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08/05/2007 - 08:58

Indústria de componentes projeta novos negócios até o final do ano

Resultados da FIMEC apontam para desempenho favorável principalmente para quem investe em diferenciação através do design e da tecnologia.

A projeção de negócios no setor de componentes está otimista para os próximos meses. Contatos recentes entre potenciais clientes e fabricantes de produtos e insumos para couro e calçados devem gerar, até o final do ano, mais de US$ 6 milhões em negócios. A expectativa é resultado da 31ª FIMEC, realizada de 17 a 20 de abril, em Novo Hamburgo. Na feira, a Assintecal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos) e seus parceiros - APEX-Brasil (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos), SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Ministério do Turismo – investiram cerca de R$ 390 mil reais em projetos e ações para fomentar a abertura de novos mercados e a manutenção dos atuais. “Os números mostram que o design, a tecnologia e a diferenciação são o caminho para quem pretende se manter em atividade no setor coureiro-calçadista”, ressalta o presidente da Assintecal, Luís Amaral.

No projeto Comprador Assintecal/APEX, foram mais de 400 rodadas de negócios e comercialização estimada em US$ 7,8 milhões, para o período de 12 meses, a partir dos contatos entre 94 empresas brasileiras de componentes e 33 visitantes internacionais, da América Latina, África, Europa e Ásia. No Projeto Brasil, realizado em parceria com o SEBRAE Nacional, outras 250 rodadas de negócios projetam um montante superior a R$ 800 mil em vendas, no período de um ano. A parceria com o SEBRAE-SP, que trouxe empresas de todos os pólos calçadistas à FIMEC, também registrou mais de uma centena de contatos e potencial de concretização de negócios, além dos projetos Mix by Brasil, Moda & Tecnologia em Cena e Showroom by Brasil . “Sabemos que o mercado no setor calçadista não está em sua melhor fase, mas verificamos a cada ano que passa que os produtos com maior design e tecnologia são os que garantem espaço em qualquer mercado. Por isso, a Assintecal vem trabalhando cada vez mais com estas metas em suas ações e projetos”, ressalta o presidente.

Design – Uma ação paralela à FIMEC foi a exposição Os Caminhos do Brasil a Seus Pés, realizada no Espaço Vasco Prado da Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, entre 12 e 22 de abril. A mostra reuniu os 14 protótipos finalistas do concurso de design de mesmo nome, realizado pela Assintecal e MTur. “Lá esteve em evidência o foco com o qual trabalhamos, de fortalecimento do design brasileiro a partir do que temos de mais verdadeiro, que é nossa cultura e nossas riquezas naturais e históricas, fundamentos que também se aplicam ao turismo. Foi um momento muito especial para o calçado brasileiro, que ganhou notoriedade num dos principais espaços culturais do estado”, avalia Amaral. Em dez dias, a exposição contou com cerca de 700 visitantes, além de estar localizada ao lado do teatro Bruno Kiefer, que realiza sessões aos finais de semana com lotação de 200 pessoas em cada espetáculo teatral.

O setor de componentes também teve lançamentos de livros na feira, o Jantar Anual Assintecal by Brasil, a entrega do Prêmio Primus Inter Pares Assintecal/Copesul e o Café by Brasil.

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