Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/11/2009 - 13:51

Petrobras e UFRJ inauguram laboratórios de Perfilagem e Petrofísica e de Sedimentologia e Petrologia


A Petrobras e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) inauguraram no dia 11 de novembro (terça-feira), os Laboratórios de Perfilagem e Petrofísica e de Sedimentologia e Petrologia. De acordo com Edison José Milani, gerente geral de Pesquisa e Desenvolvimento de Exploração do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), as duas disciplinas são de grande importância para os desafios presentes na exploração e produção na camada pré-sal. Milani lembrou a tradição que a Petrobras tem em investir em pesquisa e desenvolvimento. “Estamos aqui hoje assistindo ao resultado de um processo que começou há mais de três anos, com a criação das Redes Temáticas”.

A ampliação da infraestrutura física e computacional do Laboratório de Perfilagem e Petrofísica da UFRJ permitirá o atendimento às demandas tecnológicas da Rede Temática de Geofísica da Petrobras, na caracterização petrofísica e na calibração rocha-perfil-sísmica. Entre os equipamentos adquiridos, está o Maran – um instrumento de ressonância magnética nuclear capaz de medir, em imagens tridimensionais de alta resolução, propriedades diversas em corpos de rochas, como permeabilidade e porosidade. Também foram adquiridas uma sonda de perfilagem geofísica de poços e uma viatura para realização das operações de perfilagem no campo.

O Laboratório de Sedimentologia e Petrologia recebeu melhorias nas instalações das salas de Petrologia Sedimentar e Sedimentologia Analítica. Também foram adquiridos equipamentos como microscópios específicos, computadores, impressoras e sonda para testemunhagem. A implementação de infraestrutura e aumento da capacidade analítica e operacional permitirá a ampliação da pesquisa na área, envolvendo estudo de rochas em afloramentos e testemunhos, assim como o suporte analítico e de capacitação técnico-científica em projetos de pesquisa.

Segundo Milani, as parcerias com as instituições de P&D são fundamentais para o desenvolvimento e capacitação de profissionais especializados. “A interação com as universidades brasileiras auxiliará a Petrobras nos desafios ligados ao pré-sal. Voltaremos a celebrar quando surgirem os primeiros resultados dos projetos de pesquisa e desenvolvimento aqui realizados”.

Investimento em Pesquisa e Desenvolvimento - A reforma dos laboratórios da UFRJ faz parte de uma estratégia da Petrobras para investimentos em universidades e institutos de pesquisas brasileiros, que tem possibilitado uma significativa transformação na infraestrutura laboratorial da academia nacional. Desde 2006, a Petrobras tem investido cerca de R$ 400 milhões por ano em cerca de 80 instituições de todo o Brasil, que, organizadas em redes temáticas coordenadas pelo Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), desenvolvem soluções tecnológicas para os principais desafios da indústria de energia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira