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09/05/2007 - 09:13

A Henkel anuncia os resultados do primeiro trimestre de 2007

O crescimento das vendas, lançamento de novos produtos e a expansão do negócio na Europa Ocidental contribuíram para o bom desempenho.As vendas aumentaram de 6,2% para 3.2 bilhões de euros, houve um forte crescimento orgânico das vendas em 9,1%, lucro operacional (EBIT) até 9,2% para 323 milhões de euros, e os ganhos líquidos no trimestre melhoraram 13,5% para 210 milhões de euros.

São Paulo – A Henkel, fabricante de detergentes e produtos de limpeza, cosméticos e adesivos para uso profissional, industrial, e outros produtos para uso profissional e de consumo, anuncia vendas de 3.2 bilhões de euros. O primeiro trimestre de 2007 foi marcado por um crescimento de 6,2% em comparação com o trimestre do ano anterior, com todas as nossas áreas de negócio contribuindo. O crescimento orgânico nas vendas, isto é, crescimento ajustado para o câmbio internacional e eliminando-se os efeitos de aquisições e desinvestimentos, foi ainda maior em 9,1 %.

A área de Detergentes e Produtos de Limpeza apresentou uma taxa de crescimento orgânico bastante alta de 11,9%, devido especialmente às amplas atividades realizadas na celebração do centenário da marca Persil. A área de Cosmético atingiu uma taxa de crescimento encorajadora de 6,4%. A unidade que teve o melhor desempenho foi a de Adesivos para Consumidor final, Profissionais e de Construção, apresentando um crescimento de 12,3 %, auxiliado pelo clima mais favorável na Europa que apresentou um efeito positivo no setor da construção. A Henkel Technologies atingiu uma taxa de crescimento orgânico de 7,5%

Excedendo as vendas, o lucro operacional (EBIT) aumentou em 9,2 % para 323 milhões de euros, novamente com todas as áreas de negócios contribuindo. Após ajustar para o câmbio internacional, o crescimento do lucro foi ainda maior em 12,4 %.

O retorno sobre as vendas (EBIT) foi de 10,0 %, excedendo o nível do trimestre do ano anterior em 0,3 pontos percentuais. O retorno de investimento sobre o capital melhorou ainda mais – em 1,5 pontos percentuais para 14,6%. A renda das participações aumentou em 6 milhões de euros para 19 milhões de euros. O trimestre do ano anterior foi sobrecarregado por um prejuízo apresentado pela participação renunciada na Lion Corporation, Japão. A despesa com a participação líquida diminuiu em 2 milhões de euros para -49 milhões de euros. Desta forma, no geral, os itens financeiros líquidos melhoraram em 4 milhões, de -34 milhões de euros para -30 milhões de euros. Em 28,3%, a taxa de imposto estava um pouco abaixo do número para o ano anterior, que também incluiu impostos a serem pagos sobre a renda das vendas dos negócios alimentícios da Dial.

Os ganhos para o trimestre aumentaram em 13,5% para 210 milhões de euros. Após ajuste para as participações minoritárias de 5 milhões de euros, o valor era de 205 milhões de euros (acima 13,3%). Os ganhos por ação preferencial aumentaram em 12,6% para 1,43 euros.

Desempenho por área de negócios - Apesar da venda dos negócios alimentícios da Dial, a unidade de Detergentes e Produtos de Limpeza relatou um aumento apreciável nas vendas de 1.0 bilhão de euros, representando um aumento de 6,0% em comparação com o trimestre do ano anterior. O crescimento orgânico resultou em um total muito forte de 11,9%. Um aumento acima da média foi apresentado na região da Europa/ África/ Oriente Médio, sustentado principalmente por uma forte expansão nas vendas na Europa Ocidental e, mais uma vez, porcentagens de taxa de crescimento com dois dígitos nos países da Europa Oriental. O lucro operacional aumentou em 2,7% para 117 milhões de euros, apesar do fato de que o valor para o ano anterior incluía a renda atual dos negócios alimentícios da Dial. No segmento de Detergentes, o centenário da marca Persil ofereceu um forte início para 2007 para a Alemanha e Áustria. Um detergente especial para jeans delicados de alta qualidade foi introduzido na Itália e nos Países Baixos. Na África/ Oriente Médio, a nova marca Vernel One Rinse Only [Vernel Somente Um Enxágüe] foi lançada, um amaciante que oferece vantagens significativas em relação ao processo de lavagem e ao resultado da mesma. A empresa continuou seu bom desenvolvimento no segmento de Limpeza Doméstica. Com o WC Frisch Complete, a Henkel introduziu o primeiro limpador de banheiros especialmente projetado para limpar vasos sanitários por dentro e por fora. Na categoria de detergentes para lavar louças, o foco foi no lançamento do produto para máquina lava-louças automática Somat 7, recém formulado para oferecer duas funções adicionais.

Na área de Cosméticos / Artigos de Banho, as vendas aumentaram em 9,6% para 704 milhões de euros. O crescimento orgânico altamente encorajador das vendas de 6,4%, que foi significativamente acima do crescimento de mercado e a integração de sucesso das marcas de desodorante adquiridas da Gillette contribuíram para este resultado. Os negócios apresentaram um desempenho particularmente bom na Europa Oriental, América do Norte e América Latina. O lucro operacional melhorou em 11,1% para 82 milhões de euros. Após o ajuste para o câmbio internacional, a taxa de aumento foi ainda maior em 14,6%. Os negócios de cosmética capilar apresentaram forte crescimento contínuo. A empresa foi capaz, mais uma vez, de expandir suas posições de Mercado em todos os três segmentos – coloração, tratamento e finalização. A tendência positiva também continuou nos negócios de cuidados com o corpo, sustentada especialmente pelas duas maiores marcas Fa e Dial melhorando de forma similar suas posições no mercado através do lançamento de diversas inovações de sucesso. Os negócios de cuidados com a pele se beneficiaram dos resultados atingidos com o inovador antienvelhecimento 1000 Microliftings na série Diadermine Lift+. Nos negócios de cuidados bucais, o foco foi no relançamento internacional do Theramed 2-in-1. Os negócios de salões de cabeleireiros apresentaram um bom desempenho e ganharam uma parcela adicional do mercado.

As vendas da unidade de Adesivos para Consumidores finais, uso Profissional e de Construção novamente apresentaram um crescimento substancial em comparação com o ano anterior, aumentando em 11% para 497 milhões de euros. Isto foi devido primeiramente a uma taxa de crescimento orgânico muito forte de 12,3%. Ocorreu um desempenho favorável significativo na Europa Oriental, América Latina e África/Oriente Médio, com a Europa Ocidental também apresentando resultados altamente gratificantes. Em 52 milhões de euros, o lucro operacional atingiu um aumento desproporcional de 17,5%, aumentando ainda 21,1% após o ajuste para o câmbio internacional. As principais contribuições para este resultado foram as medidas introduzidas com êxito para melhorar a rentabilidade juntamente com as economias de escala e aumentos de preço implementados. O segmento de adesivos e fitas adesivas para o lar, escola e escritório apresentou um bom desempenho, sustentado pelo encorajador crescimento contínuo nos adesivos instantâneos. Como resultado, a Henkel foi capaz de estender ainda mais sua posição de liderança mundial neste segmento do mercado. Com taxas de expansão acima da média, os adesivos e selantes para construção, o segmento de DIY – Faça você mesmo e artesanato continuou sendo o impulsionador desta unidade de negócios. Aqui, a maior contribuição foi oferecida pelos adesivos de construção, as vendas foram impulsionadas pelo clima mais favorável promovendo fortes níveis de atividade de construção.

A unidade de Tecnologias em Adesivos, Selantes e Tratamento de Superfícies aumentaram as vendas em 909 milhões de euros, 2,4% acima dos números para o trimestre do ano anterior. Aqui, a razão deve ser atribuída na redução dos ativos no ano anterior dos negócios de selantes de vidro isolante e produtos químicos de união de borracha e metal. O crescimento orgânico apresentou 7,5%. Novamente, as regiões de crescimento da Europa Oriental e Ásia-Pacífico apresentaram a expansão acima da média caracterizada por taxas de crescimento com porcentagens de dois dígitos. O lucro operacional aumentou em 7,8% para 97 milhões de euros. Após ajustar para o câmbio internacional, o aumento foi de 13,6%, atingida a partir de um crescimento orgânico muito bom, gerenciamento de custo preciso e aumentos de preço devido a maiores custos de matéria-prima. No mercado de transportes, os negócios com a indústria de aeronaves geraram crescimento acima da média. Aqui, o aumento no uso de materiais compostos no lugar do alumínio apresentou um efeito positivo. Os negócios com a indústria automotiva, por outro lado, foram lentos, especialmente na Europa e América do Norte. As atividades envolvendo a indústria do aço passaram por um aumento substancial graças à gama de produtos de tratamento de superfície. Dentro do segmento de mercado de eletrônicos, a Henkel continuou a se beneficiar da tendência de uso dos componentes sem solda. Os negócios com fabricantes de produtos de embalagem para bens de consumo continuaram com um bom desempenho com uma força de crescimento proveniente dos adesivos de laminação da marca Liofol com seu conteúdo reduzido de solvente e comportamento de secagem melhorado. No mercado de bens duráveis, a Henkel foi capaz de aumentar a taxa de expansão em relação aos seus principais grupos de produtos de poliuretano e poliamida com as marcas Purmelt e Macromelt. No segmento de manutenção industrial, consertos e revisão, a gama de produtos para autopeças apresentou um desempenho particularmente bom. Além disso, a Henkel fortaleceu seus negócios através do relançamento dos adesivos instantâneos Loctite.

Desempenho Regional - A análise regional demonstra que a Europa / África / Oriente Médio apresentaram um forte crescimento nas vendas de 10,9% onde todas as unidades de negócios contribuíram. Na Europa Oriental, as vendas novamente sofreram um aumento com porcentagem de dois dígitos com melhorias encorajadoras nas vendas também sendo registradas na Europa Ocidental e na Alemanha. No total, a parcela de vendas pela qual esta região foi responsável aumentou para 65%. Devido aos efeitos do câmbio internacional, as vendas na região da América do Note caíram em 4,7%, enquanto aumentou em 4,1% após ajuste para o câmbio internacional. Com as vendas em 652 milhões de euros, a proporção de vendas pela qual esta região foi responsável representou 20%. A região da América Latina apresentou um aumento nas vendas de 5,1 por cento para 164 milhões de euros, um aumento de 15,3% após o ajuste para o câmbio internacional. As unidades de Cosméticos e Adesivos para Consumidor final, uso profissional e de construção atingiram um crescimento com porcentagem de dois dígitos nas vendas nesta região. A parcela geral das vendas permaneceu em 5%. O desempenho comercial na região Ásia-Pacífico também foi encorajador. As vendas aumentaram em 4,1% para 247 milhões de euros. O aumento após o ajuste para o câmbio internacional foi de

10,2 %. Altos níveis de força de crescimento foram novamente apresentados aqui, especialmente pela pelos setores comerciais da Henkel Technologies e Adesivos Consumidor final, uso profissional e de Construção. A parcela de vendas pela qual esta região foi responsável permaneceu em 8%.

Participação Principal - Ecolab Inc., St. Paul, Minnesota, EUA, na qual a Henkel possui uma participação de 29%, relatou vendas de 1.2 bilhões de dólares norte-americanos no primeiro trimestre de 2007, um aumento de 12% em relação ao ano anterior. Os ganhos líquidos para o trimestre aumentaram em 14,9% para 89,5 milhões de dólares norte-americanos. O valor de mercado desta participação em 31 de março de 2007 totalizou cerca de 2,3 bilhões de euros.

Perspectiva - A Henkel mais uma vez planeja crescer mais rápido do que seus mercados: A Henkel espera atingir um crescimento orgânico das vendas (isto é, após ajuste para o câmbio internacional e aquisições / desinvestimentos) por volta de uma variação de 3 a 4% em 2007.

A Henkel espera um aumento no lucro operacional (EBIT) – ajustado para o câmbio internacional – excedendo o crescimento orgânico das vendas. A Henkel também espera um aumento nos ganhos por ação preferencial (EPS) excedendo o crescimento orgânico das vendas.

Perfil da Henkel: A Henkel é líder em marcas e tecnologias que tornam a vida das pessoas mais fácil, melhor e mais bonita. A Henkel, uma das 500 companhias listadas na Fortune Global, opera em três áreas estratégicas de negócio – Higiene Doméstica, Cuidados Pessoais, Adesivos, Selantes e Tratamento de Superfícies. No ano fiscal de 2006, o grupo Henkel gerou 12.74 bilhões de euros em vendas. Mais de 52 mil colaboradores trabalham no grupo Henkel em todo o mundo. Pessoas em aproximadamente 125 países confiam nas marcas e nas tecnologias da Henkel.

No Brasil há mais de 50 anos, a Henkel opera nos segmentos de Cosmética Capilar Schwarzkopf Professional e Tecnologias em Adesivos, Selantes e Tratamento de Superfícies, com marcas consagradas como Loctite Super Bonder®, Pritt e Tenaz. Em 2006, a Henkel obteve localmente faturamento de aproximadamente 168 milhões de euros. | www.henkel.com.br

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