Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/11/2009 - 14:49

Copa Matsuda Mangalarga realiza final este mês


Últimas oportunidades para obter o índice para a finalíssima acontecerão nas provas das cidades paulistas de Mococa e Jaú.

Considerada a principal disputa funcional do meio mangalarguista, a Copa de Andamento Matsuda Mangalarga está entrando em sua fase decisiva. Agora faltam apenas duas etapas antes da grande final da competição, marcada para acontecer na Fazenda Barrinha, em Espírito Santo do Pinhal (SP), nos dias 28 e 29 de novembro, com uma premiação recorde de R$ 160 mil.

Neste final de semana, o Parque de Exposições José André de Lima, situado na cidade paulista de Mococa, será o palco da oitava etapa da competição. Aguardada com grande ansiedade, a disputa será a penúltima oportunidade para os criadores que sonham em credenciar seus animais para a decisão da Copa.

A programação do evento, cuja organização está a cargo dos mangalarguistas Danton de Andrade, Eduardo Lima Filho e Mário de Andrade, terá início às 8h da manhã de sábado, prosseguindo até a tarde deste domingo, 15 de novembro. Para avaliar os animais concorrentes, três experientes jurados foram convocados: Marcelo Leite Vasco de Toledo, Paulo Francisco Gomes Della Torre e Roberto Antônio Trevisan.

Iniciada no mês de junho, a Copa de Andamento Matsuda Mangalarga passou até o momento pelas cidades de Jundiaí (SP), Guaxupé (MG), Jaú (SP), Uberaba (MG), Amparo (SP), São João da Boa Vista (SP) e Londrina (PR). E antes de chegar a Pinhal, palco da decisão do torneio, a disputa retornará a Jaú, onde acontecerá, nos dias 21 e 22 de novembro, a nona e última prova classificatória para a grande final.

Marcha Trotada - As provas de andamento foram criadas para valorizar a marcha trotada. Considerada a principal característica do cavalo Mangalarga, essa andadura natural permite aos exemplares da raça conjugar a agilidade dos eqüinos de trote com a comodidade dos animais marchadores, tornando-os apreciados por todos aqueles que sabem o valor de uma boa montaria.

Durante as disputas, os animais concorrentes são avaliados em diversos quesitos, como: deslocamento (cobertura de rastro e progressão da passada), comodidade, sincronia e elegância da movimentação, ausência de movimentos parasitas, regularidade e disposição. Apesar de separados em classes diferentes, tanto machos como fêmeas participam das provas, subdivididos em categorias conforme a idade: 36 a 48 meses, mais de 48 a 60 meses, mais de 60 meses e, por fim, cavalos castrados com mais de 36 meses.

. [www.cavalomangalarga.com.br ou pelo telefone (11) 3673-9400]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira