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14/11/2009 - 15:16

Universidades federais de Itajubá e santa maria vencem a maratona universitária da eficiência energética

Após três dias de intensas disputas e muita criatividade, a sexta edição da Maratona Universitária da Eficiência Energética terminou no último sábado com a consagração das universidades federais de Itajubá (MG) e Santa Maria (RS). Os mineiros estabeleceram um novo padrão entre os elétricos e os gaúchos surpreenderam com o seu protótipo a gasolina.

A disputa aconteceu no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, entre os dias 5 e 7 de novembro. Entre as equipes participantes, 28 carros (12 a gasolina e 16 elétricos) conseguiram estabelecer marcas de economia. Estiveram representadas 16 faculdades de engenharia, design, gestão ambiental, matemática e arquitetura dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Após conquistar o terceiro lugar em 2008, a equipe de Itajubá apostou na tecnologia e equipou seus carros elétricos com motores utilizados em projetos aeroespaciais. Venceram, quebraram o recorde e garantiram o segundo lugar. O protótipo campeão percorreu 39,6 km com a carga de uma bateria de moto (12V 4Ah). Ano passado, mesmo com a bateria mais forte (era usada a versão de 6Ah), o vencedor atingiu 29,9 km.

Desde a sua primeira participação, a equipe de Santa Maria sempre foi imbatível entre os elétricos. Mas a história mudou. A equipe teve seus recordes “pulverizados” pelos mineiros, mas surpreendeu ao vencer com um carro a gasolina. Com a marca de 345,5 km/l, a universidade chegou perto do recorde da prova (367 km/l), registrado pela Unicamp em 2007.

Estreantes Fizeram Bonito - Na edição 2009, a Maratona Universitária da Eficiência Energética contou com a presença de vários estreantes. O CEFET-MG foi o melhor entre os modelos a gasolina, com a sexta colocação e 140,2 km/l. A Universidade Regional de Joinville (SC) conquistou o nono lugar com 81 km/l.

A USP São Carlos (SP) apresentou o melhor protótipo elétrico estreante, com 16,9 km percorridos e o sexto lugar na categoria A equipe chegou a participar em 2008, mas teve problemas técnicos e não conseguiu entrar na pista. Também fizeram o seu “batismo” em Interlagos os carros da Uniban (SP), Faculdade Cinecista de Osório (RS), Universidade Estadual do Oeste do Paraná e Universidade Federal de Santa Catarina.

Carros e Motores para os Campeões - Com patrocínio da Fiat, FPT Powertrain Technologies e NSK Rolamentos, além de apoio técnico da Heliar e VZAN, a competição premiou as duas universidades que alcançaram o menor consumo energético, em cada categoria, com carros da Fiat Automóveis para uso didático. Os terceiros colocados ganharam um conjunto de três motores da FPT.

Uma Referência Mundial - Criada em 2004 pela Projeto de Comunicação, a Maratona Universitária da Eficiência Energética, é atualmente uma das maiores competições do mundo voltadas para a pesquisa da eficiência energética veicular.

Resultados da Maratona 2009.: Categoria Gasolina (Universidade/Carro/Consumo): 1 - Universidade Federal de Santa Maria (Santa Maria/RS) - EESM06 - 345,5 km/l | 2 - Universidade Anhembi Morumbi (São Paulo/SP) - Errba 4 - 252,1 km/l | 3 - UNICAMP (Campinas/SP) - Eco 367 - 193,6 km/l | 4 - Universidade Federal de Santa Maria (Santa Maria/RS) - Bombaja - 183,5 km/l | 5 - Unifei (Itajubá/MG) - Octanum - 181,1 km/l | 6 - CEFET (Belo Horizonte/MG) - Ecofet - 140,2 km/l | 7 - Universidade Federal de Rio Grande (Rio Grande/RS) - Promic 11 - 137,3 km/l | 8 - Faculdade de Design Industrial de Mauá (Mauá/SP) - K2 - 113,4 km/l | 9 - Universidade Regional de Joinville (Joinville/SC) - Rinoceros - 81 km/l | 10 - Instituto Mauá de Engenharia (São Bernardo do Campo/SP) - EcoMauá - não completou as 12 voltas | 11 - Instituto Mauá de Engenharia (São Bernardo do Campo/SP) - Dunhas - não completou as 12 voltas | 12 - Mackenzie (São Paulo/SP) – Mundrungo II - não completou as 12 voltas.

Categoria Elétrico (Universidade/Carro/Distância)* : 1 - Unifei (Itajubá/MG) - Tesla - 39,6 km | 2 - Unifei (Itajubá/MG) - E-Urb - 32 km | 3 - Instituto Mauá de Engenharia (São Bernardo do Campo/SP) - Fênix - 23,5 km | 4 - Universidade Federal de Santa Maria (Santa Maria/RS) - EESM07 - 20,3 km\ 5 - UNICAMP (Campinas/SP) - Tesla - 17,2 km | 6 - USP São Carlos (São Carlos/SP) - Fênix - 16,9 km \ 7 - Universidade Federal de Santa Maria (Santa Maria/RS) - EESM08 - 14,7 km | 8 - Faculdade de Design Industrial de Mauá (Mauá/SP) - K3 - 13,8 km \ 9 - Mackenzie (São Paulo/SP) - Elétrico - 13,1 km | 10 - Universidade Anhembi Morumbi (São Paulo/SP) - Errbatronic 3 - 12,2 km | 11 - Universitas FEPI (Itajubá/MG) - Cel de Minas - 11,2 km \ 12 - Faculdade Cinecista de Osório (Osório/RS) - Ventos do Sul - 10,5 km | 13 - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Foz do Iguaçu/PR) - Quati 01 - 9,9 km \ 14 - Universidade Federal de Rio Grande (Rio Grande/RS) - Promic - 9,9 km | 15 - Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis/SC) - E3PO - 7,4 km | 16 - UNIBAN (São Paulo/SP) - Tesla Drive - 3,3 km . [ Foram utilizadas baterias Heliar HTZ5 de 12V 4Ah (aplicação principal em motos e scooters de 100 a 150 cc)]

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