Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/11/2009 - 11:27

Boas práticas no negócio

Empresários são certificados pelo Programa de Alimentos Seguros .

Donos de hotéis e pousadas de Tiradentes mudam hábitos para se adequarem às boas práticas de manipulação de alimentos. Apoiados pelo Sebrae-MG, eles finalizaram a implantação do Programa de Alimentos Seguros (PAS) e já comemoram os resultado na melhoria da qualidade dos produtos alimentícios, na redução de custos e no controle do gerencimento do negócio.

Uso obrigatório de touca e luvas, telas nas janelas e alimentos embalados. Essas são algumas mudanças que a empresária Maria do Carmo Vilhena implantou na sua pousada. Há oito anos no setor, ela foi uma dos 10 empresários capacitados pelo PAS na cidade.

As mudanças começaram na infraestrutura da cozinha. Um escritório foi reconstruído e se transformou em uma despensa onde são armazenados separadamente os alimentos.

Telas para evitar a entrada de insetos foram colocadas em todos as janelas. Uma pia foi construída do lado de fora da cozinha para a lavagem das mãos antes dos manuseio dos alimentos.

Os funcionários foram treinados para evitar a contaminação da comida. Todos os talheres de pau foram retirados da cozinha. Tábuas de vidros substituíram as de plástico. Na geladeira, os produtos são retirados das embalagens e colocados em recipientes fechados. Os alimentos congelados são etiquetados com data de validade.

De acordo com a empresária, um ambiente mais limpo e organizado reflete na qualidade do alimentos produzidos. Além disso, o programa ajuda na redução das perdas de alimentos que eram armazenados de forma inadequada.

Para a empresária, o cuidado com a higienização é essencial para continuar no mercado, já que os clientes estão cada vez mais exigentes em relação à qualidade de produtos e aos serviços prestados.| Sebrae-MG

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira