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17/11/2009 - 12:53

Gente é a razão de ser da Comfoco Endomarketing

Pessoas são a base das instituições e das empresas. A valorização do diferencial humano, inclusive, é a primeira regra do endomarketing. Por isso, a Comfoco Endomarketing alicerça o posicionamento “Gente faz todo o sentido” como aquele que norteia as atividades da empresa com sede em Porto Alegre. A reafirmação da postura de trabalho está impressa em um novo material que destaca os valores da Comfoco: competência, comprometimento e criatividade. Essa potencialização resulta no C³ , como chama a sócia-diretora Ana Claudia Bugarin Rimoli.

Embora atue no segmento há apenas três anos, a Comfoco exibe no portfólio pesos-pesados como Femsa Brasil (leia-se Coca-Cola), Kimberly-Clark Brasil (segmento de higiene e bem-estar), Souza Cruz, De Lage Landen (banco holandês de crédito), Grupo RBS, Paquetá, Killing e Panvel. E, em todos os 14 clientes da sua carteira, procura se comunicar com as pessoas que dão vida às marcas. “A gente não fala com todos ao mesmo tempo. Conversa com cada um a seu tempo. Para nós, endomarketing é focar em gente e projetar resultados”, esclarece Ana Claudia. Claro que, às vezes, é possível ter uma caixa de ressonância gigantesca como tem ocorrido desde 2006 com o “Dia da Família” da Femsa. Em cada um desses encontros anuais realizados em vários lugares do Brasil simultaneamente – que envolvem mais de 40 mil pessoas entre colaboradores e seus familiares somando todas as unidades –, a Comfoco idealiza o conceito e a identidade visual.

A experiência de 16 anos da relações públicas com pós-graduação em gestão de marketing pela UFRGS a fez desenvolver uma metodologia própria na fase de implementação do projeto planejado para um cliente. Depois de concluídas as três etapas iniciais – mapeamento de perfil do público interno, diagnóstico e planejamento –, a equipe da Comfoco direciona a atuação para a comunicação interna, ações estratégicas, motivacionais e de apoio à gestão. “Mais do que comunicação interna, praticamos endomarketing como ferramenta de gestão. Assim, ao partirmos da realidade do cliente, ouvindo-o com extrema atenção, exercitamos o método a fim de atingir os objetivos”, complementa o outro sócio-diretor, o jornalista e fotógrafo Renato Rimoli.

RH mais estratégico - Ana Claudia revela que, atualmente, nas corporações, está disseminada a consciência de que a construção da identidade das empresas e das marcas tem em seus funcionários os elementos decisivos para multiplicar e concretizar o que a comunicação externa leva aos consumidores. “Hoje, é empreendida a busca sistemática de investimento nos colaboradores a fim de proporcionar melhor qualidade de vida. Há uma revisão dos formatos da relação de trabalho a fim de otimizar a produtividade e, claro, os ganhos no negócio”, especifica a executiva. “A área de Recursos Humanos conquistou um status ainda mais significativo na condução estratégica da empresa”, conclui ela.

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