Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/11/2009 - 12:39

Sentimento do brasileiro sobre economia do País e do seu lar alcança maior patamar desde o início de 2008

A expectativa da população com relação à situação econômica do Brasil e do seu lar alcançou em setembro de 2009 o nível mais alto desde janeiro de 2008. Além disso, pela primeira vez desde o ano passado, passa a ser positiva a expectativa de longo prazo na economia do País.

Essa avaliação é feita pela GfK, 4ª maior empresa de pesquisa do Brasil e do mundo, que mensura a percepção da população de vários países da América do Sul e Europa por meio de índices por ela desenvolvidos e implementados. No Brasil, eles são calculados com base em entrevistas com 1.000 consumidores do País aplicadas a cada dois meses em 12 regiões metropolitanas.

Os indicadores têm como referência o valor 100, assim quanto mais acima deste valor estiver o indicador, mais positiva é a percepção da população.

O sentimento do brasileiro sobre a situação do País nos próximos cinco anos foi o parâmetro que teve o aumento mais significativo em setembro. Desde maio, quando o valor do índice era 84, a percepção era negativa. Em julho, chegou a 89 e, em setembro, atingiu 106. Assim, observou-se pela primeira vez, desde o inicio de 2008, uma percepção positiva sobre os próximos cinco anos.

A expectativa com relação à economia do País nos próximos 12 meses também tem aumentado. No terceiro mês do ano o índice somava 114, em maio chegou a 121, em julho 128 e em setembro o indicador alcançou 134, ou seja, já está 18% maior que o índice de março.

No mesmo período, o crescimento do otimismo também pôde ser percebido no sentimento do brasileiro em relação à situação econômica de sua casa nos próximos 12 meses. Em março ele era 133, crescendo para 135 em maio; já, em setembro, o índice subiu 6 p.p. (pontos percentuais) versus o valor de julho (137), alcançando 143.

Portanto, o sentimento dos brasileiros sobre a situação econômica do seu lar e do seu País está cada vez mais otimista. Assim, o momento do Brasil é positivo e sua economia pode continuar crescendo, já que a sua população espera por maiores movimentações econômicas para o futuro tanto em longo, quanto em curto prazo.

GfK -Criado há mais de 70 anos na Alemanha, o Grupo GfK é a 4ª maior empresa de pesquisa de mercado do mundo. Com 115 subsidiárias, está presente em mais de 100 países nos cinco continentes, gerando mais de 10 mil empregos diretos. No Brasil é a 4ª maior empresa de pesquisa, com 22 anos de atuação no mercado.

Principal escritório do grupo na América Latina, a GfK Brasil auxilia o processo de decisão de clientes de diversos segmentos (Bens de Consumo e Duráveis, Automotivo, Healthcare, Financeiro, Telecomunicações, Varejo, entre outros), fornecendo informações estratégicas para as mais variadas questões de negócios, como: inovação e desenvolvimento de produtos, posicionamento de marca e avaliação de campanhas, satisfação e lealdade de clientes, avaliação de qualidade de atendimento, cenário competitivo no ponto de venda, clínicas de automóveis, através de metodologias qualitativas e quantitativas.

Entre seus clientes estão, Unilever, L`Oreal, Schincariol, Coca-Cola, Pernod Ricard, Nestlé, Johnson&Johnson, Avon, Nívea, Colgate, Kraft, Vivo, Motorola, Nissan, Banco Santander, Banco Real, Bradesco, Unibanco, Credicard-Citi, Roche, Glaxo, Boheringer, Whirlpool (Brastemp), GM, HSBC, Leroy Merlin, Editora Abril, Volkswagen.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira