Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/05/2007 - 09:06

Kumon começa a preparar alunos para as Olimpíadas de Matemática 2007

Entenda porque a rede tem tantos medalhistas

Nos últimos cinco anos, a rede de ensino Kumon teve um grande destaque nas Olimpíadas Brasileira e Paulista de Matemática, conquistando 142 medalhas, entre outro, prata e bronze. Este sucesso acontece devido a um trabalho de preparação eficaz e de qualidade, que tem resultados comprovados no excelente desempenho dos alunos nas provas.

Recente avaliação do Ministério da Educação, sobre o ensino da Matemática no país, mostra que estudantes da 4ª série do ensino fundamental têm dificuldade em somar e subtrair. Sendo assim, os brasileiros estão em último lugar na matéria, numa lista de 41 países. Isto mostra que os colégios estão deixando a desejar no ensino da disciplina e, por isso, fazer Kumon é muito importante.

Durante os meses que antecedem estas competições, algumas unidades reforçam as habilidades dos alunos que irão competir, testando o desempenho dos mesmos, baseadas em testes anteriores, seguindo o tempo de realização destes testes, para que eles estejam aptos e se sintam cada vez mais seguros. Só em 2006, na Olimpíada Paulista de Matemática, o Kumon participou da 1ª fase com 900 concorrentes, tendo 103 finalistas e 18 premiados com medalhas de ouro, prata e bronze.

Um dos grandes diferenciais da rede é que mesmo em unidades que ainda não tiveram medalhistas, o estímulo à participação nas olimpíadas é muito grande, como no caso da franqueada Antônia Maria Peixoto Paredes, da unidade Vila Nova Cachoeirinha, em São Paulo. “Sempre incentivei meus alunos a participar de competições como esta. Eles são de uma região carente, estudam em escolas públicas e precisam se testar e saber o que está acontecendo lá fora”, conta.

“Eu criei uma rotina para prepara-los já a partir da 5ª série, um dia por semana, com a ajuda de uma aluna adiantada que sempre participa das olimpíadas. Durante uma hora eles trocam idéias, refazem testes de olimpíadas passadas e se aperfeiçoam. Aline Rodrigues Farias, a aluna que me ajuda, sempre vai para a segunda fase e isso já é uma grande vitória”, conclui.

Outro exemplo de sucesso é a aluna Juliana Arruda, que concluiu os cursos de Matemática e de Português e já faturou medalha de Prata em 2004 e 2005 e Ouro em 2006. “Quando vi a vitória da Juliana, eu explodi. Saí correndo em direção ao palco e todo mundo pensou que eu fosse a classificada. Só dizia: é minha aluna! Não contive as lágrimas, pois seria o último ano da Ju, já que só é permitida a participação até a 2ª série do Ensino Médio. Preparei-a com a ajuda do meu filho Daigo, medalhista em diversas olimpíadas e sempre acreditamos no seu potencial”, conta Marlene Hirama, da unidade Kumon Campinas -São Bernardo.

Marlene também estabelece uma rotina de preparação olímpica para seus alunos, que começa em fevereiro e vai até o início dos eventos. A cada 15 dias, seu filho Daigo prepara uma aula especial, voltada para o grupo de alunos inscritos (todos adiantados). Neste ano, a turma conta com 25 estudantes que buscam uma medalha. “A aula é bem interessante e focada no conteúdo das olimpíadas. Os alunos passam sábados inteiros se preparando para as provas”, completa.

Ouro na OPM de 2003, 2004 e 2005, ouro na Olimpíada Brasileira de 2003, bronze na OBM de 2004 e ouro novamente na Olimpíada Paulista de Matemática 2006, desta vez na categoria Gama, Henrique Watanabe, de 15 anos, é um dos grandes orgulhos da rede. "Ele sempre foi muito inteligente, os pais sabiam disso e investiram no seu futuro. Hoje ele já não pode mais participar, mas sua história já faz parte da nossa história", conta Joanice Komura, da unidade Kumon Saúde Kenmei - Pq. Imperial, em São Paulo.

Sem dúvida alguma, exemplos como estes são motivos de orgulho para todos os brasileiros, já que vivemos em um país onde a educação está sempre em segundo plano e as crianças ainda vêem a matemática como um bicho de sete cabeças. O Kumon ajuda a derrubar estes preconceitos e colabora na construção de futuros promissores.

29ª Olimpíada Brasileira de Matemática: de 16 de junho a 28 de outubro de 2007 - http://www.obm.org.br/ | Olimpíada Paulista de Matemática 2007: de 18 de agosto a 10 de novembro de 2007 - http://www.opm.mat.br/

Quem quer dar uma reforçada no saber e tentar conquistar uma medalha deve entrar em contato com a unidade Kumon mais próxima de sua casa. Telefone (11) 3059-3700 / www.kumon.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira