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19/11/2009 - 10:33

Log-In registra EBITDA ajustado de R$ 10,9 milhões no 3T09


Rio de Janeiro – A Log-In Logística Intermodal S.A. (BM&FBovespa: LOGN3) apresentou seus resultados relativos ao terceiro trimestre de 2009 (3T09). A Log-In é a primeira e única empresa no Brasil na área de logística, capaz de oferecer ao mercado soluções integradas para movimentação portuária e transporte de contêineres porta-a-porta, por meio marítimo ou ferroviário, complementado por transporte rodoviário de curta distância, bem como para a armazenagem de contêineres através de seus terminais terrestres intermodais de carga.

De acordo com a empresa, o 3T09, o EBITDA ajustado da Log-In somou R$ 10,9 milhões, crescimento de 28,2% sobre o 2T09, e a margem EBITDA ajustado foi 10,4%. O EBITDAR ajustado foi R$ 17,5 milhões, incremento de 22,4% sobre o 2T09, e a margem EBITDAR ajustado, 16,7%. A receita operacional bruta atingiu R$ 119,8 milhões e os custos dos serviços prestados, R$ 92,3 milhões. O TVV movimentou 55.017 TEUs, incremento de 5,7% sobre o 2T09, o EBITDA totalizou R$ 10,7 milhões com margem EBITDA de 42,2%. Nas operações da Navegação Costeira foram transportados 28.677 TEUs. A produção totalizou 45,9 milhões de TEUs-Milha, crescimento de 18,6% em relação ao 2T09. O EBITDA ajustado foi R$ 3,7 milhões e margem EBITDA ajustado, As operações de Trem Expresso movimentaram 265,8 milhões de TKUs ferroviárias, 7,3% a mais que no 2T09. O EBITDA dos Serviços de Logística somou R$ 2,4 milhões e a margem EBITDA, 13,5%.No 3T09, foi registrado prejuízo de R$ 0,6 milhão, equivalente a prejuízo por ação em circulação de R$ 0,01.

O diretor-presidente e de Relações com Investidores da Log-In, Mauro Dias comentou os resultados: “ O ano de 2009 está sendo marcado pelos desdobramentos da crise econômica global deflagrada na segunda metade de 2008, que provocou forte retração na demanda por serviços de transporte e movimentação portuária de contêineres no Brasil a partir do 1T09. Entre janeiro e setembro de 2009, a corrente de comércio exterior no Brasil diminuiu 28,3% em relação mesmo período de 2008, sendo que no comércio bilateral entre o Brasil e a Argentina, um dos nossos principais mercados, as exportações de produtos brasileiros caíram 39,9% e as importações de produtos argentinos caíram 20,4%. A produção industrial brasileira entre janeiro e agosto de 2009 foi 11,7% menor que no mesmo período de 2008.

No câmbio, verificamos grande oscilação do Real frente ao Dólar desde a metade de 2008 (a média da taxa PTAX no 3T08 foi R$ 1,67, 4T08 R$ 2,28, 1T09 R$ 2,31, 2T09 R$ 2,07 e no 3T09 R$ 1,87), sendo que na comparação entre 9M09 e 9M08, a moeda brasileira desvalorizou 23,1% frente ao Dólar, gerando impacto nas nossas receitas e nos nossos custos. Este ambiente desfavorável de curto prazo nos levou a acelerar a busca por oportunidades para redução da nossa base de custos e aumento da eficiência de nossas operações e nesse sentido, implementamos no 3T09 um novo modelo operacional da Navegação Costeira..

No Serviço Atlântico Sul, substituímos os navios Log-In Santos e Log-In Rio pelos navios HS Smetana e RR Europa, embarcações maiores e mais modernas. Essa substituição nos permitiu incrementar em 28% a capacidade nominal deste Serviço com redução dos custos diretos.

No Serviço Amazonas, passamos a atuar através de contrato de prestação de serviços com a Aliança Navegação e Logística Ltda, que nos permitiu oferecer serviços porta-a-porta com freqüência semanal na ligação entre as regiões Sudeste e Nordeste com Manaus.

Dessa forma, os cinco navios afretados à Frota Oceânica e Amazônica S.A. foram colocados em lay up (retirados temporariamente de operação). Estes navios são multi-propósito e estamos avaliando alternativas para seu reemprego na movimentação de carga geral e de projeto, especialmente na cabotagem, onde acreditamos existir um bom potencial neste segmento

A mudança no modelo operacional da Navegação Costeira, concluída durante o último mês de setembro, afetou a regularidade e a freqüência dos serviços em função de ajustes dos navios à nova programação, com reflexos diretos no serviço de Cabotagem. Ainda assim, a taxa de ocupação em TEUs-Milha no 3T09 foi de 51,6%, crescimento de 4,7 p.p. frente ao 2T09. Cabe mencionar ainda que cerca de 6% dos custos da Navegação Costeira neste trimestre, R$ 3,9 milhões, são referentes aos gastos com os navios em lay up.

Apesar das restrições impostas pela Argentina para a importação de produtos brasileiros, crescemos 42,6% no volume em TEUs movimentado no serviço Mercosul no 3T09 sobre o 2T09, em função de novas cargas na rota Argentina – Brasil e também no mercado do Uruguai.

No balanço final do 9M09, mesmo neste ambiente desfavorável - forte retração da atividade econômica, queda acentuada no comércio entre o Brasil e a Argentina e também nas cargas Feeder – nossa produção na Navegação Costeira cresceu 11% frente ao 9M08, alcançando 121,8 milhões de TEUs-Milha.

Isto nos dá confiança para manutenção de nossos investimentos nesse segmento. A construção dos navios porta-contêiner no EISA segue dentro do cronograma previsto. O lançamento do primeiro navio está programado para o 1T10 e a sua entrega, para o último trimestre do ano que vem. Iniciamos ainda neste trimestre a construção dos novos navios graneleiros que farão a movimentação de bauxita para a Alunorte. Já encomendamos o primeiro lote de aço, que chegará ao estaleiro durante o 4T09, além dos motores principais, sistemas de propulsão, equipamentos do grupo de geradores e bow thrusters para essas embarcações.

As operações do TVV são diretamente afetadas pelo desempenho do fluxo de comércio exterior brasileiro. No 9M09, a movimentação de contêineres foi 23,7% menor que no 9M08. Os números do 3T09, entretanto, já mostram uma tendência de recuperação, ainda que lenta, na movimentação portuária de contêineres no Brasil, sendo que o TVV apresentou crescimento de 5,7% em relação ao 2T09. O EBITDA do TVV no 9M09 somou R$ 35,1 milhões e a margem EBITDA, 43,4%, resultado direto das diversas medidas de redução de custos implantadas.

Em outubro recebemos o novo portêiner no TVV, que agora conta com três equipamentos desse tipo. A compra do terceiro portêiner é parte do plano de investimentos de expansão do Terminal, que ampliará sua capacidade operacional para cerca de 550 mil TEUs/ano. As atividades do TVV foram impactadas pelo desembarque e montagem deste portêiner por cerca de duas semanas e adequamos toda a programação das operações do Terminal buscando minimizar os efeitos sobre o volume movimentado no 4T09.

A partir deste trimestre, apresentaremos em um único item - Serviços de Logística - os resultados dos serviços de Trem Expresso e de Planejamento e Gestão Logística. Dentro desse novo item, os resultados referentes ao transporte terrestre intermodal (serviços do Trem Expresso) serão apresentados separadamente, com a produção medida porta-a-porta. Já os resultados obtidos com as operações de armazenagem, serviços acessórios e planejamento e gestão logística, de natureza semelhante, serão agrupados. Entendemos que essa forma de apresentação facilitará o entendimento e avaliação do resultado. Os Serviços de Logística registraram EBITDA de R$ 2,3 milhões no 9M09 e margem EBITDA de 4,1%.

Na segunda quinzena de julho retomamos as operações com cargas em regime de DTA multimodal, o que gerou reflexo positivo na movimentação entre SP e a região Centro-Oeste no resultado do 3T09. Estamos avaliando o desenvolvimento de novas rotas ferroviárias e de um novo modelo operacional para a rota SP-BA, buscando a redução no tempo de trânsito, captação de novas cargas e fortalecimento da nossa posição competitiva.

Outro fato importante deste trimestre foi a migração das nossas operações intermodais em SP para o Terminal de Paulínia. Nosso plano de investimentos prevê a construção um novo armazém neste Terminal, o que nos permitirá oferecer serviços de armazenagem e outros serviços acessórios, ampliando a oferta de soluções intermodais aos nossos clientes. No Tercam, a primeira fase do novo armazém, com 9.000 m2 de área, será inaugurada no 4T09, ampliando nossa capacidade de oferta de serviços de armazenagem.

No 3T09, prorrogamos o Contrato de Permissão da Estação Aduaneira Interior de Uberlândia (Porto Seco do Cerrado) por mais dez anos, até dezembro de 2019. O Porto Seco do Cerrado é um ativo estratégico para nossas operações, pois possui completa infra-estrutura para as mais diversas cargas e é integrado com o serviço de Trem Expresso, o que possibilita ligação eficiente com importantes portos do Brasil, como Santos e Vitória.

Em outubro, a Log-In foi escolhida na premiação “Maiores e Melhores do Transporte e Logística” como a melhor empresa na categoria “Operador Logístico e Armazenagem”. Essa premiação é um importante reconhecimento do setor, concedido há 22 anos pelas revistas Transporte Moderno e Technibus. Um dos grandes desafios para uma maior eficiência da logística no Brasil é a mudança da matriz de transporte. Ainda utilizamos mais as rodovias que ferrovias e navegação costeira para movimentação de cargas por longas distâncias, o que, num país de dimensões continentais, não é compatível com altas taxas de crescimento. Para crescer de forma sustentável, será fundamental que o país acelere esta mudança, e a Log-In está bem posicionada para oferecer aos seus clientes soluções intermodais que contribuam para uma matriz de transportes mais eficiente.

Encontramos grandes desafios no ano de 2009, mas seguimos confiantes na implantação do nosso plano estratégico, buscando a consolidação da Log-In como referência no segmento de logística e líder no mercado de serviços intermodais no Brasil”, concluiu o executivo.

Desempenho por segmento de negócio - A Log-In considera em seu EBITDA ajustado a inclusão dos benefícios referentes ao AFRMM – Adicional ao Frete para a Renovação da Marinha Mercante – relativos aos ressarcimentos dos investimentos em manutenção e construção de navios. No 3T09 foram creditados R$ 2,3 milhões a título de ressarcimento de AFRMM.

Para o cálculo do EBITDA ajustado também é considerado o efeito das operações com derivativos contratadas através de instrumento a termo de combustível (bunker, referência US Gulf Coast FO 3%) liquidadas em cada trimestre. No 3T09, este resultado foi de R$ 1,8 milhão.

O EBITDA ajustado foi de R$ 10,9 milhões no 3T09, ante R$ 30,6 milhões no 3T08 (quando a Log-In recebeu R$ 7,4 milhões de AFRMM). A margem EBITDA ajustado foi 10,4% no 3T09, frente a 24,2% no 3T08. Em comparação ao 2T09, o EBITDA ajustado do 3T09 cresceu 28,2% e a margem EBITDA ajustado, 2,5 pontos percentuais (p.p.).

Entre janeiro e setembro de 2009, o EBITDA ajustado da Log-In somou R$ 20,3 milhões, frente a R$ 59 milhões no 9M08. Nos últimos doze meses findos em 30 de setembro de 2009, o EBITDA ajustado foi de R$ 57,3 milhões.

O EBITDAR ajustado, contemplando após o EBITDA ajustado o estorno dos gastos com afretamento de navios e com o aluguel de contêineres utilizados nas operações de Navegação Costeira e de transporte terrestre intermodal, foi de R$ 17,5 milhões no 3T09, frente a R$ 35,2 milhões no 3T08 e R$ 14,3 milhões no 2T09. A margem EBITDAR ajustado foi de 16,7% no 3T09.

No 9M09, o EBITDAR ajustado da Log-In foi de R$ 38,7 milhões e no 9M08, R$ 72,1 milhões. Nos últimos doze meses findos em 30 de setembro de 2009, o EBITDAR ajustado totalizou R$ 81,3 milhões.

Investimentos - Entre janeiro e setembro de 2009 foram investidos R$ 136,3 milhões, sendo 51,2% desse montante, R$ 69,8 milhões, durante o 3T09.

No 3T09, foram alocados R$ 32,8 milhões na construção dos navios porta-contêiner e R$ 17,9 milhões na construção dos navios graneleiros para movimentação de bauxita. Para as obras de expansão do TVV, R$ 6 milhões foram desembolsados neste trimestre. O investimento em terminais intermodais foi de R$ 7,3 milhões, sendo R$ 6,8 milhões na ampliação do Tercam e R$ 0,5 milhão nas obras em Paulínia.

Em função de atraso na obtenção de licenças necessárias para as conclusões das obras de expansão do Tercam e do Terminal de Paulínia, o orçamento de investimentos para 2009 foi revisado para R$ 254,1 milhões. O orçamento de investimentos para 2010 contemplará este carry over. | www.loginlogistica.com.br/ri | Por: PR Newswire

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