Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/11/2009 - 09:39

Fisioterapia pode melhorar qualidade de vida dos portadores de Alzheimer

A doença de Alzheimer é muito mais comum do que parece. Especialistas no assunto já a denominam ‘a doença do século’. Atingindo adultos de meia idade e idosos, geralmente acima de 65 anos, é uma enfermidade degenerativa, que acarreta a perda progressiva de neurônios. Estudos afirmam que mais de um milhão de brasileiros são portadores da doença, considerada uma das mais cruéis, pois compromete a capacidade mental e, num estágio mais avançado, provoca o coma e a morte.

Perda de memória, visão e mobilidade motora; depressão, ansiedade, entre outros, são alguns dos sintomas da doença. Pesquisas mais recente apontam que a fisioterapia pode colaborar muito para a melhoria na qualidade de vida dos portadores, pois trabalha na reabilitação da coordenação motora, do equilíbrio e do fortalecimento muscular.

A fisioterapeuta Tatiana Campos Rocha, proprietária do Espaço Equilíbrio, em Belo Horizonte (MG), tem tido ótimos resultados com um programa de atendimento domiciliar personalizado, preventivo e de reabilitação, voltado para idosos e portadores de doenças incapacitantes, como o Alzheimer, com dificuldade ou impossibilidade de locomoção.

“O envelhecimento é tipicamente acompanhado por alterações fisiológicas graduais, porém progressivas, e por um aumento na prevalência de doenças agudas e crônicas, inclusive o Alzheimer. É muito comum ocorrerem distúrbios cardiovasculares, pulmonares, gastrintestinais, hematológicos, músculos-esqueléticos etc, o que resulta em mudanças significativas na vida do idoso”, destaca Tatiana.

Segundo ela, a intervenção pelos exercícios é uma medida eficaz para minimizar os efeitos das alterações fisiológicas decorrentes do processo de envelhecimento e, muito comumente, do Alzheimer. O portador da doença que conta com a fisioterapia, pode melhorar sua capacidade funcional e autonomia, com a inserção do exercício físico em sua rotina diária. A atividade na terceira idade, que pode ser realizado no conforto da residência, utiliza recursos do dia-a-dia da pessoa e pode trazer benefícios tanto físicos, como sociais e psicológicos, contribuindo para uma vida mais saudável.

Tatiana destaca ainda que a fisioterapia, cujo objeto de estudo, principalmente, é o movimento humano, ajuda a melhorar a compreensão dos fatores que podem acarretar perda ou diminuição da qualidade de vida e bem-estar nos idosos, devido a doenças da idade ou não. “A fisioterapia geriátrica é importantíssima no processo de envelhecimento, e também no tratamento de doenças como o Alzheimer, podendo contribuir para uma adaptação dos idosos aos sintomas que debilitam a mente e o corpo, ampliando a longevidade”, conclui Tatiana.

Sobre a fisioterapeuta - Tatiana Campos Rocha é fisioterapeuta e pós-graduada em Fisioterapia Cardiorrespiratória. Atua em domicílio e em clínica própria, o Espaço Equilíbrio, com atendimento que inclui: Drenagem Linfática Manual, Reabilitação Vascular e Vascular Periférica, Pré e Pós-operatório (geral e plástica), Alongamento Terapêutico (técnicas de solo), Reabilitação Cardiorrespiratória e Reabilitação Geriátrica e Fisioterapia Dermato-Funcional.

. [ Espaço Equilíbrio, Rua Tomáz Gonzaga, 802, sala 1106 – Lourdes, B. Horizonte (MG). Informações: (31) 3275-1230 // [email protected]]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira