Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/11/2009 - 14:44

Primeiro anestésico de propofol desenvolvido com nanotecnologia na América Latina será apresentado no Congresso Brasileiro de Anestesiologia

Nova formulação do propofol é resultado de pesquisas e investimentos do Laboratório Cristália em nanotecnologia

Como empresa mais inovadora do país e maior fabricante de anestésicos e adjuvantes da América Latina, o Laboratório Cristália não poderia deixar de apresentar aos anestesiologistas de todo o Brasil seu mais novo produto: o Propovan, a versão nano emulsão do anestésico propofol, inédita na América Latina. Durante a 56ª edição do CBA – Congresso Brasileiro de Anestestesiologia, os mais de 4 mil médicos esperados para o evento poderão conhecer o anestésico de perto, por meio de mini-simpósios que serão realizados no estande do Cristália. O CBA acontece em Salvador, de 14 a 18 de novembro, no Centro de Convenções da Bahia.

O propofol clássico é composto por uma molécula originalmente oleosa, que necessita de formulação lipídica para apresentar estabilidade física e química. Com a nanotecnologia os cientistas do Cristália desenvolveram nanômeros de propofol. A nova dimensão estrutural faz com que o medicamento apresente estabilidade em forma líquida, eliminando de sua formulação lipídios, como lecitina de ovo e óleo de soja, encontrados na formulação clássica, sem perder sua efetividade.

O Propovan também apresenta menor risco de contaminação, uma das grandes preocupações quando é realizada a aplicação do medicamento. Sua nova formulação dispensa a cadeia de frio, muito utilizada e necessária para a comercialização da emulsão de propofol. Os dois fatores podem contribuir para a redução dos custos de armazenagem, mas essa confirmação só será feita após a conclusão dos estudos comprobatórios em andamento.

Esta é a primeira formulação do propofol desenvolvida na América Latina, o que coloca o Laboratório Cristália entre um dos mais capacitados a produzir medicamentos de primeira linha. A nano emulsão do propofol estará disponível para comercialização em 2010, após a conclusão dos estudos clínicos.

Inovação no Cristália - Durante o congresso, os profissionais conhecerão um pouco mais sobre a ampliação do foco em pesquisa e inovação praticada pelo Cristália. A criação de produtos que revolucionam o mercado dos fármacos é possível no Cristália devido ao seu investimento pesado em ciência e tecnologia.

Com aplicação de R$ 30 milhões em construções e equipamentos, o Cristália inaugurou em setembro deste ano o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação, onde ocorre todo planejamento e coordenação das pesquisas desenvolvidas pelo Laboratório, que hoje tem 29 projetos de novos medicamentos em andamento, sendo 14 de inovações incrementais e 15 inovações radicais – inéditas no mundo.

Além de agilizar em 30% o fluxo das pesquisas, tornando o processo mais produtivo, o Centro de PD&I contribuirá para a ampliação do foco de inovação do Laboratório Cristália, em virtude da excelência de sua estrutura e equipamentos com tecnologia de ponta. E para dezembro, o Cristália prepara a inauguração de sua nova fábrica farmacêutica que deve triplicar a produção de medicamentos. São investimentos de R$160 milhões, que permitirão ao Laboratório ampliar o desenvolvimento de projetos feitos entre parcerias público-privadas.

Em conjunto com sua equipe própria formada por 105 cientistas e 21 técnicos altamente capacitados, o Cristália investe em inovação aberta, ou seja, em parceria com universidades e institutos de ciência e tecnologia, como USP, UNICAMP, FIOCRUZ, UFRJ, USP, UFSM, UFSC, UNIFESP, UFMG, UFRGS, UECE, UFAM, UnB, INCOR, Nucel, Farmanguinhos, Irmandade Santa Casa de Misericórdia SP, Fundação Zerbini, Instituto Butantan, LAFEPE, Laboratório Farmacêutico da Marinha e Hemobras. Dessa forma, realiza pesquisas conjuntas com mais de 100 pesquisadores de universidades e instituições.

O Laboratório Cristália é a única empresa farmacêutica brasileira que realiza a cadeia completa de PD&I, – desde a concepção do projeto, desenvolvimento do princípio ativo farmoquímico ou biotecnológico, prospecção da propriedade intelectual e industrial, tecnologia farmacêutica, estudos de estabilidade, testes clínicos para comprovação da eficácia e segurança, fabricação do produto até a disponibilização do medicamento no mercado.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira