Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/11/2009 - 09:22

Índice de cheques honrados têm melhor desempenho desde janeiro de 2008

Economia dá sinais de melhora e gera oportunidades de emprego.

São Paulo – Os brasileiros estão otimistas com a proximidade do Natal. Segundo dados da TeleCheque, empresa especializada em verificação de crédito em compras com cheques, a previsão do varejo nacional é positiva para esse final de ano. "Os brasileiros estão honrando muito mais suas compras, negociando melhor as condições de pagamento com os lojistas e encaixando os gastos com a renda mensal. Com isso, o varejo fica mais confiante e oferece mais promoções em valor e prazo aos clientes, garantindo maior rentabilidade aos negócios e uma carteira de clientes mais saudável.", explica José Antônio Praxedes Neto, vice-presidente da TeleCheque.

De acordo com a última pesquisa da empresa, do total de cheques emitidos no mês de outubro, 97,76% foram honrados, 1,15% a mais que o mesmo período de 2008. "Conquistamos o maior índice de bons pagadores desde janeiro de 2008, comprovando que os brasileiros estão mais conscientes na hora de fazer as compras", destaca Praxedes. Na comparação mês a mês, houve um crescimento de apenas 0,01% em relação a setembro, porém significativo uma vez que o país acaba de retomar os patamares pré-crise.

Diante desse quadro, a TeleCheque espera uma aumento no poder de compra e mais oportunidades de emprego no país. "Com a nova postura do consumidor brasileiro, acreditamos que, cada vez mais, eles vão negociar prazos e parcelas mais adequadas aos seus rendimentos para não perder o poder de crédito. Paralelo a isso, com o maior número de vendas, os lojistas tendem a expandir os negócios e/ou ampliar os estoques das lojas atuais, gerando assim, novas oportunidades de emprego, mais descontos e parcelamentos mais longos", explica o vice-presidente.

No mês de outubro, o destaque no índice de cheques honrados por segmento foi o setor de Móveis e Decoração (98,69%), que subiu nove posições registrando um crescimento de 1,31% frente ao mês de setembro (97,41%). "Esse setor mostra, claramente, que o consumidor voltou às compras. Essa época do ano é cheia de promoções e assim, é possível trocar os móveis da casa, sem comprometer o orçamento para 2010", finaliza Praxedes. Na sequência da lista estão Posto de Combustíveis (98,47%), Supermercados (98,10%) e Saúde (97,94%).

No ranking por Estado, a liderança ficou com o Interior de São Paulo (98,70%), um aumento de 0,87% e dez posições na tabela, quando comparado a setembro. Na segunda colocação, com três posições a mais, está o Rio Grande do Norte com 98,58%, seguido de Paraná (98,53%), Paraíba (98,21%), Minas Gerais (98,19%) e Santa Catarina (98,18%).

Vale ressaltar que os critérios de pesquisa da TeleCheque levam em conta os valores em reais das transações com cheques - e não a quantidade de folhas de cheques emitidas - metodologia considerada mais adequada à realidade e às necessidades do varejo.

Perfil da TeleCheque:Há 25 anos no mercado, a TeleCheque, empresa especializada em verificação de crédito em compras com cheques, vem aperfeiçoando seus serviços para que seus clientes possam expandir suas vendas e a oferta de crédito a seus consumidores, com total segurança. O banco de dados da empresa é alimentado por informações fornecidas pelo Banco Central, por 100 instituições financeiras, pelos usuários do sistema, pela base de dados da TeleCheque e por parceiros, reunindo cerca de 309,5 milhões de informações de mais de 50 milhões de emitentes, atualizadas permanentemente. Atualmente, mais de 13 mil usuários utilizam os seus sistemas em mais de mil municípios do Brasil. A empresa é associada à Abracheque (Associação Brasileira de Serviços de Informação, Verificação e Garantia de Cheques). | Twitter: https://twitter.com/telecheque

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira