Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/11/2009 - 13:35

Wal-Mart é a Empresa Sustentável do Ano

EXAME premiou na noite de ontem as 20 companhias que melhor integraram a responsabilidade corporativa às suas práticas de gestão.

São Paulo — A revista EXAMEpremiou na noite de ontem, no Hotel Unique, em São Paulo, as 20 empresas que melhor integraram a sustentabilidade às suas estratégias de negócios em 2009. Dentre os vinte laureados, o Walmart foi eleito como a Empresa Sustentável do Ano, pelo acordo fechado com seus fornecedores para não disponibilizar nas lojas do grupo nenhum produto fabricado às custas de desmatamento. “Sem dúvida, nós podemos ajudar o Meio Ambiente, ajudar as comunidades e ganhar dinheiro com isso”, disse Hector Nuñes, presidente da Walmart no Brasil.

Lista completa das empresas e projetos premiados pelo Guia EXAME 2009: AES Brasil | Alcoa | Amanco | Anglo American Brasil| Banco Bradesco | BRF Brasil Foods | Bunge | Coelce | CPFL Energia | EDP | Fibria | Itaú Unibanco S.A.| Masisa | Natura Cosméticos| Philips do Brasil | Promom | Serasa Experian | Suzano Papel e Celulose | Tetra Pak | Wal-Mart.

Compromisso com a responsabilidade ambiental - Estudo publicado pelo Guia EXAME de Sustentabilidade tem dados otimistas sobre a relação das empresas com a causa: das 141 participantes (de um total de 210 inscritas) que responderam ao questionário do Guia EXAME de Sustentabilidade, 80% possuem critérios ambientais para todas as etapas do processo produtivo. No ano passado, essa porcentagem era de 63%. Chama atenção também a mudança de proporção de empresas que possuem metas para redução de consumo de água (de 77% em 2008 para 93% em 2009) e que avaliam formalmente a emissão de CO2 gerada por suas atividades (de 39% no ano passado para os atuais 47%). A preocupação também pode ser medida pela vinculação da remuneração variável de executivos às metas ambientais e sociais. Embora a questão econômica ainda seja o principal critério de avaliação para a distribuição de bônus em 84% das empresas, o retorno de resultados ambientais e sociais já é recompensado em mais de 40% das empresas.

O Guia aponta que a questão da sustentabilidade está evoluindo, mas também que o caminho a percorrer é longo. Se por um lado 70% das empresas afirmam publicar relatórios de sustentabilidade, apenas 38% deles estabelecem metas de melhoria de desempenho e prestam contas dos compromissos assumidos no ano anterior. A publicação mostra ainda como a crise mundial afetou os investimentos das companhias em sustentabilidade.

O Guia EXAME de Sustentabilidade teve aumento de 20% nas inscrições em 2009, totalizando 210 empresas. Isso demonstra o sucesso crescente do anuário e o interesse das companhias em comunicar suas práticas sustentáveis.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira