Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/11/2009 - 10:51

Células-tronco no combate à adrenoleucodistrofia

A combinação de terapias celulares com o uso de células-tronco pode ajudar no tratamento de doenças e lesões através da substituição de tecidos doentes por células saudáveis e, principalmente no combate de muitas doenças degenerativas e incuráveis, como a causada pela deficiência em uma proteína envolvida na degradação de ácidos graxos – a adrenoleucodistrofia (ALD), que se tornou conhecida com o filme norte-americano de 1992, O Óleo de Lorenzo.

O Óleo de Lorenzo é uma estória baseada em fatos reais, de um menino chamado Lorenzo Odone, que aos oito anos começou a demonstrar os sintomas dessa rara e incurável doença genética. A ADL lentamente destruía seu cérebro deixando-o cego, surdo, paralítico, incapaz de engolir e de se comunicar.

Para o biólogo da Cellpreserve, Dr. Hamilton da Silva Junior, a solução para a cura de doenças genéticas parecia impossível. “A solução sempre parecia impossível, uma vez que todas as células do corpo possuem o mesmo conteúdo genético herdado dos pais. Nos últimos 20 anos a terapia gênica surgiu como grande esperança para estes casos. Hoje em dia muitas doenças já possuem alternativas terapêuticas com o advento da terapia gênica”.

A ALD é uma doença causada por herança genética ligada ao sexo, que afeta o cromossomo X. Sua incidência ocorre em meninos em torno de 3 a 6 anos de idade. Eles normalmente morrem antes da adolescência. “É uma doença severa com raízes na perda progressiva da camada de isolamento dos nervos, prejudicando as funções de controle que o sistema nervoso tem sobre todo nosso corpo. O Grupo do Dr Patrick Aubourg, do Hospital Saint-Vincent de Paul em Paris, demonstrou que a correção genética das células tronco CD34 autólogas foi capaz de interromper o avanço fatal da doença. Assim como no tratamento do diabetes do tipo 1, a medicina ganhou mais um aliado para o tratamento autólogo com células tronco. E a terapia gênica é a ferramenta intermediária que irá viabilizar não só a terapia para ALD”, complementa Dr.Hamilton.

A Cellpreserve, banco de congelamento e armazenamento de células-tronco do cordão umbilical aposta alto nessa idéia. Hoje a empresa tem cerca de três mil clientes que acreditam nos avanços da medicina e nas inúmeras possibilidades que a terapia celular oferece hoje e que ainda oferecerá no futuro.

. [ Cellpreserve: Avenida das Américas, 3434, térreo do Edifício 2 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro – RJ – Tel: (21) 3431-3700. Horário de funcionamento para atendimento: Comercial. | Site: www.cellpreserve.com.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira