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08/05/2007 - 09:12

Preço de commodities no exterior é baixo porque esse produtos não têm marca, diz representante de ministério

Brasília - O diretor do departamento de Promoção Internacional do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Eduardo Sampaio, avalia que a dificuldade das commodities (produtos como café, milho, soja e amendoim) terem bom preço no mercado internacional decorre do fato de esses produtos serem genéricos e não terem uma marca, como é o caso de uma calça jeans, por exemplo.

Sampaio participou dia 7 de maio (segunda-feira), da conferência internacional "Global Initiative on Commodities", que até sexta-feira, dia 11, discute, em Brasília, questões relacionadas ao tema, bem como sua importância para a economia interna dos países pobres ou em desenvolvimento.

Especificamente em relação ao Brasil, ele acredita que o etanol pode se tornar uma commodity "de muita aceitação no mercado internacional", já que o combustível tem despertando em inúmeros países.

"O país não teme concorrência no campo do etanol com o interesse manifestado por outros paises de produzi-los. É até favorável que isso aconteça, para que seu abastecimento seja sustentável no mercado internacional".

Ele defende a idéia de que a expansão de plantações de cana-de-açúcar não significam perigo de devastação florestal. "O estado de São Paulo é um grande pasto, menos que um grande plantel de cana, como muita gente diz".

Segundo ele, embora o estado produza metade da cana-de-açúcar do país (com 3 milhões de hectares de lavoura), ocupa 15 milhões de hectares para pastagens. "Ou seja, 3 vezes mais que as plantações de cana".

A soja, acrescenta Sampaio, ocupa 22 milhões de hectares. "Há muita área desmatada próximo das cidades dotadas de infra-estrutura e que estão sub-aproveitadas. Essas áreas podem vir a ser utilizadas para aumentar o plantio de cana, sem prejuízos para o meio ambiente".| Por: Lourenço Canuto/ABr

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