Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/11/2009 - 12:05

Ciesp Sorocaba orienta empresários para prevenção de explosões

O Departamento de Segurança e Medicina do Trabalho da Diretoria Regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp Sorocaba) realizou duas palestras no auditório da entidade, em 10 de novembro. O coronel do Exército Brasileiro, Domingos de Abreu de Vasconcelos Neto e o presidente da Associação Brasileira para Prevenção de Explosões (ABPEX) conduziram os temas.

Vasconcelos Neto abriu a palestra com o assunto “Plano de alerta quanto à possibilidade de ocorrências de manifestações e greves”. A apresentação abordou a regularização de procedimentos, em caso de ocorrência de manifestações e greves em Sorocaba. “Medidas preventivas e educadoras resolvem 90% de tudo. É preciso combater as causas do problema”, frisa o coronel.

A utilização de procedimentos, tais como vídeo monitoramento, melhorias na comunicação e elaboração de plano visam a troca de informações, acionamento de autoridade e, principalmente, a integração de todos os envolvidos. “O vídeo monitoramento é para segurança da própria empresa. Além disso, o empresário não tem que ver o sindicato como inimigo. Nós trabalhamos juntos”, afirma.

Já o palestrante da ABPEX, Nelson Mário Lopez Muñoz, abordou a certificação de profissionais para atmosferas explosivas, com foco na redução dos custos de manutenção e seguros de explosão e incêndio. Para o coordenador do Departamento de Segurança e Medicina do Trabalho, Ruy Jaegger Jr, a temática serve para esclarecer a nova legislação do Ministério do Trabalho e dos Seguros. “A nova lei mostra oportunidades únicas para os profissionais que trabalham em empresas sujeitas a risco de explosão”, enfatiza.

Munõz forneceu explicações a respeito da legislação trabalhista, desde as décadas de 1930 e 1940, e esclareceu o conceito de área classificada e atmosfera explosiva. “Ao longo de 60 anos fomos caça. Agora somos caçadores. Nós vamos ser regidos por políticas internacionais”, diz. Ele afirma que o segmento químico sofreu por conseqüência da desinformação e que a ABPEX pretende difundir informação. “Nosso objetivo é treinar pessoas, capacitar, qualificar e certificar, através de cursos, seminários e congresso”, ressalta.

De acordo com Muñoz, compreender a indústria como unidade sujeita a risco potencial de explosões, faz projetá-la com equipamentos especiais e, assim, ter seu valor de investimento amplificado. “Os grandes vilões nas indústrias com áreas classificadas são os sistemas elétricos e de instrumentação, mas por que isso? Porque são potenciais fontes de ignição”, esclarece.

As palestras do Ciesp Sorocaba registraram a participação de empresários de segurança do trabalho, como Luiz Antonio Batista Rosa, responsável por esse setor na empresa ECIL, que avaliou positivamente o encontro. ”Achei as palestras interessantes. A primeira foi sobre segurança. E, para mim, trouxe pontos fundamentais de prevenção. Já a segunda, como foi feita a redução de seguros e a importância de se treinar e orientar para uma melhoria contínua de prevenção de explosões”, finaliza.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira