Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/05/2007 - 08:59

Telex retoma expansão com franquias

Com consultoria da Vecchi & Ancona, rede de lojas de aparelhos auditivos estima totalizar 100 unidades até o final de 2008.

O Centro Auditivo Telex, rede carioca de franquias, se estruturou para um período de franca expansão nos próximos meses. Referência em aparelhos auditivos no Brasil, a marca pretende comemorar 60 anos, em 2008, com 100 unidades – hoje são 47 lojas franqueadas e nove próprias. Para isso, a empresa aposta na consultoria da Vecchi & Ancona Estratégia e Gestão, especializada na expansão de redes de negócio.

Após o diagnóstico da Vecchi & Ancona, a empresa traçou um novo planejamento estratégico, alterando seus canais de distribuição e redefinindo a atuação das lojas. “Houve uma mudança na diretoria e no foco do negócio. A nossa expansão agora não será apenas operacional, no número de lojas, mas essencialmente focada no suporte aos novos investidores”, explica a gerente de varejo da marca, Nina Boaventura.

O foco da empresa agora é atuar com unidades franqueadas, mantendo algumas próprias para não perder contato com o cliente final. Estas serviriam para testar novos procedimentos e estratégias comerciais e de marketing; por sinal, duas unidades-piloto seriam mantidas para o treinamento de novos franqueados. “A área de varejo foi reestruturada, com uma equipe altamente qualificada para assessorar os franqueados no desenvolvimento de seu negócio e no suporte à rede”, afirma.

No seu segmento, a Telex, que detém o certificado de qualidade ISO 9001, é a única a adotar o modelo de franchising para expansão. O objetivo agora é crescer especialmente em Minas Gerais, São Paulo e Paraná, além de regiões em que a marca ainda não está presente.

A Telex, que se destaca pela linha de produtos e pela tecnologia de ponta, pertence desde 2000 ao grupo multinacional William Demant, tendo como principal acionista a dinamarquesa Oticon. Líder entre os fabricantes e mais antiga empresa do mundo na produção e pesquisa de aparelhos auditivos, a Oticon está presente em 150 países, com 2,5 milhões de clientes.

Ana Vecchi, diretora da Vecchi & Ancona e responsável pela reestruturação da marca, relaciona a estrutura do grupo que controla a empresa à segurança do investimento nesta franquia: “A Telex já tem nome e imagem muito consolidados no Brasil e possui um suporte fantástico em sua estrutura acionária, o que permite fácil acesso às novas tecnologias e aparelhos, além de estar estruturada na quarta geração de franquias”, avalia.

Franquia: Nome da empresa - Telex Centro Auditivo | Ramo de atividade: comércio de produtos auditivos | Número de lojas próprias: 9 | Número de lojas franqueadas: 47 | Distribuição geográfica: 20 estados | Data de fundação da empresa: 1948 | Adesão ao franchising: 1992 | Investimento Inicial: de R$ 80 mil a R$ 150 mil | Capital de Giro: R$ 20 mil | Taxa de franquia: de R$ 15 mil a R$ 40 mil | Taxa de royalties: 5% sobre a compra da franqui | Taxa de publicidade: 3% sobre o faturamento bruto | Faturamento médio mensal por unidade: de R$ 70 mil a R$ 80 mil | Lucro médio mensal (% do faturamento): 15% (margem líquida) | Prazo de retorno do investimento: de 18 a 24 meses | Número de funcionários por unidade: mínimo de 3 pessoas | Área da unidade (em metros quadrados): em torno de 50 a 60 m² | E-mail para contato: [email protected] | Telefone para contato: (021) 2104-9114.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira