Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/11/2009 - 13:31

SBQ leva à WEB Química para professores e estudantes

Portal Química Nova Interativa tem base com informações científicas confiáveis produzidas por docentes das universidades brasileiras; acesso permite fazer download de material didático.

Com atualizações semanais e número crescente de acessos, o Portal Química Nova Interativa, em operação há quatro meses, oferece a professores e alunos uma base de informação científica para ser explorada com os benefícios da interatividade da web. O Portal, iniciativa da Diretoria e Conselho da Sociedade Brasileira de Química, é alimentado com a colaboração de pesquisadores e docentes de universidades brasileiras e seu conteúdo destina-se, principalmente, ao ensino médio.

Foi concebido para auxiliar professores a preparar aulas, ampliar o conhecimento e obter referências bibliográficas de pesquisa. Eles podem também executar downloads de fotos e vídeos para utilizar em sala de aula.

O portal abre aos alunos a possibilidade de navegar em busca de questões específicas para uma tarefa ou descobrir as relações entre conceitos, acessando links, de acordo com seu interesse. A definição dos conteúdos levou em conta os Parâmetros Curriculares Nacionais estabelecidos pelo Ministério da Educação e a validação das informações tem a chancela da SBQ.

O conteúdo está organizado a partir de dois eixos principais. Um deles são os temas de abrangência interdisciplinar, como, por exemplo, “Ciclos Globais de Carbono, Nitrogênio e Enxofre: a Importância da Química da Atmosfera”. O outro é constituído por conceitos que formam o conhecimento essencial ao estudo da disciplina. O internauta dispõe, ao mesmo tempo, de um “banco de moléculas” que vem sendo ampliado. Este espaço apresenta as moléculas com imagens tridimensionais, traz informações sobre as propriedades, com links para outros tópicos, e situa as características químicas em relação a fatores como o meio ambiente, a saúde humana, produção industrial ou outros aspectos. Os recursos da interatividade, no estudo da química, são particularmente úteis porque a apresentação dos conceitos está associada à visão tridimensional da molécula.

A seção “sala de aula” oferece aos professores material para ampliar o conhecimento sobre os temas a serem trabalhados com os alunos. Neste caso, os links remetem a artigos da revista Química Nova na Escola, publicação da SBQ disponível na web em formato PDF. Os usuários do portal têm à sua disposição, também, uma outra base localizada na entrada “pesquisa de educação em química!” (PEQ). Neste local é possível ter acesso às contribuições da pesquisa educacional sobre os temas abordados.

Com quatro meses de operação, o portal (http://qnint.sbq.org.br) registra 12.600 visitas e vem ampliando suas bases de informação. O Química Nova Interativa conta com conselho editorial formado por seis pesquisadores e docentes que integram os quadros diretivos da SBQ, sob a coordenação do professor Jailson B. de Andrade, da Universidade Federal da Bahia. A edição de conteúdo é do professor Guilherme Marson, da Universidade de São Paulo. A plataforma tecnológica do QNint é baseada na Biblioteca Digital de Ciências (http://www.bdc.ib.unicamp.br), portal coordenado pela professor Eduardo Galembeck, da Universidade Estadual de Campinas (SP).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira