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19/11/2009 - 10:47

Mercado de capitalização soma R$ 7,3 bilhões de faturamento e alcança R$ 14,4 bilhões nas reservas em setembro

Crescimento do hábito de poupar do brasileiro e a oferta de títulos de capitalização para todas as classes sociais são alguns dos fatores que contribuem para o desempenho positivo do setor .

O mercado de títulos de capitalização se consolida como importante instrumento financeiro dentro da economia brasileira. De acordo com a FenaCap (Federação Nacional de Capitalização), o setor acumula faturamento de R$ 7,3 bilhões até setembro deste ano. Esta cifra é 13% superior em relação ao mesmo período de 2008. Somente a receita do mês de setembro deste ano atinge R$ 862 milhões e as reservas somam R$ 14,4 bilhões, alta de 11% sobre o ano passado.

Segundo Hélio Portocarrero, diretor-executivo da Federação, que reúne as 11 companhias atuantes no setor, os títulos de capitalização são um meio do consumidor se programar para acumular capital a médio e longo prazos. “Apesar da crise financeira, o segmento manteve seu ritmo de expansão e as empresas continuaram a oferecer produtos diferenciados para diversos perfis de clientes, o que abrange todas as classes sociais. Somado a isso, o brasileiro está cada vez mais atento à necessidade de planejar seu orçamento para a aquisição futura de bens e serviços, o que vai ao encontro da proposta da capitalização”, comenta o executivo.

Na classificação nacional, São Paulo mantém a liderança no setor com 37% da fatia do mercado tendo R$ 2,6 bilhões de receita até setembro. O Rio de Janeiro ocupa o segundo lugar com 11% do mercado e R$ 767 milhões faturados, e Minas Gerais ocupa o terceiro lugar no ranking com 9% do mercado totalizando R$ 649 milhões.

Perfil da FenaCap - Impulsionada pelo crescimento do setor, a FenaCap (Federação Nacional de Capitalização) foi criada em 2007 para consolidar o papel da capitalização tanto para o segmento financeiro quanto para os brasileiros como alternativas de poupar dinheiro. A entidade, composta por representantes das empresas do setor, chega para dar continuidade aos trabalhos desenvolvido da Comissão de Capitalização da Fenaseg (Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e Capitalização), cujo papel era organizar iniciativas e realizar ações que tornassem a sistemática do produto de fácil compreensão e com a máxima transparência para o consumidor.

Como resultado de anos de dedicação e trabalho, em maio de 2008, a Susep (Superintendência de Seguros Privados) - órgão responsável pela regulamentação e fiscalização do mercado – aprovou a segmentação dos títulos de capitalização que passam a ser divididos nas seguintes modalidades: Tradicional: com retorno do valor pago ao final de um período, corrigido monetariamente; Compra Programada: voltado para a aquisição de bens; Popular: produto com foco no aspecto lúdico dos sorteios; e Incentivo: usado como incentivo à comercialização de bens e serviços.

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