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18/11/2009 - 09:48

Petrobras conquista o prêmio Marketing Best e aposta em novas formas de comunicação

A Petrobras é uma das vencedoras do prêmio Marketing Best 2009, o mais importante do setor de comunicação no Brasil. Duas ações inovadoras da Companhia foram premiadas: a promoção do filme Speed Racer, pioneira na América Latina, e o estande da Petrobras na Feira Internacional Rio Oil & Gas, que montou um cinema holográfico no evento e inovou em ações de relacionamento específicas para o público. Esse ano, a Companhia continua a investir em novas formas de comunicação, como a ação colaborativa “bandeira viva” e o seu novo site institucional, lançado em outubro. A premiação do Marketing Best 2009 será no dia 3 de dezembro, no HSBC Brasil, em São Paulo. Além da Petrobras, outros 18 casos serão premiados. Entre a empresas vencedoras estão Unimed, Sadia e Itaú.

O Marketing Best está em sua 22ª edição e foi criado pela Editora Referência, Fundação Getulio Vargas (FGV) e MadiaMundoMarketing. Anualmente o prêmio elege as empresas que mais se destacam no planejamento e execução das estratégias de marketing. Na primeira fase do prêmio, cerca de 1.500 especialistas em marketing recebem as fichas para indicação das empresas inscritas.

O grande diferencial dos dois casos vencedores da Petrobras foi a inovação. "A velocidade com que as mudanças têm ocorrido com o mercado, com o consumidor e com a própria comunicação tem exigido das empresas uma nova postura. Por isso, a Petrobras tem aumentado, consideravelmente, seus investimentos em ações de comunicação que fogem aos modelos tradicionais”, conta o coordenador de Promoções da Petrobras, Diego Pila.

Na Rio Oil & Gas 2008, o objetivo da Companhia foi desenvolver ações de relacionamento específicas para cada público presente no evento, como fornecedores, imprensa, parceiros, clientes e estudantes. Além disso, a principal atração do estande da Petrobras foi o cinema holográfico, uma tecnologia nova de projeção de filmes em 3D, sem a utilização de óculos especiais. A novidade tecnológica, que é praticamente inédita no país, recebeu a visita de mais de 10 mil pessoas no estande da Petrobras, em 4 dias de evento.

No caso da promoção do filme Speed Racer, a parceria publicitária da Petrobras com a Warner Bros foi uma ação inédita na América Latina. A Companhia se tornou a primeira empresa brasileira a entrar com sua marca numa grande produção de Hollywood. O filme foi lançado em 22 países e levou a marca Petrobras a todos eles.

A marca da Companhia entrou no filme Speed Racer através da criação do carro de corrida Petrobras Green Energy, pilotado por uma das personagens. A marca Petrobras também esteve presente em todas as peças de lançamento, divulgação, promoção e sustentação do filme, incluindo o trailer, o DVD e o videogame Speed Racer. Além disso, a Companhia desenvolveu diversas ações promocionais associadas ao filme.

Esse ano, a Petrobras continua a inovar nas ferramentas de comunicação. Desde julho, mantém o site www.bandeiraviva.com.br, uma ação colaborativa, na qual as pessoas podem incluir fotos e mensagens sobre seus desafios num mosaico que forma a bandeira brasileira. A bandeira viva também costuma ser uma atração em eventos patrocinados pela Petrobras, com fotos que são capturadas e projetadas em tempo real. Atualmente, a bandeira conta com mais de 20 mil participantes.

Outra novidade da Petrobras é o seu site institucional [www.petrobras.com.br], que foi reformulado e entrou no ar com cara nova no dia 21 de outubro. A proposta do novo site é contar histórias. Para isso, a Companhia produziu vídeos com depoimentos das próprias pessoas que trabalham nos projetos da Petrobras. Há vídeos sobre pré-sal, sobre a atuação da empresa no meio da Floresta Amazônica e sobre projetos ambientais, como Tamar, e sociais, como o Nós do Morro. Todos os vídeos podem ser incorporados por outros sites. Qualquer pessoa pode copiar o código do vídeo e exibi-lo em seu próprio site ou blog.

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