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20/11/2009 - 09:54

Motel investe em excelência dos serviços de hotelaria

Savana Motel investe em treinamento de colaboradores e padronização das operações em busca da excelência.

Se o número de estrelas que um hotel ostenta faz referência ao nível de qualidade e conforto oferecidos aos hóspedes, o Savana Motel pode ser considerado cinco estrelas. Recentemente, o motel investiu em treinamento de colaboradores e padronização dos principais processos do seu negócio, em busca da excelência na área de hotelaria, pois identificou que o público que frequenta o local está cada vez mais exigente, e também procura o estabelecimento para hospedar-se ou para usufruir das variedades gastronômicas.

O treinamento envolveu todos os setores do negócio, desde recepção, governança, limpeza até a cozinha. Segundo Edna Aparecida Miranda, coordenadora do Curso Técnico em Hotelaria do Senac Ribeirão Preto e consultora do Savana, o principal objetivo de se padronizar processos é tornar as atividades mais profissionais, ágeis e homogêneas. Assim, o cliente será atendido da mesma forma, em qualquer momento que estiver no motel. “O funcionário da manhã executa suas tarefas da mesma forma que os colaboradores da tarde e da noite, isso é qualidade total de serviços”, completa.

A camareira Sirlei de Souza Farias aprovou o curso. Há 18 anos desempenhando a mesma função no Savana, ela conta que sempre zelou pela boa limpeza das suítes, e por isso se dedicava muito tempo em cada uma delas. Após participar do treinamento, aprendeu outras formas que otimizam tempo e recursos naturais. “Antes do curso eu demorava três horas e meia em cada quarto. Depois que aprendi as novas técnicas percebi que poderia ser mais eficiente, e meu trabalho, muito menos cansativo. Hoje, realizo a limpeza com a mesma qualidade na metade do tempo, e ainda economizo água”, diz.

Após a implantação das técnicas ensinadas pela consultora, a equipe do Savana já percebeu o retorno positivo. Em uma pesquisa de satisfação realizada com clientes, na qual são oferecidas as opções ruim, regular, bom e ótimo para o item “qualidade no atendimento”, os clientes têm preenchido ótimo em 100% dos casos. Ainda para Edna, esta é a primeira vez que um motel a procura para desenvolver este tipo de trabalho, comumente realizado em hotéis de alto padrão. “Atualmente, os serviços de hospitalidade, atendimento e gastronomia do Savana comparam-se aos de hotéis cinco estrelas”, afirma a consultora.

Para Rafael Pacca, proprietário do Savana e do Village Motel, é preciso aproveitar o bom momento para a área de hotelaria em Ribeirão Preto, investindo em qualidade de infraestrutura e atendimento. “Procuramos nos diferenciar, inovar constantemente e ampliar nosso leque de atuação, pois a cidade atrai muitos turistas de negócios e a rede hoteleira já não comporta todos os visitantes”, afirma.

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