Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/11/2009 - 09:39

Mais de 49% dos brasileiros compraram marcas próprias em 2009

Essa é apenas uma das revelações do inédito estudo de Marcas Próprias 2009 – 15º Estudo Anual Nielsen, divulgado hoje no evento de lançamento do congresso 2010 da Abmapro. A pesquisa mostra também que a quantidade de itens de marca própria cresceu 23% em 2009 e que houve um crescimento de 7% no faturamento em relação ao ano anterior. Segundo a Abmapro, Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização, mesmo com viés econômico segmento de marcas próprias cresce e dribla a crise.

Em 2009, os produtos de marca própria tiveram um crescimento de 7% no faturamento em relação ao ano de 2008 no autosserviço. Embora não seja possível quantificar em valores esse índice, é fácil estimar que ele equivale a bilhões de reais, já que apenas o setor supermercadista registrou um faturamento de R$ 158,5 bilhões no ano passado.

As categorias de marca própria com maior faturamento, de acordo com o estudo da Nielsen, foram: leite asséptico, óleo vegetal e azeite, papel higiênico, arroz, açúcar, bolachas e biscoitos, feijão, pães e bolos, iogurtes e panetones. Juntas elas somaram R$ 786,9 milhões em vendas no autosserviço.

Outro fato importante apontado pelo estudo foi o aumento da quantidade de novos produtos de marca própria colocados à disposição dos consumidores. O número de ítens cresceu 22,7%, na comparação entre 2009 e o ano anterior, alcançando um total de 55.752 mercadorias disponíveis em 165 (24%) das 684 empresas participantes da pesquisa. “Esses dados mostram que, entre junho de 2008 e julho de 2009, no auge da crise, o segmento de marcas próprias cresceu”, afirma Neide Montesano, presidente da Abmapro – Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização (www.abmapro.org.br).

O estudo da Nielsen (www.br.nielsen.com) mostra ainda que grande parte da população no Brasil consome produtos de marca própria e que eles estão cada vez mais presentes nos lares brasileiros. Em 2009, as marcas próprias conquistaram cerca de 18,2 milhões de shoppers, o que representa 49,3% da população brasileira.

Marcas próprias 2009 – 15º Estudo Anual Nielsen – resumo | Período de apuração: agosto de 2008 e julho de 2009. Público pesquisado: 684 empresas do autosserviço.

Marca própria no mundo: - A Europa continua sendo a região onde as marcas próprias têm o maior nível de desenvolvimento. A Suíça (46%) é o país onde a marca própria tem maior participação. Entre 2001 e 2008, a participação em volume avançou de 31,3% para 37,9% no continente. | - Nos EUA, as marcas próprias ganham importância, com participação de 17% nas vendas, em valor, em supermercados, drogarias e varejo em geral. | - Na América Latina, a Colômbia é o país com maior penetração das marcas próprias – participação de 9,2% no faturamento –, com destaque para alimentação e limpeza doméstica.

No Brasil: - A quantidade de ítens de marcas próprias cresceu 22,7%, em 2009. Destaque para o aumento do número de itens das categorias eletroeletrônicos, que subiu de 605 itens para 1.122 (85,5%), e têxtil, de 16.484 itens para 24.426 itens (48,2%). O crescimento dos ítens da cesta de eletroeletrônicos se deve a produtos como acessórios para computador, rádio e para TV, pen drives, mouses e teclados, entre outros.

No primeiro semestre deste ano, 49,3% da população brasileira, equivalente a 18,2 milhões de shoppers, foi ao ponto de venda comprar marca própria ao menos três vezes.

-A participação das marcas próprias, em volume, no mercado nacional foi de 5,6% no autosserviço.

Abmapro - (www.abmapro.org.br) - A Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização, fundada em 2006, reúne dezenas de empresas, de diferentes segmentos de mercado e formatos de negócios, de prestadoras de serviços e indústrias, inclusive as de terceirização, a canais de vendas, desde o varejo até atacadistas e distribuidores.

A missão da associação é informar e orientar os empresários, bem como os consumidores brasileiros e a comunidade acadêmica, sobre as vantagens do fenômeno “private label”, cujos produtos e serviços conquistam cada vez mais participação nas vendas do mercado varejista.

The Nielsen Company - (www.br.nielsen.com) - The Nielsen Company é uma empresa global de informação e mídia, líder de mercado com marcas reconhecidas no setor de marketing e informação de consumidor, televisão e medição de meios e telefonia móvel, inteligência online, feiras comerciais e publicações de negócios (Billboard, The Hollywood Repórter, Adweek). Companhia privada, está presente em mais de 100 países e sua sede está em Nova Iorque (Estados Unidos).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira