Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/11/2009 - 13:09

Nacionalização é tema do encontro de fornecedores Bosch

Empresa quer aumentar o volume de compras local, fornecedores de matéria-prima e BNDES são parceiros da Bosch neste programa.

A Robert Bosch América Latina, empresa que atua nos segmentos automotivo, bens de consumo e construção e tecnologia industrial, realiza hoje o seu encontro anual de fornecedores. Nesta edição, o tema central do evento é a nacionalização. Queremos reduzir a importação e aumentar o volume de compras local em cerca de R$ 140 milhões por ano, afirma Paulo Rocca, diretor de Compras da Robert Bosch América Latina.

Desenvolver fornecedores locais faz parte da política da Bosch, sempre com o objetivo de reduzir a complexidade e os custos de abastecimento da empresa e gerar empregos e investimentos no país onde ela está instalad a. A Bosch no Brasil alcançou nos últimos 10 anos um aumento de 35% no seu índice de nacionalização de compras, o que representa mais de R$ 350 milhões, porém, ainda há itens que, até o momento, não apresentavam viabilidade econômica para nacionalização.

O encontro que a Bosch está realizando hoje é uma iniciativa de integrar a cadeia de suprimentos em busca dessa viabilidade. Vários estandes, divididos por segmentos usinagem, estamparia, forjaria fundição, injeção de alumínio, elementos de fixação, plásticos, borracha e fricção, expõem aos cerca de 120 fornecedores presentes no evento, os itens que cada divisão de negócio da Bosch deseja nacionalizar e que, até agora, têm sido importados por elas individualmente.

Reunir esses itens por segmento permitiu aumentar o volume e, consequentemente, melhorar as condições de negociação junto aos fornecedores de matéria-prima. Três importantes empresas, Gerdau, Mangels e Radici, dos segmentos de aço em barra, aço plano e plásticos de engenharia, respectivamente, aceitaram o desafio de oferecer melhores condições comerciais frente ao volume apresentado pela Bosch. Estas empresas são parceiras da Bosch neste evento de hoje e estão aqui para apresentar suas propostas técnicas e comerciais aos nossos fornecedores, diz Rocca.

Os fornecedores que decidirem investir para atender à demanda de nacionalização apresentada pela Bosch poderão contar também com a oferta de crédito do BNDES Banco Nacional de Desenvolvimento Social. Técnicos da instituição participam do encontro para orientar os interessados sobre a melhor maneira de acessar os produtos e programas disponíveis.

Além disso, como já é de costume, a Bosch oferecerá aos fornecedores todo o suporte técnico para o desenvolvimento do item e do seu processo de produção e controle. A empresa também conta com um Programa de Desenvolvimento de Fornecedores baseado nos princípios Lean de produção.

Perfil: O Grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. Em 2008, seus cerca de 280 mil colaboradores contribuíram para gerar um faturamento de 45.1 bilhões de euros nos setores de tecnologia automotiva, tecnologia industrial, bens de consumo e tecnologia de construção. O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e suas mais de 300 subsidiárias e empresas regionais presentes em cerca de 60 países. Incluindo os representantes de vendas e serviços, a Bosch está presente em aproximadamente 150 países. Esta rede mundial de desenvolvimento, produção e distribuição é a base para continuidade do crescimento. A cada ano a Bosch investe mais de 3.5 bilhões de euros, ou 8% de seu faturamento global, em pesquisa e desenvolvimento, e requer registro de mais de 3.000 patentes em todo o mundo. Com seus produtos e serviços a Bosch oferece soluções úteis e inovadoras para melhorar a qualidade de vi da das pessoas. A empresa foi fundada em Stuttgart, em 1886, por Robert Bosch (1861-1942) como Oficina de Mecânica de Precisão e Eletrotécnica. A estrutura acionária diferenciada da Robert Bosch GmbH garante a autonomia empresarial do Grupo Bosch, o que torna possível o planejamento de longo prazo e a realização de importantes investimentos de vanguarda para garantir a segurança da empresa no futuro. Noventa e dois por cento das cotas do capital da Robert Bosch GmbH pertencem à Robert Bosch Stiftung GmbH (Fundação Robert Bosch), uma instituição sem fins lucrativos. A Robert Bosch Industrietreuhand KG, uma investidora industrial, detém a maioria dos direitos de voto. Os negócios são conduzidos por esta investidora. As ações remanescentes são de propriedade da família Bosch e Robert Bosch GmbH. [Site: www.bosch.com.br ]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira