Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/11/2009 - 10:48

“Brasil Sem Alergia”

A ação social é idealizada pelo imunologista e alergista, Dr. Marcello Bossois.

Trata-se de uma ação social que ocorre há mais de dois anos em Duque de Caxias (RJ), com atendimentos gratuitos para o tratamento das alergias. Recentemente, o Brasil Sem Alergia se integrou a um projeto na comunidade do Vidigal e surgiu daí, um projeto social de incentivo ao esporte aliado aos atendimentos médicos, sendo tudo gratuito.

Além dos serviços prestados e dos atendimentos médicos gratuitos, que já passam dos 15 mil, o Brasil Sem Alergia realizará, gratuitamente uma campanha de vacinas contra a gripe para todas as pessoas que ainda não estão protegidas da doença.

. [As vacinações serão no dia 27 de novembro de 9h às 18h na Associação de Pais e Amigos do Parque Fluminense, Estrada do China 255, próximo a faculdade Feuduc, Duque de Caxias (RJ).

Todos os interessados já podem entrar em contato com a equipe de atendimento das 9h às 18h através do telefone (21) 2652-2175, para a marcação de horário para a vacinação.

Brasil Sem Alergia expande suas atividades para Zona Sul [Comunidade do Vidigal no Rio já está sendo beneficiada ] - Dr Marcello Bossois no centro ladeado pelos campeões Francisco Toco, a direita e Raff Gigglio, a esquerda.

O projeto que há dois anos atende pessoas carentes com diversos tipos de alergias em Duque de Caxias chegou recentemente a zona sul para coroar o projeto social que promove atendimentos odontológicos e incentiva o esporte na comunidade do Vidigal.

Idealizado pelos alergistas, Dr. Marcello Bossois e Dr Patricia Schlinkert, o Brasil Sem Alergia nasceu em 2007 devido a enorme carência em relação a atendimentos voltados ao tratamento de alergias, pela qual passavam os moradores da região do Parque Fluminense em Duque de Caxias.

Segundo Dr Marcello, uma grande parcela da população que reside naquela localidade sofre intensamente pela contaminação atmosférica, o que é um dos fatores primordiais para a causa de alergias respiratórias. Além disso, a região é cercada por um pântano que dá origem a diversos mosquitos, causando assim muitas alergias dermatológicas devido à picadas dos insetos.

Ao longo de dois anos já foram realizados mais de 15 mil atendimentos em mais de 700 pessoas/dia, diminuindo consideravelmente os índices de alergias nos moradores do bairro. A iniciativa conta com o apoio da CALM Internacional [www.internationalvitamins.com.br/forum] que é uma instituição localizada no Texas, nos Estados Unidos. Ela promove auxílios a projetos sociais em todos os lugares no mundo e oferece todo o amparo e a estrutura necessária para a realização do “Brasil Sem Alergia” .

Fundado no ano passado, o projeto social que ocorre na comunidade do Vidigal foi criado pelo cirurgião dentista Dr.Sebastião Espindola, com o objetivo de atender gratuitamente os moradores do local e toda população do Rio de Janeiro. Além de tratar das lesões e fazer a higienização odontológica, os pacientes também são instruídos a fazerem o chamado auto exame bucal, o que previne consideravelmente o surgimento do câncer de boca.

Posteriormente, o evento que era voltado apenas para o tratamento de odontologia, recebeu o apoio do excelente e renomado professor de jiu-jitsu e dono da academia de artes marciais Nova Geração, Francisco Toco. As ações na comunidade passaram a contar com a realização de atividades físicas e aulas comandadas por Toco, afim de introduzir ao projeto, o apoio e amparo a todo e qualquer tipo de esporte.Todas as práticas começaram a ser realizadas na Escola de Boxe Giglio, uma academia social de Raff Giglio, grande parceiro de Toco e campeão renomado de Boxe.

A atividade que já contava com um aparato móvel para a realização dos atendimentos odontológicos pela equipe do Dr. Espindola, do total incentivo à prática de esportes e das aulas promovidas por Toco, mais recentemente, recebeu a importante contribuição do “Brasil Sem Alergia”. Comandada por Marcello, a iniciativa veio coroar os trabalhos do projeto e inserir o diagnóstico e tratamento das alergias.

Para Marcello os principais fatores que trouxeram os atendimentos aos pacientes do projeto na zona sul são a baixa oferta de tratamento nesse ramo para as pessoas mais humildes e por acreditar e apostar na iniciativa. Outro fator muito relevante ao tratamento de alergias é o preocupante sedentarismo.

Ele afirma que a prática de atividades físicas melhora a capacidade pulmonar e aeróbica do paciente, mas principalmente, possui um papel muito importante na regulação dos hormônios. Embora muitos não saibam, o controle do Cortisol, da Adrenalina e do mediador inflamatório Histamina, auxilia significativamente no combate as alergias.

Os atendimentos são feitos a todos moradores do estado do Rio de Janeiro aos sábados pela manhã e tarde mediante a marcação de consultas através do telefone 2652-2175. Os resultados já estão sendo considerados bem satisfatórios e é esperado um aumento na procura pelas atividades do projeto dentro de pouco tempo.

O setor de alergias conta com uma equipe multidisciplinar com profissionais de diferentes áreas da saúde. Somado ao Dr. Bossois fazendo os atendimentos e diagnósticos, há também fisioterapeutas que realizam procedimentos de fisioterapias respiratórias e nutricionistas que dão uma orientação nutricional relacionada a alergia alimentar. Conta ainda com professores de educação física que desenvolvem para o paciente uma reeducação e recondicionamento da atividade física, fato que reduz sensivelmente o surgimento de alergias.

[ Projeto "Brasil Sem Alergia": www.youtube.com/alergiahormonal / www.internationalvitamins.com.br/forum]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira