Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/11/2009 - 12:37

O papel dos eletrólitos na hidratação de atletas e seus animais de estimação

É comum os amantes de atividades físicas donos de cães fazerem do animal um companheiro de treinamento. O condicionamento físico traz benefícios para o homem e para os bichos, mas além da própria hidratação, deve-se cuidar da reposição de líquidos e sais minerais dos pets

Uma visita rápida a parques e áreas de lazer em qualquer cidade do Brasil revela que a prática de atividades físicas muitas vezes tem um companheiro fiel: o cachorro. Puxados pela guia, no passo firme ou na corrida, os animais não medem esforços para acompanhar o desempenho do dono atleta. A língua para fora e os sinais aparentes de cansaço e calor são recompensados com os três Cs: casa, cama e comida. Mas será que é só disso que o animal precisa? E como fica a reposição de líquidos e sais minerais que os donos e seus cães perdem na hora da malhação?

O consumo de eletrólitos pelos animais: Os animais, principalmente os que têm donos atletas - e são atletas por consequência -, também precisam de uma hidratação especial. O equilíbrio hidroeletrolítico é indispensável para o funcionamento do organismo do cão.

A médica veterinária Isabella Vincoletto, do laboratório Vetnil, alerta que além da água, que deve ser fresca e estar limpa, à disposição do cachorro, é importante fornecer um composto contendo sais eletrolíticos em situações de maior intensidade de exercício realizado. A simples administração de água fresca e limpa, não recupera o animal atleta por completo, pois é um líquido carente em potássio, sódio, magnésio e cloro, elementos importantes para o equilíbrio do organismo do animal. Também é importante um composto que contenha uma fonte energética, como por exemplo, a maltodextrina, que favorece a recuperação energética gradual do animal.

No verão os cuidados devem ser redobrados, porque os cães que praticam esporte tendem a ter um desequilíbrio hidro-eletrolítico, devido aos sais perdidos. Precisam, portanto, de um aporte maior de sais minerais e água devido à alta produção de calor corporal e perda de eletrólitos e água.

Os filhotes devem ser poupados de exercícios prolongados, pois uma desidratação pode levá-los à morte com maior facilidade. Outras situações, como o transporte e o estresse também merecem atenção. Todos estes fatores podem causar um desequilíbrio nas concentrações de sais minerais no organismo acarretando em desordens gerais nas mais variadas funções dos órgãos.

Eletrolítico pet – o repositor de eletrólitos do cachorro: A exemplo dos produtos disponíveis para os atletas, a medicina veterinária também disponibiliza repositores de eletrólitos para os animais atletas. O Eletrolítico pet, com composição reidratante totalmente equilibrada, é indicado para reposição oral rápida de eletrólitos perdidos. O Eletrolítico pet é específico para pequenos animais e tem alta concentração de potássio, além de possuir glicose polimerizada (maltodextrina), que não irrita o trato gastrointestinal ao passo que fornece energia ao mesmo tempo.

O produto auxilia de forma eficaz na restauração do organismo dos pets, promovendo a recuperação após exercício físico ou processos de desidratação em caninos, felinos, mustelídeos, aves, roedores e répteis. Além da fácil assimilação, o suplemento é um reforço energético para os bichos.

Vetnil - Fundada em 1994, a Vetnil está entre os cinco maiores laboratórios brasileiros de produtos veterinários e é líder no mercado nacional de eqüinos. A empresa é fabricante de suplementos alimentares que garantem a saúde nutricional e a qualidade de vida de animais domésticos e reprodutores, além de aumentarem a performance de animais atletas. Entre seus produtos estão suplementos e medicamentos para pets (caninos, felinos, aves ornamentais, pássaros e roedores), avestruzes, bovinos, eqüinos, ovinos, caprinos e suínos. Recentemente, a empresa conquistou prêmios importantes promovidos pela imprensa brasileira, dentre os quais o de “Empresa que mais cresceu em 2005 no setor veterinário” (Anuário Exame Agronegócio 2006-2007), o de “Melhor empresa do setor de produtos veterinários (Anuário do Agronegócio 2006, da Revista Globo Rural), além de ter figurado entre as “100 Melhores empresas para se trabalhar no Brasil (Revista Época) e entre as “30 Melhores empresas para a mulher trabalhar 2006” (Revista Época).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira