Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/11/2009 - 09:40

Em destaque: a preservação da fertilidade em pacientes com câncer

Médicos discutirão técnicas cirúrgicas e abordagens de como preservar a fertilidade em pacientes com câncer em evento na cidade de São Paulo.

Uma nova subespecialidade médica que cuida da fertilidade dos pacientes com câncer – a oncofertilidade - será um dos destaques da III Jornada de Câncer e Infertilidade, que acontecerá no dia 05 de dezembro, no Centro de Convenções do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, em São Paulo. Voltada para um público especializado – ginecologistas, oncologistas e urologistas – a jornada tem como objetivo conscientizar os profissionais da necessidade de alertar os pacientes dos riscos que os tratamentos contra o câncer causam na infertilidade. Na agenda temas como Câncer e Potencial Reprodutivo; Câncer de Mama e Preservação da Fertilidade; Riscos e Aspectos Éticos e Métodos de Preservação da Fertilidade. O evento tem o apoio do Programa Acesso.

As mudanças no comportamento social, adiando a chegada do primeiro filho para depois dos 30 anos, tem chamado atenção dos especialistas em reprodução humana, ginecologistas e oncologistas. Nos últimos anos, o interesse da área médica em preservar a fertilidade surgiu pela alta incidência de casos de câncer em pessoas mais jovens. Segundo dr. Mário Cavagna – Ginecologista, Diretor da Divisão de Reprodução Humana do Hospital Pérola Byington e Coordenador da Associação Instituto Sapientiae – hoje os tratamentos de combate ao câncer são mais eficientes. “O interesse em preservar a fertilidade do paciente em idade reprodutiva aumentou. Os avanços da cirurgia, quimioterapia e radioterapia contribuíram para os altos índices de cura, mas podem comprometer a fertilidade do doente“, conclui. Responsável por ministrar a palestra sobre estratégias de como preservar a fertilidade na mulher, dr. Cavagna é adepto da oncofertilidade.

No homem é mais fácil preservar a fertilidade com a coleta do esperma e a criopreservação (congelamento) dos espermatozóides. Já nas mulheres existem as técnicas de congelamento de óvulos e embriões. Outra opção é a preservação do tecido ovariano, ainda em fase experimental, com resultados pouco conhecidos. Na hora de definir qual a melhor técnica para a paciente é preciso avaliar a idade - de preferência dos 18 anos aos 35 anos -, o estágio da doença e a intensidade da quimioterapia.

Mesmo com tantos avanços, na prática, muitos oncologistas ainda veem a preservação da fertilidade como um tabu. Poucos pacientes que receberam o diagnóstico de câncer sabem, mas o tratamento contra a doença pode prejudicar as chances de ter um filho no futuro. Estudos mostram que a perda da fertilidade pode afetar as mulheres em 40% a 80% e os homens em 35% a 75%. Isso ocorre porque as alternativas de combate à doença, como a quimioterapia, a radioterapia e até a cirurgia, podem prejudicar a produção de espermatozoides e causar falência ovariana. Também há possibilidade de causar alterações no útero. Em alguns casos, a mudança é transitória; em outras, permanente. Quando o tema fertilidade vem à tona, independente do sexo, os pacientes preferem filhos biológicos a adotar ou usar terceiros (doação de óvulos ou espermatozoide).

De acordo com dr. Ricardo Caponero – médico, oncologista, sócio-diretor do Instituto SIMBIDOR, presidente do Conselho Consultivo da FEMAMA e presidente do Associação Brasileira de Cuidados Paliativos – a percepção do oncologista brasileiro em adotar a oncofertilidade é muito positiva. Mas nem sempre viável. A preocupação com as chances de cura são maiores do que a preocupação em gerar filhos. “No Brasil, o problema é que ainda temos muitos diagnósticos de cânceres em fases mais avançadas. A questão que passa pela cabeça de muitos oncologistas é: para que manter a fertilidade de uma paciente que pode gerar, mas provavelmente não poderá criar seus filhos?”. No evento, o dr. Caponero apresentará a palestra “O papel do oncologista clínico no aconselhamento da preservação da fertilidade”. Temas mais complexos como o aconselhamento genético e possibilidade da infertilidade também serão abordados.

Perfil dr. Mário Cavagna – professor Livre Docente de Ginecologia, há vinte anos atua na área de Reprodução Humana. Também é Diretor da Divisão de Reprodução Humana do Hospital Pérola Byington e Coordenador da Associação Instituto Sapientiae.

Perfil dr. Ricardo Caponero – médico Graduado em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) com especialização em Oncologia Clínica pela Associação Médica Brasileira. Atualmente é Presidente da Associação Brasileira de Cuidados Paliativos e do Conselho Consultivo da FEMAMA. Trabalha como oncologista em hospitais da capital e como Sócio-Diretor do Instituto SIMBIDOR.

Programa Acesso - Criado em 2006 pela Vidalink, empresa líder do mercado de Gestão de Benefícios de Medicamentos, o Acesso conta com o apoio de 72 clínicas em 31 cidades brasileiras e do laboratório Merck Serono. Para fazer parte do Programa, o primeiro passo é agendar uma consulta nas clínicas participantes e retirar um formulário de inscrição. Nele, encontram-se todas as informações e orientações necessárias para o envio da documentação. Após a avaliação da capacidade econômica do casal, a Vidalink tem até dez dias úteis para dar um retorno ao paciente sobre sua aprovação no programa. No caso da inclusão, o paciente é encaminhado para o Programa Acesso e para a clínica, que inicia o tratamento com desconto de até 50% nos medicamentos para infertilidade e a possibilidade de abatimento nas despesas de atendimento médico. Mais informações no site www.queroterumfilho.com.br ou pelo telefone 0800 11 33 21.

Sobre a III Jornada de Câncer e Infertilidade - A III Jornada de Câncer e Infertilidade, será realizada no dia 05 de dezembro, no Centro de Convenções do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, em São Paulo. Serão abordados temas como Câncer e Potencial Reprodutivo; Câncer de Mama e Preservação da Fertilidade; Riscos e Aspectos Éticos e Métodos de Preservação da Fertilidade.

Na programação palestras com Dr. Antoninho Arnoni, dr. Carlos Roberto Brunetti Montenegro, dr. Ricardo Caponero, dr. Marcelo Cocuzza, dr. Newton Busso, dr. Ricardo Marques, dr. Wagner Busato, dr. Gil Facina, dr. Luiz Henrique Gebrim, dr. Ivo Carelli, drª. Mônica Lipay, drª Deborah Ciocci, drª. Rose Melamed, dr, Gilberto Freitas, dr. Luiz Guilherme Maldonado, dr. Mário Cavagna, dr. Edson Borges, drª. Rita de Cássia Sávio Figueira, dr. Artur Dzik e dr. Fábio Biaggioni Lopes.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo telefone (11) 2272-6372. III Jornada de Câncer e Infertilidade, em 05/12/2009, das 8h15 às 16h50, no Centro de Convenções do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Rua Borges Lagoa, 1.450 – Vila Clementino / São Paulo. Vagas Limitadas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira