Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/11/2009 - 12:17

“Antiteses”: novo espetáculo da companhia de arte flamenca

Em curta temporada no Teatro SESI, grupo apresenta repertório autoral de música e dança, mesclando aspectos da cultura brasileira com o flamenco.

Simplicidade e exagero. Suavidade e agressividade. Amor e ódio. Vida e morte. Sensações e situações aparentemente opostas se aproximam através da música e da dança no espetáculo “Antíteses”, da Companhia de Arte Flamenca. Sob direção geral da bailarina Tatiana Bittencourt e musical de Fábio Nin e Luciano Camara, a temporada será de 20 a 29 de novembro, no Teatro SESI, no Rio de Janeiro.

No palco, os músicos Luciano Camara (guitarra flamenca), Fábio Nin (guitarra flamenca), Georgia Camara (percussão), Letícia Malvares (flauta) e Ana Bayer (voz) apresentarão repertório autoral que reúne a riqueza harmônica da música brasileira à força rítmica e melódica do flamenco. Os giros e passos ficam a cargo das bailarinas Andressa Abrantes, Laura Laguna e Tatiana Bittencourt, que também assinam a coreografia. Entre os convidados especiais estão os dançarinos Fabiana Caiafa, Francine Cerbino e Rodrigo Garcia e a percussionista Samantha Rennó.

A proposta da companhia é apresentar o flamenco sob uma ótica brasileira, reconstruindo o material rítmico, harmônico ou melódico. Desta forma, o repertório é formado pela fusão das duas culturas, através de combinações diversas. Segundo Luciano Camara, essa união acontece “pela harmonização ‘abrasileirada’ de uma melodia tradicionalmente flamenca; pela reestruturação rítmica de uma música para as divisões dos compassos flamencos; pela interpretação ou pelo modo de tocar diferentes trechos de um mesmo tema, entre outras”.

A linguagem primordial da companhia é o flamenco, contudo no espetáculo também estão presentes estilos tipicamente brasileiros – como o choro e o samba – que fazem parte da trajetória musical do grupo e dos movimentos das bailarinas. “Neste espetáculo, fazemos citações de outras danças, como o maracatu, o coco e a dança contemporânea”, explica Tatiana Bittencourt. “Uma aproximação que já foi feita em outras formas de arte, como na poesia, mais especificamente na obra de João Cabral de Melo Neto”, completa Luciano. O repertório de composições autorais revelará algumas surpresas. “As pessoas reconhecerão sonoridades que fazem parte do ‘inconsciente coletivo musical’, mas que estarão com uma nova roupagem. A identificação dessas partes será um momento de interação a mais com a plateia e será divertido pra todos”, garante o músico.

A concepção do espetáculo é baseada no conceito das antíteses. Em “Siguiriya”, o grupo apresenta o dilema de ficar e partir, portanto, a pesquisa baseou-se em movimentos que traduzem esta sensação. Em “Soleá”, a antítese está presente na iluminação, ou seja, na maneira como a luz dialoga com os passos das dançarinas. “Cada número tem a sua própria antítese”, explica Tatiana Bittencourt. Da mesma forma, as composições e os arranjos revelam e ressaltam as oposições, que são partes indissociáveis do flamenco, de acordo com Luciano Camara “os diferentes timbres, trechos virtuosísticos ou outros mais suaves são detalhes que produzem resultados sonoros mais pesados, densos ou etéreos. Com isso destacamos a alegria e a tristeza, o forte e o fraco, o som e o silêncio, contribuindo para ampliar a gama de emoções do espetáculo."

Perfil da Companhia - A Companhia de Arte Flamenca nasceu com a proposta de trabalhar o flamenco sob uma ótica contemporânea, não folclórica, desenvolvida ao longo de vários anos de atuação e pesquisa em trabalhos anteriores e, principalmente, sem ignorar as raízes de todos os seus integrantes, o Brasil. A contemporaneidade se reforça com a criação musical e coreográfica a partir de material temático próprio, reprocessado com a estética flamenca.

O flamenco é praticado atualmente em todos os continentes e pelos mais variados grupos sociais e, assim como outras formas de expressão, aos poucos, vem se modificando e tornando-se independente de seu local de origem, neste caso a Espanha.

. Bailarinas: Andressa Abrantes, Laura Laguna e Tatiana Bittencourt | Músicos: Luciano Camara (guitarra flamenca), Fábio Nin (guitarra flamenca), Georgia Camara (percussão), Letícia Malvares (flauta) e Ana Bayer (voz) |Direção Geral: Tatiana Bittencourt | Direção musical: Fabio Nin e Luciano Camara \ Coreografia: Andressa Abrantes, Laura Laguna e Tatiana Bittencou | Artistas convidados: os dançarinos Fabiana Caiafa, Francine Cerbino e Rodrigo Garcia e a percussionista Samantha Rennó. | Luz: Allan Imianowszky | Som: Hugo Kioske | Figurinos: Renata Pingarilho | Produção: Francine Cerbino, Letícia Malvares, Laura Laguna e Tatiana Bittencourt | Arte: Luiza Medeiros.

Antíteses.: Cia de Arte Flamenca, estreia em 20 de novembro, até 29 de novembro, de quinta a domingo, às 19h30, no Teatro SESI - Rua Graça Aranha 1 – Centro. Tel.: (21) 2546-4163. Capacidade: 350 lugares | Classificação etária: livre | Duração: 80 minutos. Ingressos: R$25 (inteira)/ R$12,50 (meia).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira