Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/11/2009 - 11:23

Gestão Pública e a Continuidade de Negócios: Impossível ou Necessário?

Quantos dias nós conseguimos ficar sem os serviços básicos oferecidos pelos órgãos públicos? Algum de vocês já se perguntou e respondeu a esta questão?

Vejo o mercado privado cada dia mais consciente da necessidade de uma Gestão de Continuidade de Negócios e da obtenção de garantias de serviços, disponibilidade e qualidade. Mas, as empresas do setor público não se enquadram nisso? Essa consciência engloba as empresas públicas?

Com as últimas greves ocorridas em São Paulo, sentimos as consequências e os efeitos colaterais de não ter os serviços de retirada de nosso lixo, da falta da entrega de nossas correspondências, de não poder realizar algumas operações financeiras por dependerem da agência bancária ou do gerente que trabalha nela.

Menciono esses serviços, pois houve indisponibilidade recente, mas podemos imaginar como seriam nossas vidas sem os serviços da polícia, dos bombeiros, dos transportes públicos e dos guardas de trânsito. Tomando como exemplo o princípio de incêndio em um dos vagões de trem do metrô, no dia 23 de setembro, podemos concluir que algumas horas sem este meio de transporte causaram um transtorno imenso à cidade.

Gostaria de saber se os prestadores de serviços públicos nos veem como clientes? É importante que eles se organizem para não prejudicarem a população. Quando serviços públicos falham ou param, os impactos não são apenas às pessoas, mas sim às empresas e toda sociedade. O resultado disso é um reflexo direto na arrecadação de impostos. Inoperância é o gatilho para “efeito dominó” de perdas, que se multiplicam, intensificam e atingem de maneira abrangente muitos dos setores da cidade.

Contingência de Caos

Quanto vale a aderência de serviços públicos às premissas da Gestão da Continuidade de Negócio?

Reconhecer os pontos críticos é ter a oportunidade de criar estratégias mais adequadas para não sofrer com os impactos deles. Ou seja, a Gestão de Continuidade de Negócios (GCN) representa a capacidade estratégica e tática da organização de se planejar e responder a incidentes e interrupções de negócios para conseguir continuar suas operações em um nível aceitável previamente definido.

Neste sentido, a implementação de ferramentas para a Continuidade de Negócios em uma empresa pública significa, por exemplo, que a população poderá contar com o serviço de 190/193, mesmo que ocorra uma pane com o fornecedor de telefonia, em um dia de caos.

Muito já foi falado sobre gestão de fornecedores e a necessidade de avaliar a continuidade de seus serviços, principalmente àqueles atrelados a entrega dos serviços dos clientes. E este assunto não pode estar restrito apenas às empresas privadas que aos poucos compreendem a importância da garantia da disponibilidade de seus serviços para a sua própria sobrevivência. Os prestadores de serviços públicos também devem ter este conceito em pauta, pois, eles – mais do que qualquer outra estrutura organizacional – são o alicerce para outros muitos serviços funcionarem e diversos outros produtos serem vendidos.

Aqui, quero ressaltar que a Continuidade de Negócios está relacionada à questão da consciência, presteza, governança, sustentabilidade, resiliência e por que não falar de oportunidades, crescimento e lucro, assuntos pertinentes a qualquer organização, governamental ou não.

. Por: Evelyn Papalardo é consultora da Sion People Center. | Sion People Center - Fundada em 2005 na cidade de São Paulo, a Sion People Center nasceu com o foco em serviços para garantia de continuidade de negócios e operações para empresas de diversos segmentos.

Com escritórios próprios em São Paulo e no Rio de Janeiro, a companhia está apta a atender, através de alianças estratégicas, clientes globais no Brasil, América do Norte, América Central, Ásia e Europa. Entre as parceiras da empresa, estão a SunGard, En-Sof e NEP.

Sua carteira de clientes atual é composta por empresas de diversas áreas de atuação, provenientes dos mercados: Financeiro, Varejo, Indústria, Seguros e Serviços. | Site: www.sionpc.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira