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17/11/2009 - 13:47

Visa aponta crescimento da utilização de cartões de débito no Brasil

Pesquisa revela que consumidores estão migrando seus pagamentos feitos em cheque para os meios eletrônicos, principalmente o cartão de débito.

São Paulo – De acordo com um estudo feito pelo Banco Central, o uso dos cartões de débito superou o uso do cheque no Brasil, registrando 2,1 bilhões de transações com esse tipo de cartão em 2008, ante 1,9 bilhão de cheques emitidos. Um mapeamento dos meios de pagamentos eletrônicos realizado pela Visa, que analisa o uso, os hábitos e as práticas associadas aos diferentes instrumentos financeiros, aponta que 82% das amostras de pessoas entrevistadas contam com algum serviço bancário e 64% delas possuem um cartão de débito.

Para incentivar o uso dos cartões de débito, a Visa criou uma campanha de marketing intitulada “paGo”, cujo objetivo principal é destacar os benefícios dos cartões de débito Visa em comparação ao cheque e ao dinheiro – o que inclui mais rapidez, segurança, praticidade e conveniência. As novas peças são uma iniciativa integrada da primeira campanha publicitária global ‘mais pessoas Vão com Visa’, lançada em março desse ano, cuja mensagem ressalta o valor e os benefícios da Visa.

“Educar os consumidores sobre os benefícios do débito é uma estratégia prioritária para a Visa. Estamos focando nossos esforços para essa nova campanha de marketing, que foi criada especialmente para a região da América Latina e Caribe, contribuindo com a migração dos pagamentos feitos em cheque ou dinheiro para os pagamentos eletrônicos”, afirma Luis Cassio de Oliveira, diretor executivo de Marketing da Visa do Brasil. “Estamos confiantes que a hora é agora, porque os consumidores estão cada vez mais conscientes dos benefícios do débito. Há cinco anos, cerca de 70% das transações de débito Visa no Brasil eram feitas nos caixas eletrônicos, ou seja, não geravam os benefícios dos meios eletrônicos de pagamento para os portadores de cartões. Atualmen te, esse número beira os 50%”, finaliza Cassio.

O estudo da Visa evidencia uma migração dos pagamentos realizados em cheques para cartões de débito, especialmente nos pagamentos das despesas do dia a dia. A utilização de cartões débito cresceu exponencialmente principalmente para pagamentos de ticket médio baixo. O material aponta que em 2008, 17% dos pagamentos em redes de fast food foram efetuados com cartões débito contra 1% registrado em 2002; no setor de entretenimento, 14% dos pagamentos também foram feitos com débito, ante menos que 1% em 2002.

O estudo da Visa aponta, ainda, o comportamento dos consumidores brasileiros ante os diferentes meios de pagamento. Nesse sentido, 70% dos entrevistados consideram o cartão de débito mais seguro que o dinheiro; 44% dizem que outra vantagem é não precisar carregar dinheiro na carteira, e 29% afirmam que têm maior controle dos gastos. Por outro lado, o produto também oferece benefícios aos comerciantes que têm a certeza do recebimento, não ficam com dinheiro em caixa, e é bem mais rápido que o preenchimento de cheques.

Fica evidente na pesquisa que, apesar desse aumento, ainda existe um grande potencial de crescimento dos pagamentos eletrônicos no País, principalmente no que se refere ao uso dos cartões de crédito e de débito. O dinheiro continua sendo a principal forma de pagamento (57%), seguido dos cartões de crédito (19%), cartões de débito (18%), cartões de marca privada (4%) e cheques e cartões pré-pagos (2%).

Metodologia do estudo: Desde 1999, a Visa desenvolve o estudo de mapeamento de mercado sobre o uso de serviços financeiros na Argentina, no Brasil e no México. É um estudo sobre hábitos que fornece informações das tendências dos consumidores ao usarem as diferentes formas de pagamento disponíveis e suas atitudes em relação as mesmas. O objetivo do estudo é entender o uso, penetração, hábitos e práticas dos diferentes meios de pagamento: dinheiro, cheque, cartões de crédito, débito e marca privada.

No Brasil foram feitas 1.385 entrevistas pessoais com uma mostra aleatória de residências, e com cotas por grupos de idade, sexo, nível socioeconômico e cidade. A duração de cada entrevista foi entre 55 e 60 minutos e realizadas entre junho e agosto de 2009. O foco foram os consumidores bancarizados e não bancarizados, homens e mulheres, entre 18 e 64 anos, de níveis médio-baixo, médio e alto nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Curitiba.

Perfil da Visa Inc.: A Visa Inc. opera a maior rede de pagamentos eletrônicos do mundo, oferecendo serviços de processamento e plataformas de produtos de pagamento. Isto inclui pagamentos em crédito, débito e pré-pago, assim como produtos comerciais que são oferecidos com as marcas Visa, Visa Electron, Interlink e PLUS. A Visa conta com aceitação insuperável em todo o mundo e a Visa/PLUS é uma das maiores redes de caixas automáticos do mundo, oferecendo acesso ao dinheiro em moeda local em mais de 170 países. [ www.corporate.visa.com].

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