Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/05/2007 - 09:04

Ministério da Justiça recebe aeronaves que farão segurança aérea dos Jogos Pan-Americanos

Brasília - O ministro da Justiça, Tarso Genro, e o secretário Nacional de Segurança Pública, Luiz Fernando Corrêa, receberão dia 9 de maio (quarta-feira) às 10h, no Aeroporto de Jacarepaguá, Rio de Janeiro, cinco aeronaves que serão utilizadas na segurança aérea dos Jogos Pan e Parapan-Americanos Rio 2007. Na mesma ocasião será inaugurada a base aeropolicial de Jacarepaguá, onde funcionará a coordenação das operações aéreas dos Jogos.

Serão entregues ao ministro Tarso Genro dois helicópteros multimissão, que serão utilizados na observação, patrulhamento e operação, dois helicópteros para instrução e patrulhamento e um avião motoplanador, para monitoramento do entorno da cidade e das vias de acesso.

As aeronaves já estão sendo utilizadas na capacitação e no treinamento dos policiais que atuarão na segurança das competições. Em junho, elas auxiliarão em quatro operações de simulação. A escolha dos locais levará em consideração as principais crises que poderão acontecer durante as competições, como ação de terror em aeroportos, atentado em comboios de delegações, queda ou desmoronamento de arquibancadas em estádios e ações do crime organizado.

A operação aeropolicial Pan e Parapan terá início no dia 29 de junho, com a criação do Dia Nacional da Aviação de Segurança Pública e da Medalha do Mérito Aeronáutico da Segurança Pública. O encerramento das ações está previsto para o dia 31 de agosto.

O Ministério da Justiça adquiriu ao todo 24 novas aeronaves, no valor de R$ 50,2 milhões: seis helicópteros multimissão, oito helicópteros de patrulhamento e dez aviões motoplanadores. Além disso, quatro aeronaves de transporte de tropas da Polícia Federal serão cedidas para as operações.

Os recursos fazem parte dos R$ 562 milhões que o governo federal está aplicando na segurança dos Jogos. Ao final das competições, grande parte desses investimentos ficará como legado para a cidade. | Por: MJ

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira