Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/05/2007 - 08:54

FIEE Elétrica e electronicAmericas movimentam US$ 2 bilhões

Os números consolidados do evento indicam um crescimento de 20% em relação aos resultados alcançados em 2005.

A melhor edição dos últimos 10 anos. Essa foi a definição encontrada por muitos dos expositores da 24ª FIEE Elétrica e 4ª electronicAmericas, entre eles José Heimer, diretor-presidente da Heimer. Promovidos pela Alcantara Machado Feiras de Negócios, com apoio da Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) e parcerias da Messe München e da Imag, os eventos, que ocorreram de 23 a 27 de abril no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, reuniram 1.100 expositores de 34 países e cerca de 52 mil visitantes.

“O volume de negócios gerados na feira chega a US$ 2 bilhões para os próximos seis meses, o que representa 4% do faturamento em dólar do setor, que em 2006 foi de R$ 104,1 bilhões”, comenta Humberto Barbato, presidente da Abinee.

A grande visibilidade e a possibilidade de ampliar relacionamentos são pontos fortes na opinião de tradicionais expositores da FIEE Elétrica. Para a Stemac, fabricante de geradores, a edição deste ano foi bastante proveitosa. “Abrimos portas e estendemos nossos contatos. Diversos parceiros trouxeram clientes ao estande para conhecer o nosso trabalho. A FIEE Elétrica acaba sendo uma vitrine e há muita integração”, resume Victor Peres, responsável pelo departamento de Vendas da empresa.

O amadurecimento da feira também é lembrado por empresas experientes no evento. “Há alguns anos fomos pioneiros na demonstração de equipamentos para automação industrial. Percebemos que ao contrário de outras feiras internacionais, que estão encolhendo, a FIEE Elétrica e eletronicAmericas segue em sentido oposto: está se tornando referência na América do Sul” ressalta Julio Freitas, diretor da Altrade, fabricante de produtos eletroeletrônicos. “Aproveitamos a FIEE Elétrica para mostrar aos clientes que temos tradição, qualidade e, ano após ano, novidades”, afirma Luiz Roberto Pádua, diretor comercial e fundador da Contemp, fabricante de toda a linha de produtos para processos industriais.

“A feira é uma oportunidade para estreitar o relacionamento com os clientes fora das pressões do dia-a-dia”, avalia Carlos Roberto Hohl, diretor da ABB, referência mundial em automação, que apresentou lançamentos para o setor de energia. Muitos expositores compartilham dessa opinião. A exemplo de Lílian Ito, coordenadora de Marketing da Prysmian: “marcamos reunião, falamos de vários assuntos. É ótimo, pois as pessoas estão mais descontraídas”. Já para o gerente de Vendas da Uniklima / Kit Frame, Gabriel Priven, o objetivo de mostrar o portfólio aos especialistas foi cumprido.

“Durante o evento mostramos nossas novidades ao público do setor e iniciamos negócios”, afirma Aníbal Gracioli, responsável por eventos da Weg, uma das maiores fabricantes de motores elétricos da América Latina que participa da feira desde a primeira edição. “A FIEE Elétrica é muito importante para fazermos contatos”, confirma Luis Sarmento, gerente regional da Orteng, que produz soluções em sistemas de energia e automação, empresa que há 40 anos participa da FIEE Elétrica.

A maioria dos expositores estabeleceu ótimos relacionamentos com estrangeiros. Segundo a Nansen, empresa mineira do setor de tecnologia e eletrônica, o balanço da 24ª FIEE Elétrica foi bastante positivo. “Em nosso estande, conhecemos clientes em potencial fora do Brasil, além de notar que o público estava focado e extremamente qualificado”, afirma o diretor Comercial, Renzo Rodrigues Sudário, que também destacou o interesse do público por automação, sistemas e medição eletrônica.

“A FIEE Elétrica e eletronicAmericas deste ano aconteceu num momento chave, em que percebemos novos investimentos na indústria. Tivemos oportunidade de mostrar aos clientes os projetos que estamos desenvolvendo. Posso dizer que, nesse quesito, nossa participação foi um sucesso”, diz Pablo Pava, gerente de marketing e vendas da Siemens. O entusiasmo é compartilhado pelo gerente de Vendas e Marketing da Cummins Power Generation, Flávio Mello. “Os contatos proporcionados pela feira fazem surgir oportunidades de gerar dividendos. Conseguimos fechar um contrato de R$ 300 mil com a Dental Morelli, de Sorocaba, para fornecimento de dois grupos geradores”, revela.

O Grupo Cemar, que passa a comercializar produtos da Legrand, fornecedora de soluções para instalações elétricas, gostou do que viu. De acordo com o gerente de Marketing do Grupo, Felipe Maciel, o movimento aumenta a cada ano e estimula a empresa a participar de todas as edições. “O número de visitantes impressiona“, completa Laércio Calandrino, gerente de Marketing da Steck.

A Sew-Eurodrive, multinacional alemã fabricante de acionamentos e produtos eletrônicos para a indústria, atribui o sucesso da feira à excelente infra-estrutura, localização e organização do evento. “Apresentamos vários lançamentos e notamos que o volume de visitantes e potenciais clientes aumentou em relação à edição anterior”, afirma Celso Fonseca, gerente regional de Vendas da Sew São Paulo. “Tivemos boas oportunidades na feira, que este ano está repleta de compradores estrangeiros”, comemora Kelly Caporali, gerente de Marketing da GE.

Perfil da Alcantara Machado - Pioneira no Brasil e na América Latina na realização de feiras de negócios, desde 1958, a Alcantara Machado tem sua história ligada ao desenvolvimento da indústria do País. A empresa já realizou 650 feiras e dois mil eventos em amplitude nacional e internacional. Hoje, a Alcantara Machado possui um portfólio com mais de 50 eventos ativos e promove mais de 30 feiras de negócios por ano, englobando diferentes segmentos da economia, incluindo as mais importantes realizadas no Brasil e na América Latina. Entre elas, Fenit, Fenatec, Salão do Automóvel, Feicon Batimat, Cosmetic Cosmética, PhotoImageBrazil, Automec, Mecânica, Geobrasil Summit, Expolux, Itmex, Febrava, FIEE Elétrica, Feimafe, Qualidade, Fenatran, Brasilplast e Semana Internacional da Embalagem, Impressão e Logística.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira