Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/11/2009 - 15:09

Encontro Nacional da Indústria definirá agenda pró-crescimento

Propostas consolidadas no 4° ENAI serão apresentadas aos candidatos à Presidência da República nas eleições de 2010.

Brasília – Mil e quinhentos empresários, líderes sindicais, presidentes e executivos das federações de indústrias dos estados e do Distrito Federal participarão do 4º Encontro Nacional da Indústria (ENAI). O evento, organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), ocorrerá nos dias 17 e 18 de novembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

Durante o ENAI, os líderes empresariais consolidarão as propostas que a indústria apresentará aos candidatos à Presidência da República nas eleições de 2010. A agenda da indústria conterá propostas nas áreas de inovação e competitividade, relações trabalhistas e sindicais, infraestrutura, meio ambiente, comércio exterior e política econômica. “Em anos anteriores algumas ações se materializaram como política pública, pois refletiam o interesse e a representação da indústria em favor do desenvolvimento do Brasil”, afirma o diretor de Operações da CNI, Rafael Lucchesi.

O ano eleitoral é uma boa oportunidade para o setor produtivo pautar os futuros mandatários sobre a agenda do desenvolvimento. Essa é a percepção do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Rodrigo da Rocha Loures. Ele lidera a comitiva de industriais paranaenses que participará do ENAI. Segundo ele, entre os temas que devem ser discutidos no Encontro está a questão cambial.

“A valorização do dólar frente ao real sufoca as exportações e limita a competitividade das empresas. Além disso, há a dificuldade de acesso ao crédito e outros problemas que criam um ambiente propício à desindustrialização”, afirma Rocha Loures. Outro tema que será debatido no ENAI são os encargos sobre o trabalho. “Esperamos mais atenção em relação à reforma da legislação trabalhista”, diz o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), Jorge Côrte Real.

Com a proximidade da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 15), que ocorrerá em dezembro em Copenhague, na Dinamarca, a questão ambiental ganhará destaque no ENAI. A indústria apóia a participação do país no esforço global para reduzir a emissão de gases que provocam o efeito estufa. “Temos que tomar muito cuidado com as propostas que exigem do Brasil compromissos de redução das emissões que comprometem o crescimento. Já seguimos regras ambientais de maneira adequada”, destaca o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (FINDES), Lucas Izoton Vieira.

A programação do ENAI pode ser conferida no site do evento. Os debates e sessões plenárias serão transmitidos via web pela da TV indústria.

. [ 4º Encontro Nacional da Indústria, dias 17 e 18 de novembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Brasília/DF. Informações: www.cni.org.br/econtrodaindustria ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira