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17/11/2009 - 13:39

Exposição de Portinari e Colóquio Internacional mostram as obras do artista ao Brasil

Evento faz parte do calendário oficial do Ano da França no Brasil.

Para comemorar o Ano da França no Brasil, foi inaugurada a exposição “Portinari em Paris 1946 – 2009”. A mostra, que ficará em cartaz até o dia 4 de dezembro na PUC Rio, relembra a exposição do artista em 1946 na galeria Charpentier na França. No dia 11 de novembro, teve inicio o Colóquio Internacional realizado em parceria com o Colégio Internacional de Filosofia de Paris (CIPH), evento que contará com a presença de João Cândido Portinari, filho do artista e diretor do Projeto Portinari.

Ana Paula Kiffer, coordenadora do curso de pós-graduação em Letras na PUC Rio, diz como a ideia de exposição e do Colóquio teve início. “Ela surgiu no quadro das iniciativas do Ano da França no Brasil, queríamos homenagear e França e ao mesmo tempo pensar nas relações franco-brasileiras. A exibição das obras de Portinari em Paris foi a primeira exposição de um pintor brasileiro na França num momento do pós-guerra.” Ana será a mediadora de uma das três mesas-redondas do Colóquio que discute o tema “Pensamento francês contemporâneo no Brasil”, no dia 11 de novembro. No dia 12, serão debatidos outros dois temas “O abstrato, o figurativo, o figural”, que conta com a presença do professor Jacques Leenhardt e “Política e Crise da Modernidade”, que será discutido por professores do CIPH.

O diretor do Projeto Portinari, João Cândido Portinari, trabalha há 30 anos no resgate das obras do artista que pintou a alma do povo brasileiro: “Hoje temos mais de 5 mil obras e 30 mil documentos com todo esse material começamos a produzir eventos que divulgam para o Brasil e para o mundo o trabalho deste grande artista. Ele foi o pintor que refletiu a alma da nação, mas suas obras estavam invisíveis para o grande público. Nosso objetivo é: Portinari para todos”.

Segundo Jacques Leenhardt, professor da Escola Superior de Estudos de Ciências Sociais (EHESS) na França e participante do Colóquio, Portinari chega a Paris em um contexto social sensível. “Ele chega à Paris num contexto pós-Segunda Guerra Mundial, onde os debates políticos e estéticos são muitos, e ele não entende muito bem isto por ser de outro país. Ele mostra aos franceses que sofreram após a guerra outro tipo de tristeza, a dos retirantes brasileiros.”

Entre os estudantes estiveram presentes no evento, muitos deles não conheciam Portinari e este foi o primeiro o contato com as obras do artista. “Não conhecia suas as obras de antes, mas já tinha ouvido falar deste pintor. Achei interessante e consegui entender o que ele quis dizer em cada quadro. Depois desta exposição decidi aprender mais sobre a arte e a vida de Portinari”, diz Marcelo Vieira estudante de informática da PUC. Cláudia Rodrigues, estudante de jornalismo da mesma universidade, também gostou do que viu na exposição. “Conhecia Portinari, mas não profundamente, hoje descobri a importância da exposição de 1946, em Paris. Depois desta mostra e de assistir ao Colóquio, tenho certeza que aprenderei muito mais sobre o pintor e sua relação com a França”. Thais Avancinni, que estuda Portinari como tema de seu mestrado Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tem outra visão sobre a exposição. “Faço mestrado em Artes Visuais e sempre soube o quanto Portinari contribuiu para a arte no Brasil e no mundo. Fico feliz em saber que agora as obras do melhor pintor brasileiro, na minha opinião, serão conhecidas no mundo inteiro. Estarei presente em todos os dias do Colóquio”.

Os patrocinadores do Ano da França no Brasil (http://anodafrancanobrasil.cultura.gov.br/) são:Comitê de patrocinadores franceses: Accor, Air France, Alstom, Areva, Caixa Seguros, CNP Assurance, Câmara de Comércio França-Brasil, Dassault, DCNS, EADS, GDF SUEZ, Lafarge, PSAPeugeot Citroën, Renault, Saint-Gobain, Safran, Thales, Vallourec.

Patrocinadores brasileiros: Banco Fidis, Banco Itaú, Bradesco, BNDES, Caixa Econômica Federal, Centro Cultural Banco do Brasil, Correios, Eletrobrás, Fiat, Gol, Grupo Pão de Açúcar, Infraero, Oi, Petrobras, Santander, Serpro.

Parceria: Ministério da Cultura, Ministério das Relações Exteriores, TV5Monde, Ubifrance, Aliança Francesa, CulturesFrance, TV Brasil, SESC, SESC SP. | Realização: Governo Federal do Brasil e República Francesa.

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