Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/11/2009 - 09:47

Para Lula, Ano da França no Brasil intensifica relação profícua

Em companhia do ministro Juca Ferreira, presidente participou de entrega de prêmios em São Paulo.

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Cultura Juca Ferreira fizeram um balanço altamente positivo do Ano da França no Brasil, durante uma série de discursos realizados no dia 10 de novembro, em São Paulo. Os dois participaram da entrega do 3.º Prêmio de Comércio Exterior França-Brasil, no Hotel Grand Hyatt, evento que integra os Encontros de Inovação França-Brasil - que por sua vez, também faz parte das celebrações do ano comemorativo.

Em seu discurso, o presidente afirmou que o Ano da França no Brasil está longe de seu encerramento oficial, no dia 15 de novembro, em um domingo. “O significado do verbo “encerrar” só tem sentido na agenda específica das comemorações. Porque, a exemplo do que ocorre aqui no fórum, estamos no começo de uma caminhada longa e profícua que enriquecerá cada vez mais nossas nações”, afirmou o presidente.

Lula também lembrou dos números e realizações que mostram a intensificação das relações comerciais, educacionais e culturais entre os dois países: “Somos o quarto parceiro comercial da França. As trocas comerciais franco-brasileiras foram intensificadas em 2009, alcançando quase US$ 9 bilhões. Isso significou uma progressão de 12,8% em relação a 2007”. O presidente também citou investimentos na área da defesa e também do significativo aumento de bolsas de estudos oferecidas pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior): “Das cerca de 4.400 bolsas distribuídas esse ano, 27% são para estudos na França. De 2007 para cá, temos mais bolsistas estudando na França do que nos Estados Unidos. Esse é um dado extremamente importante na preferência que o Brasil começa a ter pela França. Traduz a sinergia entre a França e o Brasil e a necessidade de dialogarmos cada vez mais”, afirmou.

O ministro Juca Ferreira parabenizou todos os que estiveram envolvidos nos cerca de 390 eventos em 22 Estados brasileiros. “Tanto o Ano do Brasil na França, em 2005, quanto o Ano da França no Brasil contribuíram para a retomada de uma relação mais intensa, mais constante, mais profunda, modernizada em todas as áreas”.

Ferreira lembrou que um dos aspectos mais importantes do Ano foi que a França trouxe para o Brasil uma parte de sua diversidade cultural que boa parte dos brasileiros não conhecia. “Parabéns a todos, o Ano da França no Brasil foi bem-sucedido. Fiquei com receio em um determinado momento pela crise econômica, mas nós conseguimos manter o compromisso. As atividades foram realizadas e o governo brasileiro contribuiu de forma significativa. Em torno de R$ 54 milhões foram investidos, direta e indiretamente, através da Lei Rouanet”, disse o ministro, ressaltando que deseja intensificar ainda mais as relações entre os dois países.

Os patrocinadores do Ano da França no Brasil (http://anodafrancanobrasil.cultura.gov.br/) são: Comitê de patrocinadores franceses:

Accor, Air France, Alstom, Areva, Caixa Seguros, CNP Assurance, Câmara de Comércio França-Brasil, Dassault, DCNS, EADS, GDF SUEZ, Lafarge, PSAPeugeot Citroën, Renault, Saint-Gobain, Safran, Thales, Vallourec.

Patrocinadores brasileiros: Banco Fidis, Banco Itaú, Bradesco, BNDES, Caixa Econômica Federal, Centro Cultural Banco do Brasil, Correios, Eletrobrás, Fiat, Gol, Grupo Pão de Açúcar, Infraero, Oi, Petrobras, Santander, Serpro.

Parceria: Ministério da Cultura, Ministério das Relações Exteriores, TV5Monde, Ubifrance, Aliança Francesa, CulturesFrance, TV Brasil, SESC, SESC SP. Realização: Governo Federal do Brasil e República Francesa.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira