homem à imagem de Deus. A partir daí, o desenvolvimento do projeto a conduziu para leituras sobre um momento-chave da cultura ocidental cristã: o iconoclasmo Bizantino, ocorrido no século IX, quando a guerra contra as imagens conceituou e legitimou sua presença no ocidente.

A analogia dos processos artísticos vividos pela autora com a doutrina bizantina cristã da imagem forneceu uma conexão à produção de arte, ao pensamento surrealista e à teoria psicanalítica.

De acordo com o coordenador do projeto e curador da Fundação Eva Klabin, Marcio Doctors; “a iniciativa trouxe para a instituição uma ampla gama de debates interessantes com uma linguagem compreensível para o grande público. A idéia é ampliar este ciclo de debates para o ano que vem e estimular ainda mais a produção intelectual das artes”. O projeto conta ainda com a consultoria de Gloria Ferreira, doutora em História da Arte.

Sobre Cristina Salgado - É doutora em Artes Visuais pela EBA/UFRJ; professora no Instituto de Artes/UERJ e no Departamento de Artes e Design/PUC-RJ. Em 2009, participa como professora do programa de Fundamentação, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Desde 1980 participou de inúmeras exposições coletivas, entre elas: Como vai você, Geração 80? (1984, EAV-Parque Lage), Panorama da Arte Brasileira (1997, MAM-SP), Caminhos do Contemporâneo (2002, Paço Imperial-RJ) e Abrigo Poético (2002, MAC-Niterói). Suas exposições individuais mais recentes foram Escultura como Imagem (2008, Paço Imperial-RJ) e Nudez e território, com a instalação Grande nua na poltrona vermelha (2009, Cavalariças da EAV do Parque Lage). Foi Artista Residente no Yorkshire Sculpture Park; premiada com a Bolsa Rio Arte e com Bolsa de Pesquisa no Exterior – CAPES, na University of the Arts London. É representada pela Galeria Anna Maria Niemeyer, Rio de Janeiro.

Plataforma de pesquisa: Fundação Eva Klabin, Av. Epitácio Pessoa, 2480 – Lagoa. Dia 17 de novembro, terça-feira, às 17h. Entrada Gratuita. Capacidade: 80 lugares. Para garantir seu lugar, reservas com antecedência nos telefones 3202-8554 / 3202-8550 e 8236-1825 ou pelo email: [email protected] Site: www.evaklabin.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira