Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/11/2009 - 15:23

Vacaria recebe a quinta franquia do Programa Florescer

Parceria entre IER e CEAVA beneficiará 350 crianças e adolescentes.

O Instituto Elisabetha Randon Pró-Educação e Cultura – IER, braço social das Empresas Randon, e o Conselho de Entidades Assistenciais de Vacaria – CEAVA, com o apoio da Diocese de Vacaria assinaram até o dia 10 de novembro (quarta-feira), o convênio de parceria. O evento realizado durante a reunião almoço de Vacaria, contou com a presença do presidente do Conselho de Administração das Empresas Randon, Raul Anselmo Randon, da diretora presidente do Instituto Elisabetha Randon, Maurien Randon Barbosa, da Presidente da CEAVA, Maria José Guazzelli de Guazzelli Costa, da presidente do COMDICA e Coordenadora do Florescer CEAVA, Irmã Edna dos Santos Rodrigues, do Bispo Emérito de Vacaria, Dom Orlando Dotti, representantes políticos, empresariais e franqueados do Florescer.

O empresário Raul Randon afirmou que o Florescer é a maneira certa, justa e econômica de saber como será o futuro destes jovens e convidou aos demais empresários de Vacaria a apoiarem o programa. A Irmã Edna ressaltou a importância de oferecer oportunidades para a formação dos jovens. Segundo ela, é possível uma cidade e uma sociedade diferentes, mas para isso é preciso acreditar no potencial das crianças e dos adolescentes - e concluiu: “A gente só ama o que conhece”.

Essa parceria visa a implantação da quinta franquia social do Programa Florescer que beneficiará pelo menos 350 crianças e adolescentes do município, na faixa etária de 6 a 14 anos, em situação de vulnerabilidade social, que terão em turno inverso ao da escola formal, gratuitamente, acesso a atividades pedagógicas, culturais e esportivas, com a finalidade de promover formação integral e inclusão social. O processo de implementação da nova franquia, já está em andamento e as atividades com as crianças e jovens iniciarão em março de 2010. Para integrar o sistema de franquia do Florescer, o programa terá o apoio da Diocese de Vacaria que sediará o espaço físico para a realização das atividades e do CEAVA, que passa a contar com mais este programa social. A franquia fortalecerá as relações do Instituto Elisabetha Randon com a comunidade local, investindo no cuidado da infância e da juventude de Vacaria, para formação de uma geração mais preparada para a vida.

Com objetivo de realizar um trabalho preventivo contra riscos sociais a que a infância e a juventude estão expostos, como marginalidade, violência e exploração sexual, drogadição, evasão e repetência escolar e exploração do trabalho infantil, acrescentando a isso o enfoque educacional, o Florescer registrou índices de aprovação escolar próximo a 100%, no ano passado, contra uma taxa de aprovação escolar brasileira de 79,5%. Os índices de empregabilidade dos jovens que concluem o Florescer cotabilizam 93%, nos segmentos metal-mecânico, comércio e serviços.

No oitavo ano de atividades, o Programa funciona em dois núcleos, localizados nas dependências das Empresas Randon, na cidade de Caxias do Sul (RS). Participam do Programa 340 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, selecionadas dentro do critério de vulnerabilidade social. O sistema de franquia social já está em funcionamento em Ribeirão Preto (SP), desde 2004, na Rodorib Tecnologia Rodoviária Ltda e, em Curitiba, na Casa São João Batista, desde 2008. Este ano passou a operar em Bento Gonçalves em parceria com a Associação Bento-gonçalvense de Convivência e Apoio à Infância e Juventude (ABRAÇAÍ), e ainda, em Maringá, numa parceria entre o cliente G10 e o distribuidor Randon ATDL. Com outras duas novas franquias em fase de constituição, o Florescer chegará ao fim de 2010 com aproximadamente mil educandos beneficiados pela metodologia do Programa Florescer que é disponibilizada pelo Instituto Elisabetha Randon como modelo a outras instituições que quiserem adotar a iniciativa para que um maior número de crianças e adolescentes tenha a chance de um futuro promissor.

Instituto Elisabetha Randon Pró-Educação e Cultura - é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil com Interesse Público) e foi criado com o objetivo de desenvolver ações de responsabilidade social das Empresas Randon voltadas para a comunidade, apoiando ou desenvolvendo programas voltados à educação de crianças e adolescentes no contraturno escolar, a cultura e o voluntariado, promovendo a integração das empresas com a comunidade. Um dos programas mantidos pelo Instituto Elisabetha Randon é o Florescer, que consiste num centro de educação livre e multidisciplinar que inclui reforço escolar, assistência na realização das tarefas escolares diárias, atividades de inglês, informática, educação corporal, canto-coral, musicalização por instrumentos, educação ambiental e projetos sobre valores, na atividade educação para vida, além de ciclo de palestras para comunidade.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira