Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/11/2009 - 13:29

Florianópolis terá novo hospital em 2010

Administrador de empresas com 22 anos de atuação em gestão em saúde e especialista em Qualidade Hospitalar, Newton Quadros é o diretor executivo do Hospital Baía Sul (HBS), empreendimento em construção na Capital. Quadros, que nos últimos quatro anos esteve à frente de um dos principais grupos de saúde de São Paulo, acumula ainda as funções de presidente do Conselho de Administração e diretor executivo do Baía Sul Hospital Dia (BSHD). “Nossa intenção é tornar Florianópolis referência estadual na área da saúde, a partir da implantação de um centro integrado que irá aliar alta tecnologia, profissionais qualificados e corpo clínico de alto padrão”, afirma.

O Hospital Baía Sul, que entra em funcionamento no primeiro semestre de 2010, está sendo construído no Baía Sul Medical Center, complexo de saúde que já abriga mais de cem clínicas e consultórios, a Clínica Imagem, o Laboratório Santa Luzia e o Baía Sul Hospital Dia, especializado em cirurgias de baixa e média complexidade. Quando o novo empreendimento estiver concluído, o complexo vai agrupar serviço de pronto atendimento, 85 leitos de internação, 15 de UTI (nove deles privativos) – e nove salas de cirurgia, três delas exclusivas para realização de procedimentos de alta complexidade.

Esse contexto, segundo Quadros, vai contribuir para a melhoria da qualidade no atendimento médico-hospitalar na Grande Florianópolis. “Além de reunir uma série de serviços no mesmo local, teremos dois diferenciais muito importantes: um centro cirúrgico para procedimentos de alta complexidade e a oferta de leitos de terapia intensiva, segmento em que há uma grande carência na região”. Com isso, boa parte dos pacientes que hoje recorrem a outros centros como Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo em busca de determinados tratamentos poderá ser tratada no Hospital Baía Sul, inclusive por meio de operadoras de planos de saúde.

O administrador chama atenção ainda para um processo de gestão assistencial que está diretamente relacionado à recuperação do paciente e que será implantado no Hospital Baía Sul: o trabalho de humanização nas UTIs. “Isso supera a simples oferta de infraestrutura física, propondo uma cultura de atendimento que inclui o tratamento diferenciado do paciente e também da família, com uma abordagem dos aspectos sociais, emocionais, físicos e espirituais”. Segundo Quadros, o novo processo inicia com a escolha de profissionais com um perfil específico para atuar em áreas críticas como as UTIs e inclui um grande investimento em educação e treinamento. “Pesquisas científicas comprovam que o acolhimento e humanização interferem diretamente no s sistema psicossomático dos pacientes e na recuperação dos mesmos, reduzindo inclusive o prazo de internação”, argumenta.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira