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17/11/2009 - 11:35

Graxa da SKF entra no portfólio da WEG

Agora, a empresa sueca, que já é responsável pelos rolamentos que equipam os motores elétricos da WEG, também passa a ser uma das fornecedoras oficiais de graxa lubrificante.

A SKF do Brasil acaba de ter a sua graxa LGHP2 homologada como lubrificante oficial dos motores elétricos da WEG. A indústria sueca já é responsável pelo fornecimento dos rolamentos utilizados nos equipamentos da WEG, que está presente no mundo todo com seus produtos e soluções.

Segundo José Roberto Aguiar, engenheiro de aplicação da SKF do Brasil, a homologação da graxa LGHP2 como opcional para uso nos motores elétricos da WEG reforça o posicionamento da SKF no mercado de graxas especiais para rolamentos. “Isso representará um incremento de 35% no volume de graxas comercializadas no mercado de reposição industrial”, prevê o executivo.

Para homologar uma nova graxa em seu portfólio, a WEG exige que o produto atenda a uma séria de rígidas especificações técnicas. A graxa LGHP2 da SKF se enquadra completamente a todas as exigências, pois passou por testes prévios realizados no próprio Centro de Pesquisas da companhia na Holanda.

A graxa LGHP2 da SKF garante alto desempenho em aplicações de lubrificação de rolamentos de rolos e esferas para motores elétricos. Composta por Poliuréia, ela permite o bom funcionamento do equipamento em situações extremas - temperaturas que podem variar de 40º C negativos até 150º C positivos – evitando corrosão e mantendo intacta a vida útil do rolamento e do motor.

O produto também possui substâncias que conferem baixo nível de ruído dos motores. Além disso, a graxa LGHP2 pode ser misturada com outras graxas com espessantes à base de Lítio ou complexo de Lítio (desde que se façam alguns testes prévios), o que permite que ela seja utilizada para complementar a lubrificação já existente ou para substituir a graxa anterior, sem perder suas características e performance.

Para se ter uma idéia da qualidade do produto, durante os testes a LGHP2 foi submetida a um esforço de 10 mil RPM, sob uma temperatura de 150º C positivos, obtendo como resultado mil minutos de funcionamento. Em outra avaliação para detectar o nível de corrosão, a graxa da SKF foi submetida a um banho de salmoura com 100% de água do mar, sem sofrer qualquer alteração. “Trata-se de um produto top, que oferecerá aos clientes da WEG o que há de melhor em tecnologia e eficiência para lubrificação de motores elétricos”, completa Aguiar.

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